quinta-feira, 31 de março de 2016

Hora de Fecho: Baixa de Lisboa. Que lojas fecham em cada rua?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
LISBOA 
Despejos, atualização de rendas, crise económica. Os motivos que levam os comerciantes da Baixa de Lisboa a fechar portas nunca variam muito. O Observador traça um panorama para os próximos tempos.
PAÍS 
O Tribunal da Relação de Lisboa adiou duas semanas decisão sobre a juíza Joana Antunes Ferrer do processo em que Bárbara Guimarães acusa Manuel Maria Carrilho de violência doméstica.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
Inspetor Paulo Silva ainda não tem data definida para entregar o relatório final da sua investigação. A seis meses do prazo definido por Amadeu Guerra nenhum segmento da investigação está concluído.
ARQUITETURA 
Era uma das figuras mais importante da arquitetura contemporânea. Britânica, nascida no Iraque, morreu esta quinta feira em Miami.
TURQUIA 
Uma explosão abalou esta tarde um terminal de autocarros na cidade de Diyarbakir, ferindo mais de uma dezenas de pessoas. O alvo, ao que tudo indica, era um autocarro com polícias no interior.
DÍVIDA PÚBLICA 
Organismo de estatística da União Europeia, Eurostat, defende que o passivo do Banif em liquidação deve entrar na dívida pública, ao contrário de posição do Banco de Portugal.
PARLAMENTO 
Com PS e BE a votarem a favor e o PSD e CDS a votarem contra, o voto que condena a prisão dos 17 ativistas angolanos ficam a faltar três votos. PCP é decisivo, mas Verdes e PAN também podem vir a ser.
JERÓNIMO DE SOUSA 
Jerónimo de Sousa recusa juntar os quatro partidos para negociarem posições conjuntas. O secretário-geral do PCP, em entrevista ao Avante!, aponta falhas ao PS, mas diz que tem havido "respeito".
NAÇÕES UNIDAS 
Membros chave do Conselho de Segurança, o apoio da CPLP e ainda os países que recebem mais refugiados podem ajudar o antigo primeiro-ministro a chegar ao topo da ONU. Mas será suficiente?
PEUGEOT-CITRÖEN 
Estala a polémica em França. O gestor português duplicou o ordenado em 2015, ao serviço da PSA Peugeot Citroën – empresa que foi resgatada pelo Estado. Ministro das Finanças lança duras críticas.
CIÊNCIA 
Equipa de investigadores descobriu expressão que aparenta ser universalmente percebida: 'a cara de não'. A negação é uma expressão fácil de compreender e analisar, afirmam os especialistas.
Opinião

Paulo Tunhas
O jogador de xadrez deve pensar que o adversário visa a sua destruição no tabuleiro. Uma das glórias maiores de Maquiavel foi precisamente ter levado esse tipo de pensamento às últimas consequências.

António Pimenta de Brito
Boa sorte. Quero dizer, boa desgraça. No próximo episódio desenvolveremos o seguinte tema: como lidar com as dívidas depois do divórcio, as depressões dos filhos e a partilha dos fins de semana.

Paulo Trigo Pereira
Para onde vamos enquanto país? Esta a questão essencial para a qual não tenho resposta, mas a Comissão Europeia tem. O problema é que é apenas uma resposta parcial, logo insatisfatória.

Maria João Marques
Liberdade é assim: os opositores políticos do Bloco podem ser insultados, mas, se as meninas frágeis do BE são gozadas, há que usar meios governamentais e judiciais para punir quem teve a ousadia.

Luís Aguiar-Conraria
Sabemos quem mais lucrou com o BANIF não ter chegado a 2016: os detentores de depósitos superiores a 100.000€ e de obrigações seniores. Conseguirão o PCP e BE na Comissão de Inquérito explicar porquê?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário