domingo, 27 de março de 2016

Quer ajudar a Larinha?


by Mira Online
Ana Miranda e Nelson Vida formam um casal muito simpático. E, completando esta família simples e bem-disposta, está a Larinha, uma criança amorosa que muito tem dado o que falar nos últimos tempos, na Praia de Mira e por toda a região.
A Larina sofre de uma doença chamada leucomalacia periventricular, doença esta que acontece na massa branca do cérebro, e que foi descoberta por volta dos 6 meses de vida.
De lá para cá muito mudou a vida desta família, como bem se pode imaginar! Ana diz à reportagem que talvez fosse melhor ficar a saber da doença de uma só vez”Pelo contrário, foram informados aos poucos”, tendo acreditado nos primeiros tempos, de que tratava de epilepsia. Mas, não era…
A Larinha, que está prestes a fazer quatro anos de vida (nasceu a 19 de Abril), nos primeiros tempos “deixava que lhe fizessem tudo”, mas hoje, com uma personalidade mais bem formada em si, “não tem a mesma vontade a fazer fisioterapia”ao contrário da terapia ocupacional e da fala, que faz e adora fazer. Mas, os pais sabem que o tratamento corre contra o tempo pois, segundo os médicos, “a partir dos seis anos é tudo muito mais lento”. Hoje ela é capaz de falar pequenas frases tais como pedir água, comida ou para ir a casa de banho, o que é um enorme progresso comemorado a cada instante pelos pais e restante família que não medem esforços para que a Larinha se sinta o mais confortável possível e tenha um crescimento saudável dentro das suas limitações naturais devido à doença.
E por falar nisto, os pais têm feito contas e convivido com gastos cada vez mais altos aos quais precisam fazer face constantemente devido ao tratamento que a Larinha tem feito em Espinho e que serão seis no total, cada um acontecendo de 3 em 3 meses. Por mês, Ana e Nelson gastam uma média de 1.000 euros com fisioterapias e deslocações para Espinho, tendo que incluir ainda, gastos com medicamentos e os do dia-a-dia de uma família. Não é fácil, como pode-se bem perceber, mas a solidariedade não tem faltado, como é apanágio da população da Praia de Mira desde a primeira hora, e do Concelho de Mira e, pro fim, de uma vasta região que se associa constantemente a esta causa!
Primeiro veio a ideia das tampinhas que, curiosamente, nasceu de “uma conversa de café”, como conta a Ana Miranda: numa conversa informal, a proprietária do café Brisa do Mar disponibilizou o armazém que possui para que ali fossem guardadas as ofertas, e em tão boa hora o fez!
Ao todo, até ao momento, Ana e Nelson já conseguiram 8 toneladas entre tampinhas e caricas que vão para uma empresa de reciclagem de Beja, cujo transporte foi pago pela Câmara Municipal de Mira e que teve a colaboração de cerca de 20 pessoas somente para que o primeiro camião ficasse completo. Neste momento estão a ser aceites as doações para que o segundo camião seja uma realidade.
Mas, falar da Larinha, do trajeto até agora percorrido e não falar de José Cid seria algo inadmissível. Este grande artista e enorme ser humano esteve em Mira para dar um espetáculo em prol desta causa. Num show onde mostrou todo o seu talento, José Cid ajudou a causa, com uma bilheteira que rondou os 3.000 euros, o que veio a acrescer os 4.530 euros que havia rendido um jantar, uma semana antes, organizado pela Junta de Freguesia da Praia de Mira, com a colaboração e a dedicação extrema de cerca de 400 pessoas que também não mediram esforços para que a Larinha fosse mais uma vez mimada pelos seus conterrâneos. Pena foi que, tanto no jantar como no espetáculo de José Cid, a Larinha e seus pais não puderam estar presentes devido ao facto dela estar internada, por aquela altura, no Hospital Pediátrico de Coimbra…
Por fim, Ana Miranda e Nelson Vida agradeceram, mais uma vez, todo o apoio que têm recebido de toda as pessoas que apoiam a Larinha desde a primeira hora, de todas as formas, procurando criar sempre novas formas de financiamentos para os tratamentos a que ela está sujeita. Está garantido um espetáculo no verão na Praia de Mira e outras atividades virão e serão comunicadas a tempo.
Ficam, aqui, os locais onde podem ser entregues as tampinhas e as caricas: Bombeiros Voluntários de Mira, Junta de Freguesia da Praia de Mira, Posto Médico da Praia de Mira, Café Brisa do Mar, Eurocompras da Praia de Mira e Cruz Vermelha Portuguesa.
Se, por ventura, quiser associar-se a esta causa, pode fazê-lo, também através de transferência bancária para a seguinte conta:
IBAN:    PT50 0045 3212 4027 7357 9545 5
BIC / SWIFF: CCCMPTPL
LARA MIRANDA VIDA
Mira Online | Março 20, 2016 às 8:42 pm | Categorias: Repórter Online | URL: http://wp.me/p5tucu-cHq

Nenhum comentário:

Postar um comentário