quarta-feira, 3 de agosto de 2016

360º - A história da Turquia (parte II), uma cigana que fugiu para não andar de luto toda a vida e quanto vale mesmo o sol no IMI?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Outro juiz (nesta caso uma juíza) na berlinda por causa da polémica dos colégios privados com contrato de associação. Eliana Pinto, a juíza do Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria que indeferiu uma providência cautelar contra o Ministério da Educação, fez parte de Governos do PS e chegou mesmo a ser assessora jurídica do subsecretário de Estado da Administração Interna, entre 2005 e 2008, quando António Costa era ministro naquela pasta. Os colégios acusam-na de parcialidade.

Ontem tinha sido o contrário. O Ministério da Educação tinha deduzido um " incidente de suspeição” contra o juiz que deu razão a duas destas escolas nas providências cautelares contra o Estado. Tiago Lopes Miranda era acusado de já ter intentado uma ação semelhante às que julgou e de estar a decidir em causa própria por ter uma filha num dos colégios apoiados. Mas foi ilibado de qualquer parcialidade, foi mantido no processo, e negou ter filhos em qualquer das escolas sobre as quais se pronunciou.

Costa devolveu a Marcelo o cheque da viagem de Falcon ao Euro. O Presidente quis pagar do próprio bolso depois de se ter instalado a polémica por ter usado um avião da Força Aérea para ir ver um jogo da seleção e mandou mesmo um cheque. Mas o Governo não aceitou. A história está hoje no CM.

É mais fácil despedir depois da troika. A conclusão é de um estudo patrocinado pelo Banco Central Europeu sobre o impacto das reformas laborais no período 2010-2013 noticiado pelo DN.

E vai ficar mais difícil alugar casas a turistas. O Governo quer mudar as regras e fazer com que os proprietários guardem uma quota para colocar no mercado da habitação local, escreve o Negócios.
Todos contra Trump. Hollande, o presidente francês, considerou os excessos do candidato republicano à Casa Brancarepugnantes. Obama, o ainda presidente dos EUA, num ataque feroz, pôs em causa as suas qualificações para o cargo. E até o Kremlin negou que Putin tenha tido qualquer contacto com o milionário.

A Coreia do Norte lançou mais um míssil balístico. Os EUA já condenaram e consideraram uma provocação.


Informação relevante
É o tema do momento: as casas com vista privilegiada e mais sol vão pagar mais IMI. As que tenham janelas para cemitérios ou ETAR's vêem a conta baixar. Mas que alterações foram feitas neste imposto? Quanto é que a taxa pode mesmo subir ou descer? Como saber se se vai ou não pagar mais? E politicamente, que peso tem esta medida do Governo? Um Explicador com dez perguntas e outras tantas respostas para tirar as dúvidas que é possível tirar. Pela Ana Suspiro.

Politicamente, este aumento (ou alteração, conforme a versão) do IMI vai assim: o PSD e o CDS querem discutir o assunto no Parlamento e os centristas falam mesmo em "aumento de impostos mal disfarçado"; o PCP acusa os sociais democratas de "gincana política", enquanto o Bloco diz que não foi ouvido; oPS evoca "mais justiça fiscal" e diz tratar-se de "uma tempestade num dedal". É sobre este tema que escreve Maria João Marques.

Uma discussão que está de volta: o futuro da ADSE. A Comissão de reforma do modelo do subsistema de saúde da Função Pública recomenda que se torne uma “pessoa coletiva de direito privado”, com independência financeira, fiscalizada pelo Estado. Ou seja, a privatização.

Bolas de Berlim, massagens na praia e outros negócios de verão no Algarve estão sob a mira do Fisco até final do mês. A operação chama-se apropriadamente “Ação Pé na Areia”, é promovida pela Autoridade Tributária e Aduaneira em conjunto com a Polícia Marítima e anda à procura de quem não passe facturas.

O suspeito inglês de ter morto uma criança em 1994 foi preso em Lisboa e vai ser extraditado. O homicídio terá acontecido quando tinha 13 anos e o menino seis. Apesar de não poder sair de Inglaterra, viajou para Portugal e publicava fotos nas redes sociais.

Os argelinos que no sábado à noite invadiram a pista do aeroporto de Lisboa vão pedir asilo. A sua advogada diz que estavam desesperados, que não têm onde ficar, nem o que comer, e até se cortaram com lâminas para não voltar à Argélia.

No Brasil, a Operação Lava Jato entrou na sua 33ª (não é engano) fase. Um dos focos centrais da investigação é agora a reeleição de Lula da Silva e se, durante o processo, houve pagamento de subornos.

Em Espanha, Mariano Rajoy ameaça com terceiras eleições. O líder do PP, vencedor das últimas duas votações,reagiu mal à recusa do PSOE para uma grande coligação que permitisse (finalmente) a formação de governo. Hoje volta a falar com o Rei.

O Papa Francisco já criou uma comissão que vai avaliar o papel das mulheres na história da Igreja Católica. Dão-se pequenos passos no Vaticano...
 
Os nossos Especiais
(ou as melhores leituras para as férias)
O segundo (e último) capítulo da história da Turquia. Onde José Carlos Fernandes desfia os episódios de um país que foi o terror do mundo e se tornou o doente da Europa.

Uma outra história: a de uma cigana que fugiu das tradições. Depois de o marido morrer, não quis andar um ano com a mesma roupa preta e pesada sem a poder lavar, vestir de luto a vida inteira ou rapar o cabelo. Foi-se embora, apaixonou-se, engravidou de gémeos, mas ficou sem os outros seis filhos. E não é bem aceite na nova família, por causa do passado. A vida de Laura, contada pela Sónia Simões.

É já sábado: a ponte 25 de Abril torna-se cinquentona.Um sonho que demorou quase um século a concretizar-se e a quem Salazar deu nome, mas desconfiou dos custos. Estas sãoimagens raras da construção e da inauguração há 50 anos.

(estes e outros artigos para as férias estão selecionados e agrupados neste Especiais para Ler no Verão)


Notícias surpreendentes
Está calor e não consegue adormecer?  Estas cinco dicas vão ajudar (e muito) as noites do seu verão.

Outra sugestão, sempre útil e apaixonante: ler um bom livro. Tem muitas e boas opções: ora veja.

Nenhum deles é o manuscrito Voynich, o livro mais secreto de sempre. São 170 mil caracteres completamente desconhecidos e 113 desenhos de plantas que ninguém consegue identificar. Falta saber se é realmente uma mensagem em código ou se não passa de um embuste.

E para restaurar a fé na Humanidade, nada melhor que verestas 27 fotos de pequenos gestos que são grandes exemplos. Como o de um homem que lê para o colega analfabeto, uma menina solidária para com o professor homossexual ou o rapaz que joga com o amigo doente separados por um vidro.

Agora um desafio. De verão, claro está. Que tal partilhar connosco as fotos antigas de férias que estão nos álbuns históricos da família e têm muito que contar? Humberto Brito foi ao baú buscar imagens de 1954, quando aprendeu a nadar na praia da Rocha. Faça como ele. Nós publicaremos as melhores.

Como vê, tem vários motivos para continuar a clicar continuamente no Observador. Cá estaremos para o manter informado e para tornar o seu verão ainda melhor.


Tenha mais um dia feliz e produtivo (veja que até os vulcões do Hawai sorriem)

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário