sexta-feira, 16 de setembro de 2016

360º - Sócrates: a entrevista em que até ataca Marcelo e a notícia da confissão de subornos. E, afinal, havia mais impostos do que Centeno admitiu?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Hat trick de José Sócrates na manhã noticiosa.
  1. O Correio da Manhã traz novas revelações sobre a investigação do caso que, a confirmarem-se são graves. O jornal cita o último volume do processo (o 75º) dando conta de que o presidente do grupo Lena terá confessado subornos ao ex-primeiro-ministro: "O apoio fazia-se através de José Sócrates e eram realizados pagamentos para este último", terá dito Joaquim Paulo da Conceição
  2. Já o Público pega no depoimento do empresário Hélder Bataglia, noticiando que este terá dito que emprestou 7 milhões de euros a um primo de José Sócrates. Deste montante, o Ministério Público acredita que 5,5 milhões acabaram nas contas de Carlos Santos Silva, o empresário amigo do ex-primeiro-ministro, que o MP diz ser o seu testa de ferro.
  3. José Sócrates defende-se com vários ataques em entrevista à TSF. Acusa o juiz Carlos Alexandre de ter feito uma insinuação "covarde e torpe" e diz que Marcelo foi parcial."Ao visitar o DCIAP “a uma semana daquilo que já estava mesmo a ver-se que era mais um adiamento, Marcelo fez um sinal político, que não me escapou, de que está do lado de uma instituição contra o indivíduo.

De ontem à noite vinha a notícia de que o Conselho Superior de Magistratura adiou a análise à entrevista do juiz Carlos Alexandre. Vão aguardar pela decisão do tribunal da Relação ao pedido de recusa de juiz interposto pela defesa de José Sócrates, para que as duas posições não sejam confundias pela opinião pública.

17 militares desistiram do curso de ComandosUm oficial, quatro sargentos e 12 praças já não compareceram no curso que foi retomado ontem, uma semana depois do incidente que levou à morte de dois militares. 

O Sp. Braga empatou em casa na estreia da Liga Europa. Frente aos belgas do Gent, os bracarenses não foram além do 1-1 e mantiveram a má sina das equipas portuguesas na primeira jornada das competições europeias. Segunda-feira, para o campeonato, recebem um Benfica ainda mais desfalcado: Samaris juntou-se ao plantel de nove lesionados. 

Nos EUA, mais uma acusação contra a polícia depois damorte de um rapaz de 13 anos armado com uma pistola de brincar.



Informação relevante

Surpresa, vão subir os impostos! Os indiretos, como Mário Centeno confirmou no Parlamento sem dizer quais (álcool, gasóleo, tabaco...), e os diretos, que o ministro (nem ninguém) quis admitir. É caso para dizer, afinal havia outro. Ou outros. E haverá mais?

O que se sabe para já sobre os novos impostos. O Bloco de Esquerda e o PS negociaram um imposto imobiliário, para aplicar a quem tem casas superiores a meio milhão de eurosPor outro lado, para não lhes ficar atrás, soube-se depois que o PCP também está a discutir com os socialistas um outro imposto, este mobiliário, que incidirá sobre ações, participações de capital em empresas e títulos financeiros.

Esta manhã, o Jornal de Negócios diz que o imposto sobre fortunas será para já adiado. Já o Público noticia que as casas para arrendar escaparão ao novo imposto imobiliário.

Os novos impostos marcaram, naturalmente, a atualidade política. O Bloco, que lhes chama taxa e não imposto, puxa pelo argumento de que toda a classe média ficará a salvo. Mas a direita não está convencida -- o PSD criticou aquilo a que chamou um padrão de aumentos e o CDS falou na continuidade de um grande "assalto fiscal". Mais longe ainda foram os proprietários, que usaram as palavras "garrote fiscal", até porque se teme que uma das medidas trave a retoma no investimento imobiliário. No fim do dia, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais teve necessidade de lembrar que o novo imposto imobiliário estava inscrito no programa do Governo.

Pelo meio, a lavagem de roupa suja chegou ao Parlamento. O início da sessão legislativa ficar marcada por uma acesa discussão ideológica: a esquerda uniu-se para criticar o "saque fiscal" do anterior Governo; o PSD e o CDS contestaram com os novos impostos deste executivo. O sound bite da tarde foi para o centrista João Almeida, que considerou o Bloco de Esquerda "a lavandaria da porcaria que o Governo faz”. Eis oresumo de uma tarde agitada, pelo Vítor Matos.
Os novos impostos e o quanto eles podem pesar para a classe media é o tema sobre o qual escreve Rui Ramos.

Mas a tarde de ontem teve outras palavras fortes. Muito fortes. Vieram de Teodora Cardoso após ser conhecido o último relatório do Conselho de Finanças Públicas. As previsões são más -- o défice derrapa sem novas medidas, a economia cresce menos --, mas as críticas à estratégia do Governo são ainda piores. A coisa mais simpática que a presidente do CFP diz é que mudar os impostos a cada seis meses tira a confiança aos investidores. O resto é bem mais duro, como pode ver neste vídeo.

Já Maria Luís Albuquerque afirmou que só a taxa de juro portuguesa subiu na zona euro. Mas será mesmo assim? A resposta está neste fact check. A ex-ministra das Finanças voltou ainda a insistir que o ajustamento do anterior Governo foi feito mais pelo lado da despesa do que dos impostos. Verdade ou mentira? Neste outro fact check perceberá que os números não são lineares.

No Brasil, Lula da Silva respondeu ontem ao facto de ter sido acusado no caso Lava Jato. O ex-presidente brasileiro emocionou-se e fez uma promessa: "Provem uma corrupção minha que irei a pé até Curitiba para ser preso". Pormenor: a promessa envolve mais de mil quilómetros.

Nos EUA, Hillary voltou à campanha depois da pneumonia. Após ter recuperado a saúde, a candidata democrata precisa agora recuperar nas sondagens. Na última, está empatada com Trump. O republicano ganhou aliás um sósia:agora é o seu filho que faz declarações polémicas



Os nossos Especiais

Marinho Peres é o segundo entrevistado de Rui Miguel Tavares em 'Questões do Forno Interno'. O 'garoto', a sua expressão favorita, foi terceiro classificado em Portugal com o Sporting, o Belenenses e o V. Guimarães. E a conversa foi, claro, um desfiar de memórias. Como esta: "Fiiiigo. Sabe uma coisa, garoto? Quando cheguei lá, ele até era meio gordinho. Não gordo nem goooordo. Só um pouco acima da média".

Outra entrevista: António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, acha que o MP não pode ser avaliado por um processo e defende o juiz Carlos Alexandre. Na conversa com o Luís Rosa, considera ainda normal o atraso na investigação ao caso Sócrates.
 

Notícias surpreendentes

Foi há 100 anos que foi usado pela primeira vez um tanque de guerraEra o Mark I, britânico, e foi testado na batalha do Somme, no norte de França, em plena I Guerra Mundial. Até aos dias de hoje, muito mudou. Ora veja como neste trabalho do João Francisco Gomes.

Do passado para o presente, volto ao iPhone. Se já atualizou o sistema talvez tenha se tenha deparado com aquela mensagem irritante de memória insuficiente. Uma ajuda: 6 truques para ganhar espaço (e sem apagar fotos)

A revista Forbes revelou quem são as 15 atrizes mais bem pagas da TV. Dica: a primeira ganha quase o dobro da segunda. E, sim, fala com sotaque

E se estamos a falar de atores, eles têm alguns tesourinhos deprimentes bem guardados. Ora veja Naomi Watts numa publicidade à Tampax, Brad Pitt viciado em Pringles ou Keanu Reeves a devorar Corn Flakes. E não são os únicos.

Ainda no cinema, que apesar de ser ficção mostra tantas vezes a realidade nua e crua. Como a ambição de "Showgirls", o amor em "Revolutionary Road" ou a desilusão em "Batman". Eis 25 citações de filmes que explicam a vida em poucas palavras.

A noite de Lisboa foi marcada pela Vogue Fashion's Night Out. Houve compras, bons descontos, e sobretudo muito estilo. Espreite os melhores looks.

No Observador temos espaço para toda a informação: a atualidade noticiosa, a análise dos grandes temas, os fact checks e as últimas tendências. Vá passando por cá.

Um bom fim de semana (em que o verão está de volta com temperaturas cima dos 30 graus)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário