terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Como Obama comprometeu o seu mandato (& as últimas dos nossos impostos)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia!
Trump decidiu nomear o genro para a Casa Branca. O marido da filha Ivanka Trump será conselheiro presidencial, mas só hoje saberemos em concreto para quê. O New York Times já escreve que este será um desafio para as "leis antinepotismo" do país.
A Turquia começou a discutir o reforço dos poderes de Erdogan. Se a mudança na Constituição acontecer, o Presidente turco poderá ficar no poder até 2029.
A Irlanda do Norte entrou numa crise política - em pleno arranque do Brexit. O vice-primeiro-ministro demitiu-se em ruptura com os unionistas, por causa de um escândalo que custou milhões aos cofres estatais. As eleições podem coincidir com o lançamento das negociações de saída do Reino Unido da UE - matéria muito pouco pacífica na região.
Morreu Zygmunt Bauman, o teórico da sociedade líquida, onde a fluidez, o precário, o transitório, o permeável se tornam dominantes. O António Guerreiro escreveu sobre o sociólogo polaco e explica-nos a teoria.

As notícias do dia 

Não há muitas, porque o país ficou com a agenda suspensa face à homenagem a Soares. Mesmo assim, aqui estão as notas mais relevantes dos jornais de hoje:
O PS culpa Carlos Costa pelo impasse no Novo Banco. João Galamba assina um artigo no PÚBLICO onde diz que o problema nasceu em 2014, na resolução mal feita do banco, prosseguindo com um "bail in" que elevou os juros do país. O porta-voz socialista diz que agora é preciso nacionalizar temporariamente, para limpar o malparado do sistema - e depois atrair investidores. A nacionalização ainda é tema: o Negócios dedica-se a explicar porque pode ser um problema nas conversas com Bruxelas. E Mário Centeno já veio dizer que liquidar o banco está fora de causa.
Novidades também no BCP, mas em sentido contrário: o banco anunciou um reforço de capital para pagar o que deve ao Estado, com a Fosun a assumir 30% do capital. O desconto é superior a 30%, sendo as acções do banco já estão a corrigir em baixa (como dizem os técnicos).
Comerciantes apanhados por um outro imposto. Os pagamentos com cartões vão cair na conta de quem vende, depois de o Governo ter mudado as regras do Imposto de Selo - e depois da rede Unicre ter passado a exigir o imposto aos comerciantes. A associação de restauração questiona a legalidade disto tudo. Mas tem um plano para contornar estes pagamentos (de forma legal).
Há 26 tipos de imóveis com novas regras de IMIO imposto pode mudar para piscinas, moinhos, barragens, estádios, parques de campismo, campos de golfe, roulottes, instalações de lavagem de automóveis e até mesmo postos de abastecimento de combustíveis, conta esta manhã o DN.
Passando para a economia doméstica, anote este número: 25 mil estudantes aguardam por uma bolsa de estudo no ensino superior. Este ano há mais 3800 pedidos - e os atrasos na decisão do Estado também aumentaram.
Os agentes da Justiça querem baixar as custas judiciais. E vão propor isso ao poder político.

Soares, a última homenagem

Será o primeiro funeral com honras de Estado em democracia - nem Sá Carneiro, nem outras figuras da revolução as tiveram, como verá aqui. O adeus a Soares faz-se no lugar onde ele foi feliz, onde ele disse que o dia estivera "bonito". Faz-se rodeado de chefes de Estado de ontem e de hoje, de Filipe VI a Temer, passando por González.
O cortejo fúnebre avançará depois pela cidade, numa despedida rumo ao Cemitério dos Prazeres, um cemitério de aristocratas cheio de turistas (e já cheio de cartazes com mensagens para o fundador da democracia). Depois disto, depois do último adeus, ficará muito dele entre nós. Mesmo que falte um dos seus últimos desejos, o de reeditar o seu "Portugal Amordaçado" - como explica o Luís Miguel Queirós.
Na despedida, há mais opinião a ler - pouco consensual, como Soares preferia. Ribeiro e Castro desculpa-o pela descolonização; Renato Epifânio tenta fazer o mesmo, mas com dúvidas sobre o caso de Timor-Leste; Paulo Rangel até a sua Presidência elogia; enquanto o João Miguel Tavares lamenta não ter apanhado o melhor Soares. Falta apontar Bagão Félix, "aqui, hoje", e Álvaro Vasconcelos, este último apontando o novo combate de Soares.

Hoje acontece
  • O funeral de Mário Soares é esta tarde, tempo para uma última homenagem.
  • António Guterres faz o primeiro discurso nas Nações Unidas, num debate sobre prevenção de conflitos.
  • Uma família de refugiados sírios, oriunda de Alepo, vai ser acolhida em Baião, vinda de um centro de acolhimento na Grécia.
  • O Benfica vai a Guimarães, disputando uma presença nas meias-finais da Taça da Liga.

Outras leituras, para preencher o dia

Obama faz hoje o seu último grande discurso, de volta a Chicago, onde tudo começou para ele. A Rita Siza ouviu alguns especialistas norte-americanas, fazendo o balanço de oito anos com conquistas, mas com um grande falhanço. Já o João Ruela Ribeiro escreveu cinco capítulos de "inconseguimentos" do Presidente cessante.
A Goldman Sachs é o banco do poder. Se uma raça extraterrestre invadisse a Terra e criasse um novo sistema económico, ainda assim o novo líder com seis olhos iria contratar alguém do Goldman Sachs. E o que é que fez Trump? 
Ronaldo é o nosso caçador de troféus. O português acaba de ser eleito pela quarta vez o melhor do mundo - e já é preciso uma infografia gigante para meter todos os prémios e vitórias da sua carreira. O homem vai parar onde?, pergunta o Nuno Sousa.
O iPhone podia ter nascido com uma “caneta” para o ecrã. A Apple lançou há precisamente dez anos o dispositivo móvel que veio revolucionar o mercado e as nossas vidas. Aqui recuperamos o vídeo e a evolução. Acompanhados pelo Editorial, que se escreve com um ;) 
O filme de uma família feliz (tanto quanto possível)Bright Lights, o documentário sobre Debbie Reynolds e Carrie Fisher, é um requiem por uma Hollywood que já não existe e por uma família que lhe sobreviveu. À beira da estreia em Portugal, o Jorge Mourinha antecipa a crítica.
Hoje termino assim, com uma lista de cinco belos textos para que possa sair das homenagens a Mário Soares com outros temas para ler - e que fariam o prazer do próprio Soares, porque o conhecimento era, para ele, o melhor da vida. Conte connosco para isso. Tenha um dia produtivo e, tanto quanto possível, com um sorriso nos lábios.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário