terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Três épocas históricas, três continentes. Um romance de amor e erotismo


Durante as obras para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, são encontrados manuscritos dos séculos XV e XVII que dão o mote a este romance do angolano Jonuel Gonçalves, que se estreia em Portugal com a publicação de A Ilha de Martim VazO lançamento do livro está agendado para 17 de Janeiro, às 18h30, no El Corte Inglés, em Lisboa, com apresentação de Tomás Lima Coelho.

A Ilha de Martim Vaz é um intenso romance que une três épocas históricas e três continentes com o mesmo traço de amor e erotismo. Este é um livro que utiliza o erotismo com delicada mestria, um romance histórico que cruza cristãos e mouros do século XV, senhores e escravos do séculos XVII e amantes do nosso tempo, um livro que parece, mas não é, um livro de viagens. De Ceuta a Tomboctu, de Benguela ao Rio de Janeiro, passando pela Amazónia, por Bordéus, por Lisboa, por Luanda, pelo Sahel, ares, mares, dunas, florestas e savanas, A Ilha de Martim Vaz revela diferentes geografias e histórias muito fora da versão habitual. Aliás, tal como o casal de pesquisadores que analisa os documentos encontrados, cujo percurso está tatuado pelas grandes turbulências do século XX e deste pedaço do XXI.

Por aqui andam homens e mulheres a camuflar-se em defesa de ideias sob cerco ou apenas para viverem amores intensos sob ameaça de excomunhão, ontem religiosa, hoje identitária. Roteiros no extremo, a fim de abrir caminho, isso sim. A vida no risco permanente e, mesmo assim, não querem mudar de vida. Disponível em todas as livrarias a partir de 18 de Janeiro.

A Ilha de Martim Vaz
Jonuel Gonçalves
15x23
184 páginas
15,50 €
Ficção/Romance
Nas livrarias a 18 de Janeiro
Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário