sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Dia Donald: começa a presidência perigosa (& os avisos a Costa e Passos)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia!
O México extraditou "El Chapo" para os EUA. Agora, o narcotraficante ficará nas mãos da justiça americana, na era Donald Trump.
Juiz da Lava-Jato morreu numa queda de aviãoO juiz estava a rever testemunhos de dezenas de executivos ligados à Odebrecht que alegadamente implicavam centenas de políticos. Não há ainda informações sobre as razões da queda da aeronave. Caberá agora ao Presidente brasileiro nomear o sucessor no Supremo Tribunal Federal.
Tesla foi ilibada de um acidente mortal. Investigação na América concluiu que o sistema do carro não tinha defeitos e que o condutor deveria ter controlado o problema. O caso, mesmo assim, ilustra novos desafios regulatórios para o sector, como explica o João Pedro Pereira.
George Soros lançou as suas previsões para 2017. Em Davos, o multimilionário apostou que Theresa May não vai aguentar no poder e Trump vai perder uma guerra comercial.

As notícias do dia

O CDS responsabiliza Passos: a decisão de não fazer coligação em Lisboa torna "mais difícil" tirar Lisboa ao PS e "responsabiliza" os sociais-democratas. A entrevista ao porta-voz da candidatura de Cristas está aqui no PÚBLICO.
A esquerda avisa Costa: nenhuma alternativa à TSU merecerá apoio na Assembleia, dizem dois deputados no DN. Mesmo que o Governo tenha ganho um aliado externo nesta guerra (mas só mesmo nesta, como se vê aqui).
Costa resiste a eleições. Ontem foi desafiado a propor uma moção de confiança ao Parlamento, mas o PM nem quer ouvir falar em arriscar a 'geringonça'. Mesmo assim, PS e direita juntaram-se ontem e chumbaram um feriado no Carnaval.
Outra eleição: os médicos têm um novo bastonário. Chama-se Miguel Guimarães e propõe-se a repensar os diplomas.
Um caso de polícia. O embaixador do Iraque vai ser substituído para evitar uma acusação de homicídio sobre o seu filho.
Um caso de memória. O ex-presidente da CGD, Carlos Santos Ferreira, foi ontem dizer à comissão de inquérito que Sócrates nunca o pressionou para dar crédito a empresas. E diz que "não houve uma euforia de crédito".
Dois casos (quase) resolvidoso veículo para pagar aos lesados do BES será privado (mas a garantia será pública na mesma); e o Novo Banco vai pôr fim a ajudas públicas em Fevereiro, diz o Negócios.
Um problema de percursoa forte queda das acções do BCP levou a CMVM a proibir as vendas a descoberto.
E duas boas notícias para todos (diferentes)os médicos vão pedir exames por SMS e recebê-los por via electrónica; e a TAP vai dar lucro pela primeira vez numa década, diz Humberto Pedrosa ao Eco.

Meet Donald Trump

O primeiro dia do resto das nossas vidas. Donald Trump toma hoje posse como o 45º Presidente da América. A cerimónia é mais perto das nossas 17h00 - e o PÚBLICO vai acompanhá-la em directo, também com reportagem em Washington. Mas hoje temos belíssimos textos de análise e perspectiva que nos ajudam a ler o que pode vir aí (antes ou depois do discurso). Vamos a eles, então:
  • A presidência perigosa. É o título escolhido pelo Jorge Almeida Fernandes, que (apenas para aguçar a curiosidade) diz ser "muito cedo para discutir cenários de catástrofe".
  • O mundo (ainda) não sabe o que esperar. Onde a Teresa de Sousa corre as principais potências mundiais, revendo como se posicionaram face à eleição surpresa, da China à Rússia, passando pela Europa.
  • Truman, Kennedy, Ford e Clinton - os presidentes que perturbaram Portugal. Um texto da Bárbara Reis, lembrando como começaram mal as nossas relações com a América independente e marcando os quatro momentos de maior tensão. Virá um quinto?
  • Preocupa-te, querida: não vai correr bem, diz o professor de Relações Internacionais Tiago Moreira de Sá, convencido de que vem aí uma revolução na política externa americana.
  • Uma declaração de independência europeia, texto do Rui Tavares, escrito depois de ler o que Trump disse sobre a UE.
  • E se os europeus acordassem? Pergunta Álvaro Vasconcelos, precisamente sobre como nós nos devemos posicionar face a esta presidência.
  • E em Washington, como está o ambiente? A Isabel Lucas é a nossa enviada especial e começa assim a contar-nos o que viu: "Um homem apaga o cigarro e levanta-se do banco de madeira junto à estação de metro de Penn Quarter, cruzamento da Sétima Rua com a Pennsylvania Avenue." 
  • E o que dizem por lá os apoiantes de Trump? De novo, as respostas vêm da Isabel Lucas.
  • E quem paga a festa? As perguntas e respostas sobre a posse estão marcadas.

Hoje acontece
  • A posse de Donald Trump (mas já lhe falei dela).
  • O Banco de Portugal divulga indicadores que permitem medir a evolução da actividade económica e o consumo privado.
  • A função pública tem mais uma reposição de rendimentos - cujo impacto na sua carteira pode medir nesta calculadora.

Só mais um minuto...

Hoje é sexta-feira, dia de Ípsilon. No cartaz está o mais novo de Martin Scorsese - e a Premiere está aqui em dois actos, escritos pela Isabel Lucas e pela Isabel Salema.
Mais ideias para o fim-de-semana? Que tal um salto ao Reino Unido sem sair da Casa da Música? E porque não uma boa noite de sono - para evitar a mistura explosiva de trabalho a mais e pouco sono? 
Bom, são apenas sugestões, de leitura também. Mas são também recomendações, claro. O que queremos é que tenha um bom fim-de-semana, até mesmo uma boa sexta-feira, apesar de esta ser um dia D, de Donald, que acompanharemos por aqui. Mantemo-nos confiantes, certo?
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário