domingo, 8 de janeiro de 2017

Hora de Fecho: O papel de Mário Soares na descolonização

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Soares foi um dos principais responsáveis pela descolonização ou foi ultrapassado pelos militares do MFA? Na biografia "Mário Soares - Uma Vida", Joaquim Vieira dedica um capítulo à polémica.
PS abriu as portas da sede para homenagear o fundador do partido. Passos escreveu condolências. Câmara de Lisboa espalhou 500 cartazes. Santos Silva interrompe viagem para funeral. Todas as reações.
De Mário Soares pode dizer-se que foi o maior político do seu tempo, como de outros se pode dizer que foram o maior escritor ou o maior pintor. Um ensaio de Rui Ramos.
António Costa insiste que decisão de não interromper viagem à Índia para as cerimónias fúnebres não foi "decisão pessoal". Se fosse, preferia estar "onde todos os amigos de Mário Soares querem estar".
Quatro portugueses morreram e outras 28 pessoas ficaram feridas num acidente de autocarro que transportava emigrantes portugueses numa estrada no centro da França.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou este domingo que o Reino Unido não pode estar à espera de manter "pedaços" dos seus direitos de adesão à União Europeia depois de sair dela.
O escritório de advogados de Adelino Caldeira, administrador da FC Porto SAD, e o restaurante da esposa de Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente portista, foram vandalizados.
O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, morreu na madrugada de domingo. Regressou ao PS cinco dias antes de morrer.
Daniel Serrão morreu este domingo aos 88 anos. Médico e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, foi conselheiro do Papa João Paulo II.
Maria João Avillez lembra as lutas, as vitórias, as derrotas, os apetites, os gostos, os gozos, as amizades e as confidências de um homem que reconciliou, juntou e reuniu Portugal.
O último adeus a Mário Soares enche as capas dos jornais portugueses deste domingo mas também chegou às capas dos jornais estrangeiros. Espanha, França, Brasil e também Angola assinalam a data. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Não há forma de imaginar o Portugal livre e democrático sem o associar aos combates mais importantes de Mário Soares. É isso que lhe devemos, e é imenso. E é por essas lutas que a História o celebrará

João Marques de Almeida
A “nacionalização” do Novo Banco seria uma transferência de recursos dos portugueses para os bancos - o Estado ficaria com a parte má. É preciso um grande descaramento e uma grande falta de vergonha.

Manuel Villaverde Cabral
Convivi com Mário Soares durante mais de cinco décadas e o que lhe devo não tem preço. É a liberdade de que gozo, incluindo a de discordar dele, coisa de resto que não creio que lhe tirasse o sono.

Alfredo Barroso
Foi, sem dúvida, um político de todos os combates contra a ditadura, pela Liberdade, pela Democracia e pelos Direitos do Homem, considerado uma referência democrática em Portugal, na Europa e no Mundo

Ruth Manus
Se perguntarmos aos nossos pais quem eles eram aos 20 e aos 40, sem dúvidas eles narrarão pessoas absolutamente diferentes. Mas parece que nós não somos assim. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário