quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

As duas rodas que contribuem com as quatro patas…

Dois mil e trinta e seis euros e nove cêntimos. Este é o valor entregue aos Amigos dos Animais do Concelho de Mira, entidade escolhida como beneficiária deste ano de 2017, do BTT Lagoas de Mira, pela ACCM - Associação Cicloturistica do Cabeço de Mira.
Naturalmente coroado de êxito, esta nona edição teve o seu encerramento oficial no passado sábado, quando a ACCM recebeu na sua sede, autarcas, atletas, amigos e comunicação social para um balanço final desta prova que encheu de cor o Concelho de Mira em Janeiro.
Como números de exemplo do alcance deste evento que tem crescido a cada ano que passa, podemos destacar as mais de 80.000 visualizações no site, as mais de 336.000 interações com publicações, no último mês, 600 almoços, cerca de 4.000 visitantes no Concelho, um staff de 150 pessoas e, finalmente, um número recorde de participantes que são, segundo a organização, o limite máximo pretendido por ela para que tudo corra sobre rodas: 1.011 participantes!
Naturalmente estavam todos muito felizes com o evento no seu todo: desde a organização profissional dos componentes da ACCM, até aos autarcas convidados para esta apresentação: Francisco Reigota, Presidente da JF da Praia de Mira (onde se localiza a entidade beneficiada), Artur Fresco, Presidente da JF de Mira que, com a CM de Mira, representada pelo edil Raul Almeida, contribuíram sobremaneira para o êxito do acontecimento, não somente com valores monetários mas também com toda a logística necessária.
Francisco Reigota, mesmo dizendo "compreender todas as condicionantes" não deixou de solicitar que seja analisada a hipótese de, "num futuro breve, a prova passar também pela Freguesia da Praia de Mira".
Artur Fresco, em jeito de brincadeira disse "voltar a afirmar que é um orgulho muito grande tê-los... na nossa Freguesia!". Uma frase bem disposta que levou todos a sorrirem. Mais seriamente, o autarca da Freguesia de Mira disse que "a grandiosidade que todos colocam neste evento é algo impressionante, bem como é impressionante o Plano de Atividades desta Associação para o ano de 2017". 
Já Raul Almeida lanço um desafio à Organização "de fazermos um estudo do impacto que o BTT Lagoas de Mira tem no Concelho e na economia local". Desafio este que foi prontamente aceite pelos presentes da ACCM. Referiu ainda "a componente social que esta prova tem", numa alusão clara a todos os que, nestas nove edições, tiveram o prazer de serem agraciados como Entidades Beneficiárias.
Quanto ao enorme Plano de Atividades preparado para este ano, que o Mira Online irá anunciando consoante a proximidade das provas onde a ACCM estiver inserida, pode-se destacar o valor estimado dos custos em noventa e quatro mil, quinhentos e trinta euros, o que vem demonstrar o crescimento exponencial desta Associação que teima em levar longe o nome da sua terra e em trazer milhares de pessoas de fora até ela, ajudando a economia do Concelho a crescer também.
Por fim, Luís Monteiro, presidente da ACCM, em entrevista ao Mira Online agradeceu mais uma vez, publicamente, "o apoio incansável de tantas Entidades que ajudaram a engrandecer a prova... a começar pela Câmara de Mira e a Junta de Freguesia de Mira". Questionado sobre os valores em causa para o Orçamento deste ano, Luís Monteiro reconhecer "ser grande o fosso entre o que conseguimos gerar de receitas e o que é necessário. Desta forma, temos que contar uma vez mais com todo o apoio que recebemos da Câmara e da Junta de Freguesia, para além de todas as empresas que colaboram connosco, de uma forma ou de outra!". Por último, questionado pela reportagem sobre se haverá novidades aquando do 10º Raid BTT Lagoas de Mira, já que este é um número emblemático, o Presidente da entidade garantiu que "sim, acontecerão novidades mas, por agora, temos que manter nos segredos dos deuses. De qualquer forma, o próximo Raid já está a ser preparado!".
Este foi o encerramento de mais uma excelente demonstração de que em Mira as coisas funcionam. Muito por amor a causa, mas também pelo acréscimo do know how adquirido ao longo dos anos, esta equipa de pessoas voltadas ao desporto, essencialmente o ciclismo, vai mostrando trabalho e organização muito para além do mero "quanto baste". Cada um deles conhece as suas funções e, tal como uma máquina bem oleada, vão em frente, subindo e descendo trilhas para fazer da próxima edição, algo ainda melhor do que o que até agora se conseguiu fazer.
Brava gente, esta do Concelho de Mira! Gente que honra o passado e que mostra que, tal como os que os antecederam nesta terra gandaresa, são pessoas de férrea vontade de superar todos os obstáculos e que não deitam nunca a toalha ao chão!
Isto, agora, é sempre a crescer... sempre a rolar!
Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário