quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

XXIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental (24-26 de março de 2017, Guimarães)

ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental vem agradecer o apoio na divulgação das XXIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental (acreditadas pelo CCPFC) e do IV Encontro Nacional de Monitores do Projecto Rios, que irão decorrer em Guimarães de 24 a 26 de Março de 2017.

As XXIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental que irão decorrer no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), com o tema “Educação Ambiental e Ecocidadania - desafios para comunidades ambientalmente responsáveis”, contará com diversas comunicações orais, conferências, painéis, oficinas e saídas de campo, divididos por 4 eixos temáticos.

Este evento irá contar com especialistas e convidados nacionais e internacionais do espaço Lusófono e Galiza, ocorrendo num momento especial da cidade de Guimarães que se candidata a “Capital Europeia Verde“. Atendendo a que dois terços dos Europeus vivem em cidades, este prémio Europeu valoriza as cidades que apresentam um planeamento urbano e uma vida urbana sustentáveis. As cidades verdes destacam-se por apresentar soluções inovadoras para a poluição sonora, uma abordagem preventiva e integrada à gestão dos resíduos, a implementação de soluções de mobilidade sustentável, a criação e ampliação da rede de parques e áreas de lazer, a gestão urbanística sustentável, a cooperação e parceria entre organizações públicas, cidadãos e sectores económicos. Por conseguinte, coloca-se o desafio às cidades verdes de serem as cidades do futuro na aprendizagem, inovação e liderança.

Eixos Temáticos:

1 - Descarbonizar as Cidades:
 alterações climáticas, riscos, eficiência e mobilidade sustentável.
2 - Valorizar os Recursos e Espaços Verdes: Prevenção e Valorização de Resíduos, Biodiversidade e Ecossistemas.
3 - Valorizar o Território e o Capital Humano: inclusão e participação social, Ecocomunidades, Ecocidadania, Educomunicação e TIC.
4 - Inovação, Governança e Cooperação: Administrações Locais, Regionais e Centrais, ONGAs, Empresas, Equipamentos e Investigação ao serviço da Educação Ambiental e Ecocidadania.

Destinatários: Professores dos diferentes níveis de ensino e Educadores de Infância, Educadores Ambientais, Estudantes. Técnicos de ONG e Autarquias, Investigadores, Atores Políticos, Jovens e Público em geral

Eventos Paralelos:

IV Encontro Nacional de Monitores do Projecto Rios (25 de Março das 9h até às 13h) com Entrada Livre. Os monitores estão isentos do valor da inscrição nas Jornadas.
Curso de Formação "Educação Ambiental para a Sustentabilidade: Aprender Fora de Portas", acreditado com 1 crédito (25h) para professores e educadores inscritos nas Jornadas.

 
Inscrições nas Jornadas e nos eventos paralelos até dia 22 de Março.
 
Submissão de Comunicações Orais e Posters:

1ª Fase - Submissão de Resumos até 20 de Fevereiro (comunicação dos resultados -  ate 1 de Março)
2ª Fase  - Submissão de Resumos até 13 de Março (comunicação dos resultados - ate 18 de Março)

 
Inscrições, Programa, submissão de resumos e mais informações em: https://jornadaseaaspea201.wixsite.com/jornadaseaaspea2017

Com os melhores cumprimentos,
A Comissão Organizadora. 
Organização: ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental | Câmara Municipal de Guimarães 

Contactos: aveiro@aspea.org | 234 092 847

___________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário