quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CIM Região de Coimbra mobiliza-se no apoio às PME e empreendedores

Resultado de imagem para CIM Região de Coimbra mobiliza-se no apoio às PME e empreendedores
O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra analisou, na reunião realizada em Miranda do Corvo, a proposta de Regulamento das Prioridades de Investimento (PI) 8.3. e 8.8 do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, onde se encontra contratualizada a verba de 8 milhões de euros - 5 milhões de euros respeitantes à Prioridade de Investimento 8.3, Fundo Social Europeu; e 3 milhões de euros respeitantes à Prioridade de Investimento 8.8, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Por considerar as PI 8.3 e 8.8 essenciais para o grosso das PME e empreendedores existentes no território, a CIM Região de Coimbra sensibilizou o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza, para a necessidade de agilização das referidas Prioridades de Investimento e abertura imediata dos avisos de candidaturas.
Recorde-se, que entre a CIM e as DLBC serão financiados todos os projetos até 235 mil euros (FEDER), mais a componente do Fundo Social Europeu, o que, na prática, traduzir-se-á em apoio às PME e empreendedores nos domínios das infraestruturas e dos recursos humanos. O Eixo 4 do Programa Operacional Regional do Centro 2020 - Promover e dinamizar a empregabilidade (EMPREGAR E CONVERGIR) tem como prioridade de investimento, a criação do emprego por conta própria, empreendedorismo e criação de empresas, incluindo o apoio às micro, pequenas e médias empresas inovadoras. Entre os objetivos específicos, incluem-se o aumento da criação de emprego sustentável, designadamente para desempregados, através do apoio à criação do emprego por conta própria e à criação de empresas. Além da criação do próprio posto de trabalho e de empresas, o programa promovido pela CIM Região de Coimbra contempla o empreendedorismo social e a economia social.
De referir que o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, assinado em 31 de agosto de 2015, tem vindo a ser implementado de acordo com os Avisos abertos pelas autoridades de gestão, considerando esta Comunidade Intermunicipal que é urgente a abertura de Aviso para esta medida, contribuindo desta forma para o apoio à economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário