domingo, 9 de abril de 2017

Dezenas de mortos em dois atentados contra igrejas egípcias

Dois atentados à bomba perpetrados este domingo contra igrejas coptas nas cidades egípcias de Alexandria e Tanta causaram mais de três dezenas de mortos. As explosões ocorreram com poucas horas de diferença.

Dezenas de mortos em dois atentados contra igrejas egípcias
A primeira detonação teve lugar no interior da igreja cristã de São Jorge, em Tanta, a 120 quilómetros a norte do Cairo, provocando pelo menos 25 mortos e mais de 70 feridos.

Pouco depois, deu-se uma segunda explosão, que terá sido acionada por um bombista suicida, à entrada da igreja de São Marcos em Alexandria, cidade setentrional do Egito. Morreram pelo menos seis pessoas no local. Outras 33 ficaram feridas.

Os atentados, cuja autoria ainda não foi reivindicada, aconteceram numa altura em que a comunidade cristã principiava as celebrações da semana santa, em Domingo de Ramos. E a três semanas da visita do Papa Francisco ao Egito, prevista para os dias 28 e 29 de abril.

Em declarações ao canal televisivo Nile News, o general Ahmad Deif, governador da província de Garbia, afirmou que a primeira detonação ocorreu “no interior da igreja”, acrescentando que os serviços de segurança percorreram as imediações do templo em busca de outros engenhos explosivos que pudessem ter sido ali instalados.

O mesmo responsável indicava, a meio da manhã, que as autoridades ainda não estavam em condições de estabelecer “a natureza” do atentado de Tanta, ou seja, se se tratou ou não de uma operação suicida. Em Alexandria, as autoridades já estabeleceram que se tratou de um bombista que se fez explodir.

Fonte: RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário