terça-feira, 16 de maio de 2017

O modelo de Centeno resulta?// Choque nos comandos// Acredita em Trump?

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Trump partilhou informação "altamente secreta" com dirigentes russos? A notícia do Washington Post desta noite diz que as informações eram relativas ao Daesh e tinham sido fornecidas por um aliado dos EUA que não deu autorização para divulgação. Até a partilha no seio do Governo norte-americana era restrita. A Casa Branca já desmentiu. E agora, acredita em quem?
A  demissão do director do FBI deixou mais republicanos fartos de Trump. Um deles diz que o Presidente tem três opções: ou entrega as gravações das conversas com James Comey, ou desmente que elas existem, ou será intimado a entregá-las. Ora leia o Alexandre Martins, ele explica direitinho. E veja quem regressou à luta.
Aqui mais perto, Macron propôs a Merkel "uma refundação histórica da UE". E a chanceler respondeu o quê? "Talvez". Voltaremos a ter um eixo franco-alemão a funcionar, Clara Barata?
Ainda mais perto: ora veja quem, em Espanha, elogiou a “geringonça” portuguesa de “António Soares”.
Mais um português em grande: Leonardo Jardim é o treinador do ano em FrançaJustamente. E por cá, o treinador e jogador do ano são...

As notícias do dia

Em destaque está a nossa economia, que nos deixou de boca aberta: com os números que soubemos ontem, já nem precisa de acelerar para chegar a 2% este ano, conta o Sérgio Aníbal. Quer isto dizer que o modelo de Mário Centeno resulta? O economista Borges Assunção mostra-se agradado, mas com dúvidas; o economistaRicardo Cabral mostra-se convencido e pede uma reacção ao Governo. Face a tudo isto, o que diz a direita? Maria Luís teme "uma falsa sensação de que não é preciso fazer mais nada" - mas há outros sociais-democratas e centristas no texto da Sofia e da Maria João, que é importante ler, para saber como vão os ânimos. Visto daqui, tudo isto parece "a lei de Murphy, mas ao contrário" para a direita. E pergunta o João Miguel Tavares: a António Costa, o que mais pode correr bem?
Agora a nossa mancheteos instrutores dos Comandos sabiam que estavam a pôr vidas em risco, conclui o Ministério Público. A Ana Dias Cordeiro detalha a informação: a procuradora diz que os arguidos “agiram conscientemente com o propósito de maltratarem fisicamente” os recrutas sabendo que estes poderiam ficar “em perigo de vida”. Respire fundo e entre por aqui.
Um estudo do Exército que estava em segredo: um acidente nuclear em Almaraz atingiria 800 mil portuguesesA notícia é da Renascença - que acrescenta que a Protecção Civil diz nunca ter lido o relatório.
A propósito: o ‘dieselgate’ pode ter contribuído para 38 mil mortes prematuras em 2015. O estudo publicado na revista Nature está aqui resumido.
De volta à política, anote o que disse Paulo Macedo a Marcelo sobre a agência de Almeida, agora que o Presidente vai receber o autarca. E, de caminho, uma pergunta: por que não fecha a agência da CGD no Parlamento?
Um acordo parlamentar em curso traz-nos uma novidade: vai acabar o número de eleitor. E vêm aí mais mudanças na hora de votar, conta a Maria Lopes.
E um elogio ao ministro da Educação, vindo de foraouvir os alunos foi boa ideia, diz a OCDE. 
O ministro da Saúde vai ouvir hoje os sindicatosretomando as negociaçõesdepois da greve... agora que se sabe que o emprego público aumentou na Saúde e Educação (sobretudo a prazo).
No PS é que há quem já não ouça os camaradasO clima em Braga está assim.

Para nos pôr a pensar 

1. Começo em França, antes de partir para outras fronteiras. Mas em França porqueé importante que conheça este homem: Edouard Philippe, ex-autarca, o primeiro-ministro escolhido por Emmanuel Macron. Porquê? É isso que explica o João Ruela Ribeiro.
2. De França para o Equador - e prepare-se para esta história. Paola Paredes entrou numa clínica que diz curar a homossexualidade. A fotógrafa equatoriana entrou com um gravador preso no soutien e ouviu dizer aos 'pacientes' destas clínicas que estão doentes, que "vivem em pecado", que têm um desvio comportamental que necessita de ser corrigido. Esta história começou há quatro anos e tinha mesmo que ser contada - e fotografada também.
3. Um primeiro salto a Cannes, para onde está a viajar o Vasco Câmara. Porque antes dos filmes, chegam os livros: o delegado-geral do festival publica o seu diário de um ano de programação em que ajusta contas com um cineasta português. Um jornalista circula nas festas e encontra estrelas assustadas em elevadores. Preparado para ler Cannes por um canudo?
4. E agora, por cá, uma doação especial: os filhos de um embaixador deram ao Estado 35 anos de diplomacia. Juntos e em linha, são 15 metros de pastas, que a Bárbara Reis teve o privilégio de consultar e que aqui nos conta.

A agenda do dia
  • O ministro da Saúde volta a negociar com os médicosdepois da greve da semana passada;
  • O ministro do Ambiente vai ao Parlamento falar sobre Almaraz;
  • O INE dá conta da evolução do índice de pobreza em 2016 (esperando nós que outra vez com boas notícias);
  • O Eurostat mostra a evolução da economia do euro no primeiro trimestre; 
  • Donald Trump recebe Erdogan, com a questão curda a ameaçar os sorrisos da praxe.

Só mais um minuto...

Para um aviso aos pais: uma série do Panda Biggs foi considerada imprópria para “crianças mais novas”. Às queixas que recebeu, o regulador da comunicação social concluiu que não existem actos de pornografia ou pedofilia, mas mandou a série para depois da hora de deitar.
A Disney também está a ter um pesadelo: um hacker roubou um filme que estava pronto a ir para as salas e está a pedir uma fortuna para não o divulgar na net.A imprensa acredita que pode ser o novo Pirata das Caraíbas, ou o último Cars.
E quem é que está a viver um sonho? Ele mesmo. Ainda que desconcertante, muito desconcertante. Mostrando que o caminho de Portugal se faz de tentativa e (muito) erro. É como diz o Rui Tavares: habituem-se. É isso mesmo, Rui.
Agora, força: agarre o momento e viva um dia feliz.
Conte connosco para o resto, tudo o resto.
Até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário