terça-feira, 16 de maio de 2017

Albergaria-a-Velha recebe amanhã reunião da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha recebe amanhã os membros fundadores da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. As 37 instituições que constituem a Federação, entre elas três dezenas de autarquias, reúnem-se nos Paços do Município pelas 11h00, para discutir os estatutos da instituição. Após o almoço, os participantes visitam o Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa.

 A primeira reunião da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago ocorreu em 26 de abril, em Vila Pouca de Aguiar, Município que preside à Federação Europeia dos Caminhos de Santiago. As instituições que pretendem constituir a Federação comprometem-se a proceder ao levantamento e reconhecimento do percurso no seu território, com base em fontes históricas e científicas; em definir pontos de interesse para turismo e infraestruturas de alojamento e restauração; em identificar escolas e edifícios passíveis de reconversão em albergues; e proceder à limpeza e marcação do Caminho de Santiago.

As instituições que assinaram o protocolo de cooperação para a criação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago são a Federação Europeia dos Caminhos de Santiago; as Câmaras Municipais de Albergaria-a-Velha, Alenquer, Alvaiázere, Anadia, Barcelos, Belmonte, Castelo Branco, Castro Daire, Chaves, Covilhã, Estremoz, Fundão, Golegã, Guarda, Lamego, Maia, Mealhada, Nisa, Penacova, Peso da Régua, Pinhel, Santa Comba Dão, Santa Marta de Penaguião, Sever do Vouga, Tomar, Vila do Conde, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Viseu, Vouzela; a Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa; o Serviço Diocesano da Pastoral do Turismo da Diocese de Bragança – Miranda; a APVL – Associação de Peregrinos Via Lusitana; e a Confraria dos Caminhos.

O Município de Albergaria-a-Velha é atravessado pelo Caminho Português, no sentido sul-norte. Há mais de dois anos a Autarquia inaugurou o Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa, uma estrutura de apoio que tem vindo a ganhar importância, e assinalou o trajeto em todo o Concelho. Os Caminhos de Santiago estão classificados como Património da Humanidade pela UNESCO, em Espanha e França. Em Portugal detêm o estatuto de Itinerário Cultural Europeu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário