terça-feira, 16 de maio de 2017

360º - Um salário sem trabalhar faz sentido em Portugal? Os perigos do sushi (ou melhor, do peixe cru); e os segredos que Trump terá revelado à Rússia

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Donald Trump está a ser acusado de partilhar com os russos informação confidencial e essencial sobre o Estado Islâmico que nem os aliados conhecem. Tudo terá acontecido na recente visita do ministro dos Negócios Estrangeiros e do embaixador russo à Casa Branca e estarão em causa dados que colocam em risco o combate aos terroristas. A investigação é do Washington Post, que cita atuais e antigos oficiais norte-americanos, mas já foi desmentida oficialmente. Vai ser a novela do dia que seguiremos atentamente no Observador.

Pelo meio, uma nota apenas para dizer que Hillary Clinton criou um novo comité de resistência a Trump.

O cibertaque mundial pode ter tido origem na Coreia do Norte. A notícia é do New York Times e marca o outro grande tema da atualidade. Ontem o vírus chegou à Ásia numa versão modificada, empresas sul coreanas foram afectadasPutin acusou os EUA e até um filme da Disney foi roubado. Enquanto os alertas se multiplicam, saiba o que fazer para se proteger, seguindo os conselhos dos especialistas.

Outra alerta mundial é sobre o sushi, ou melhor, sobre o consumo de peixe cru ou mal cozinhadoO peixe contém um parasita perigoso, o anisakis, que só é eliminado através da congelação ou da cozedura. E a infeção que provoca, em casos extremos, pode ser fatal.

Por cá, ainda é notícia o caso das mortes nos Comandos. Porque a investigação do Ministério Público considera que os instrutores puseram vidas em risco de forma premeditada, escreve o Público.



Outra informação relevante

Um salário sem trabalhar? Portugal já discute o controverso conceito do Rendimento Básico Universal. Rejeitado recentemente em referendo na Suíça, é visto por alguns como a única forma de nos prepararmos para um futuro onde pode “não haver trabalho para todos” e por outros como o caminho para o "suicídio". O Edgar Caetano foi ouvir prós e contras.

Todos querem a Eurovisão. Depois da vitória de Salvador Sobral -- que já tem concertos esgotadoslidera top's e ganhouuma versão linda em inglês --, a grande dúvida é saber que cidade portuguesa vai receber o festival no próximo ano. A organização sugeriu o Meo Arena em Lisboa, a RTP ainda não decidiu e se existir concurso público (como tem sido regra) não faltam interessados, como ouviu a Ana Marques. Começou assim a guerra dos pavilhões.

Na maré de boas notícias para Portugal, confirmou-se omelhor crescimento económico dos últimos dez anos. Aeuforia tomou conta do primeiro-ministro e, obviamente,contagiou o Presidente, ainda que este tenha pedido cautelas. NoPúblico de hoje, Maria Luís Albuquerque prefere falar na "boa conjuntura e na boa herança".

Mário Centeno é que pode começar a ter preocupações: o custo do trabalho aumentou 2,6%, até porque há mais 6,761 funcionários públicos. Com um dado extra: a maior parte são precários, diz o DN.

As autárquicas continuam a agitar o PS a norte. Depois dos vereadores do Porto terem abdicado dos pelouros, também os socialistas das juntas sairam dos seus cargos. Mas o problema maior parece estar agora em Braga: uma moção de censura a Ana Catarina Mendes volta a pôr a nº2 socialista sob pressão: depois do episódio que levou à ruptura com Rui Moreira, é acusada de autoritarismo.

No PSD, Fernando Seara volta a ir a jogoSerá candidato em Odivelas.

Emmanuel Macron apresentou o seu primeiro-ministro de manhã e à tarde fez a sua primeira visita oficial. Tal como François  Hollande, a 'privilegiada' foi Angela Merkel. O presidente francês, recebido por uma multidão, propôs uma refundação histórica da Europa à chanceler. Talvez ajude Merkel e os alemães a gastar mais, como pede o FMI.

Ah, já me esquecia. O novo primeiro-ministro francês é Édouard Philippe, 49 anos. O advogado que trabalhou para Juppé e Fillon avisou desde logo que é um "homem de direita".

Em Espanha, houve debate entre os três candidatos às primárias do PSOE do próximo domingo. O tema principal foi o posicionamento dos socialistas espanhóis (depois da hecatombe francesa), mas Pedro Sánchez também voltou a apoiar"a via portuguesa de António Soares" (foi mesmo assim, uma mistura de Costa e Soares).

No futebol, com tudo resolvido na frente da I Liga, o Sporting concentra-se em reforçosContratou ao Bétis de Sevilha o lateral direito Cristiano Piccini e ao  Estoril o médio Matheus (filho de Bebeto).

Já o Benfica continua a fazer a festa do tetra. Ontem foi dia de receção na Câmara. Mas também está na altura de olhar para o futuro. O Bruno Roseiro andou a fazer contas e descobriu os cinco grandes objetivos da próxima época.



Os nossos especiais

Os Planos Poupança-Reforma (PPR) continuam a ser um dos produtos de aforro preferidos dos portugueses(mesmo sem benefícios fiscais). O David Almas for ver a lista de 96 que existem no mercado e concluiu que só dois merecem o investimento.


A nossa opinião


Notícias surpreendentes
A misteriosa morte da rainha da beleza infantil da América há 20 anos vai dar um documentário da Netflix. JonBenét foi encontrada morta no sótão de casa depois de ser sequestrada. Tinha seis anos. O crime, um dos mais mediáticos nos EUA, será explicado em "Casting JonBenét”.

São conhecidas como as lágrimas holandesas inquebráveis. Até agora ninguém sabia porque é que estas contas de vidro nunca partiam e resistiam até a uma bala. O mistério foi resolvido pelos cientistas ao fim de 400 anos.

Do passado para um presente que vai ser passado. Se nasceu na década de 90, sabe o que é o MP3. Pois bem, um dos formatos mais utilizados para guardar música já era. A empresa que o criou declarou-o morto. Agora vem aí o AAC.

Ainda na tecnologia, a Apple deu dicas para tirar as melhores fotos com iPhone 7 e 7Plus. São nove vídeos que ensinam até a fotografar durante um vídeo (pronto, eu confesso que não sabia que era possível).

Notícias, dicas e boas histórias. É de tudo isto que se faz o Observador. Comprove por si

Boa terça-feira com os termómetros nos 30 graus. Seja feliz e produtivo 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário