terça-feira, 16 de maio de 2017

Centro Nacional de Cibersegurança desativou o estado de alerta

"Numa avaliação preliminar dentro da administração pública, os mecanismos estavam preparados", considera responsável

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) desativou o estado de alerta três dias depois do ciberataque que não chegou a atingir qualquer organismo da administração pública.

Em declarações à Lusa, Pedro Veiga, coordenador CNCS, disse que "numa avaliação preliminar dentro da administração pública, os mecanismos estavam preparados".

O responsável adiantou que o centro pediu relatórios com descrições mais pormenorizadas a todos os organismos da administração pública, desde ministérios, universidades, a direções-gerais, entre outros.

Pedro Veiga explicou também que o Centro Nacional de Cibersegurança distribuiu ao Ministério da Modernização Administrativa recomendações sobre os cuidados a ter na abertura de correio eletrónico.

"Porém, houve alguns ministérios que, de modo próprio, decidiram restringir a utilização de e-mails", disse Pedro Veiga, frisando, contudo, que não se tratou de nenhuma orientação transmitida pelo centro.

O coordenador do centro ressalvou que o ciberataque mundial ocorreu numa sexta-feira, na qual o Governo decretou tolerância de ponto para a função pública devido à visita do papa a Fátima, o que poderá ter evitado uma situação mais grave.

Funcionários dos serviços de informações dos Estados Unidos e especialistas do setor privado suspeitam que piratas informáticos de Pyongyang estão por detrás do ciberataque mundial que afetou cerca de 300 mil computadores, noticiou o jornal New York Times.

Entretanto, a empresa californiana de segurança informática Symantec identificou numa versão de 'WannaCry', o código dos ataques ao banco central do Bangladesh em 2016, a bancos polacos no início do ano ou à Sony Pictures Entertainment em retaliação pelo filme "The Interview", uma sátira do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O vírus 'WannaCry' propaga-se aproveitando uma vulnerabilidade do sistema operativo da Microsoft, detetada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, cujos dados foram roubados em abril por piratas informáticos.

O vírus limita ou impede aos utilizadores o acesso ao computador ou a ficheiros, exigindo ao proprietário um pagamento em troca de um código para resolver o problema.

O ataque afetou mais de 300.000 computadores em 150 países e foi de "um nível sem precedentes", admitiu a Europol.

Fonte: DN
Imagem: REUTERS/KACPER PEMPEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário