sexta-feira, 9 de junho de 2017

Estágios para 282 estudantes da Universidade do Algarve

Um total de 282 estudantes da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve foram, nas duas últimas semanas, colocados em estágio em empresas e instituições do Algarve, resto do país (incluindo Madeira e Açores), assim como na Espanha, Grécia, Holanda e Moçambique.
O estágio, com a duração mínima de dois meses e máximo de quatro é fundamental para a formação destes alunos, uma vez que não lhes é atribuído o diploma (Licenciatura ou de Cursos Técnicos Superiores Profissionais), sem terem realizado esta formação em contexto de trabalho.
No estágio testam-se as competências obtidas durante o tempo de estudo e reforçam-se as denominadas soft-skills, como: relacionamento interpessoal, trabalho em equipa, cumprir horário/gestão do tempo, capacidade comunicativa, resolução de problemas, entre outras.
Cada estágio é acompanhado por um professor da escola (orientador) e por um elemento da empresa ou entidade que recebe o aluno. Além dos estágios obrigatórios, existem ainda os extra-curriculares que são realizados por estudantes do 1º e 2º anos das licenciaturas. Dessa forma, os estudantes começam desde logo o treino em contexto de trabalho, podendo no final do curso acumular entre 6 a 8 meses em estágio, o que facilita a entrada no mercado de trabalho.
Estes 282 estágios repartem-se pelos seguintes sectores/áreas de actividade: Turismo – 43,7% (hotelaria e similares, agências de viagens e transportes, parques temáticos e outros serviços turísticos); Serviços – 33,4% (gabinetes de contabilidade e consultadoria, sector público, banca e seguros, sistemas e tecnologias de informação); Comércio e indústria – 6,3%; outras actividades – 16,4%.
No seguimento do crescimento da actividade económica, nomeadamente no sector turístico, a ESGHT recebeu mais de 350 propostas de estágios vindas de empresas. Estas são colocadas ao dispor dos estudantes, que também podem apresentar as suas próprias propostas.
Fonte: O Algarve Ecnómico

Nenhum comentário:

Postar um comentário