domingo, 4 de junho de 2017

Londres de novo alvo de ataques terroristas. Uma noite em estado de alerta na capital britânica

Resultado de imagem para Londres de novo alvo de ataques terroristas. Uma noite em estado de alerta na capital britânica
Os ataques na London Bridge e no Borough Market provocaram seis mortos e três atacantes foram abatidos pelas forças de segurança. Pelo menos 48 pessoas feridas foram transportadas para os hospitais de Londres.
Pelo menos 48 pessoas ficaram feridas na noite de ontem no centro da capital britânica e outras seis morreram na sequência de um ataque já assumido como terrorista. O local escolhido foi mais uma vez uma zona no coração da capital britânica, o percurso entre a London Bridge e o Borough Market, na marge sul do Tamisa. Uma carrinha atropelou várias pessoas que atravessavam a ponte, avançando sobre elas, e continuou depois em direção ao Borough Market onde os seus três ocupantes abandonaram o veículo e esfaquearam pessoas à sua passagem. Os três atacantes foram abatidos pela polícia quando já se encontravam no Borough Market.
O que incialmente foi tratado como um incidente acabou por ser declarado, cerca de duas horas mais tarde, pela meia noite e meia, um ataque terrorista. Desta vez não se tratou de um ato isolado. Pouco depois do atropelamento na London Bridge, um segundo ataque teve lugar no Borough Market, um dos típicos mercados da capital britânica na margem sul do Tamisa. Segundo testemunhas oculares citadas pela imprensa britânica, três homens entraram a correr dentro do mercado esfaqueando várias pessoas até serem abatidos.
Um terceiro incidente com esfaqueamento em Vauxhall, uma zona de bares e discotecas, chegou a ser referido como tendo também origem terrorista, mas, pouco depois da meia-noite, o comunicado da polícia londrina esclarecia não estar relacionado com os outros dois então confirmados como ataques terroristas.
Os testemunhos sucedem-se numa noite de nervos em Londres e uma das testemunhas ouvida pelo jornal britânico The Telegraph descrevia mesmo o que sentia  como sendo “Westminster all over again” [referindo-se ao atentado de 22 de março em Westminster, cujas características, atropelamento e esfaqueamento, foram idênticas].
A London Bridge foi encerrada e no local e imediações registou-se uma forte presença das forças de segurança ao longo da madrugada.
Sublinhando que a informação ainda está a ser reunida, é isto que sabe dos ataques da noite de ontem:
  • As primeiras informações segundo as quais um veículo tinha atropelado peões na London Bridge chegaram à polícia às 22:08h.
  • O veículo em causa continuou em andamento da London Bridge em direção ao Borough Market.
  • "Os suspeitos saíram então do veículo e um conjunto de pessoas foram esfaqueadas", incluindo um polícia dos transportes que estava de serviço e que tinha acorrido para dar resposta ao incidente na London Bridge. Esse polícia sofreu ferimentos sérios mas que não põem em causa a sua vida e a família já está a par de tudo o que se passou.
  • Polícias armados responderam "muito rapidamente e com bravura", enfrentando os três homens suspeitos que acabaram por ser abatidos no Borough Market. "Os suspeitos foram apanhados e abatidos em oito minutos contados a partir da primeira chamada. Os suspeitos pareciam ter coletes com explosivos mas a polícia percebeu depois que eram falsos".
  • Seis pessoas morreram, pelo menos 48 foram transportadas para o hospital, segundo balanço mais recente.
"Run, hide, tell" foram as indicações da polícia
Tudo começou por volta das 22h. O incidente foi confirmado pela polícia metropolitana de Londres no Twitter. Numa segunda entrada naquela rede social as autoridades informaram de seguida que área se encontrava vedada e pediam às pessoas para evitar a zona.
Fonte: MadreMedia/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário