domingo, 4 de junho de 2017

Precisamos estar comprometidos em vencer!


Por: João Antônio Pagliosa

O profeta Neemias havia recebido o propósito de restaurar os muros da cidade de Jerusalém. Corria o ano de 445 a.c., e no capítulo 4, versículo 4 de seu livro, vemos que o profeta no envolvimento de sua tarefa, busca em primeiro lugar a Deus.

Ele confia totalmente em Deus!

Prezado leitor, nós também precisamos confiar em Deus se queremos alcançar o que desejamos. Aprendi o seguinte: quando o favor de Deus está demorando, precisamos fazer algo novo para chamar sua atenção.
Talvez acordar mais cedo, talvez jejuar ou orar um pouco mais, talvez semear na vida de alguém. Algo assim.

Se você necessita um milagre em sua vida, clame o socorro de Deus. Peça o que deseja, exaltando o seu nome, e inove algo com o propósito de obter sua graça.

Busque mais a Deus, pois assim agindo, diminuirá ou cessará a sua ansiedade. Os estados de ansiedade nos agridem, nos atrapalham e nos deixam incrédulos em relação a Deus. É por isso que precisamos mais tempo na presença de Deus, mais meditação, mais reflexão sobre a sua palavra.

Neemias sabia que Deus lhe daria a vitória, mas em 4:9 percebemos que o profeta era homem muito prevenido, muito cuidadoso, conhecia a sagacidade do inimigo, e não facilitava.

Neemias põe guardas na proteção do muro de dia e de noite, e mesmo ciente que Deus era com ele, nunca desprezava e nem desconsiderava o inimigo. Muito pelo contrário.

No versículo 13, verificamos que os pontos fracos do muro eram reforçados com o povo muito bem armado. Gente querida, é sábio reconhecermos nossos pontos fracos, porque serão nestas áreas que sofreremos os maiores ataques do inimigo. Nunca descuide seus pontos vulneráveis, pois poderá ser subjugado e sofrerá sérias consequências.

No versículo14, Neemias injeta coragem a si mesmo. E a todos à sua volta, também. Ministra ânimo e muita coragem para fortalecer seus soldados e, para que eles concluam suas tarefas e suas conquistas.

Nunca cruze seus braços frente às dificuldades, e nunca acredite que o tempo cura e ajeita tudo. Isso é uma mentira diabólica! Levante-se para as incertezas. Viva uma vida compromissada com a vitória, com tudo aquilo que você almeja e sonha.

As derrotas nos afastam de Deus, e nos tornam incrédulos. E não se lamente, porque Deus não tem pena de ninguém. A pena e a dó pelos outros é que permitem que os sofredores permaneçam como estão. Antes de pena pelos infelizes ao seu derredor, contagie-os com sua motivação, seu entusiasmo e sua alegria, mesmo que as circunstâncias sejam difíceis. Não desista jamais e lance palavras de vitória à sua alma para aquietá-la e confortá-la.

No versículo 15, lemos que Neemias sabia que Deus frustraria os planos de seus inimigos, então, continua a trabalhar com entusiasmo redobrado.

A você que trabalha e frequentemente sente-se extenuado, aconselho-o a pensar e agir como Neemias; afinal guerras são e serão uma constante em nossa vida, porém, se consolidarmos que Deus fará o melhor por nós, tudo será muito facilitado.

Consolide sua vitória em sua mente, e não permita que ninguém sufoque os seus sonhos, que ninguém frustre os planos de Deus em sua vida. Seja VENCEDOR!

Em Josué, 11:19 e 20 lemos que muitas vezes é o próprio Deus que endurece o coração de pessoas, e Ele age assim para trabalhar as nossas emoções e sentimentos.

Deus nos testa e seu propósito, por mais forte que seja o inimigo, é nos contemplar com a vitória. Aleluia!

Mas, precisamos estar preparados para administrar guerras, sempre segundo a direção de Deus, e em plena sintonia com sua palavra.

Em Neemias 4:16 a 25, vemos que o profeta não trabalha sozinho. Assim, também nós precisamos trabalhar em unidade com os outros, especialmente com nossos pais, irmãos, filhos, amigos, com a Igreja, com a comunidade, com a cidade que nos abriga.

É no trabalho unido e com comprometimento, que alcançaremos êxito. O choro pode ser um bálsamo para nossa alma, mas não resolve coisa nenhuma. Absolutamente nada!

Levante-se em contrita oração, trabalhe incansavelmente para abandonar a vida medíocre que o assalta. Tenha Jesus como  companhia constante, e tudo se resolverá bem e a contento.

Glória a Deus!

Curitiba, 04 de junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário