segunda-feira, 21 de agosto de 2017

360º - José Eduardo dos Santos não fecha a porta - deixa-a encostada. E ainda: buscas pelo terrorista de Barcelona alargadas a toda a Europa

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O aeroporto de Lisboa foi ontem à noite parcialmente evacuado por razões de segurança. Mas o motivo, afinal, não era grave. Simplesmente, os passageiros de um voo proveniente do Senegal foram desembarcados na área relativa ao espaço Schengen e isso obrigou ao isolamento da zona internacional do aeroporto. Resultado: 17 voos atrasados.

Um contratorpedeiro norte-americano e um petroleiro chocaram esta madrugada e há ainda dez marinheiros desaparecidos. Cinco outros militares ficaram feridos. O navio militar tem o nome do senador John McCain, que já escreveu uma mensagem de apoio e solidariedade no Twitter.

Num jogo da Segunda Liga, o árbitro Jorge Sousa dirigiu-se ao guarda-redes do Sporting B em termos que não são reproduzíveis numa newsletter respeitável como esta (mas, como o jornalismo está acima de tudo, podem ouvir as palavras no vídeo que está aqui). O Sporting fez um comunicado a reagir e assim temos mais uma polémica no futebol português.

O FC Porto precisava de golear e goleou - venceu o Moreirense por 3-0. Ou melhor, como escreve o Bruno Roseiro na crónica do jogo: foi Aboubakar, com o seu hat-trick, quem goleou o Moreirense. O avançado camaronês vale metade dos golos do FC Porto até agora.


Informação relevante
Como se sabe, as eleições angolanas são esta semana e José Eduardo dos Santos vai abandonar o poder. Quer dizer: vai? O ainda Presidente está a distribuir poder pelos mais fiéis e pela família e a tomar decisões que condicionam o seu sucessor. Por isso, o João de Almeida Dias, que falou com várias pessoas bem informadas, escreve que, "na hora de fechar a porta, José Eduardo dos Santos deixa-a encostada".

O novo presidente de Angola vai ter que tomar uma decisão sobre a posição da Sonangol no BCP até ao final do ano: aumenta a sua participação no banco acima de 20% ou não? O BCP "exige uma decisão rápida", escreve o Negócios.

É a última vítima dos fogos. Américo Sousa, o piloto que morreu na queda de um helicóptero de combate às chamas em Castro Daire, tinha 51 anos e era experiente neste tipo de operação.

Os proprietários de alojamento local podem vir a pagar mais condomínio. Essa é uma das propostas do grupo de trabalho constituído pelo Governo, o PS e o BE sobre políticas de habitação, avança o Público.

Os chefes das Forças Armadas pediram ao Governo para contratar cinco mil novos militares. Mas, escreve o DN, Mário Centeno diz que só há dinheiro para 3.500.

O Ministério Público está a investigar a escola Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso. Motivo: houve sete alunos do 9.º ano chumbados a Geografia que apareceram aprovados na pauta. A notícia é do JN.

Foram alargadas a todos os países da Europa as buscas pelo terrorista que se acredita ser responsável pelo atropelamento de mais de 140 pessoas em Barcelona. Esta manhã, o El Pais divulgou imagens da fuga de Younes Abouyaaqou do local do atentado.

O australiano Julian Cadman, de apenas 7 anos, foi ontem identificado como uma das vítimas do atentado nas Ramblas. O seu atropelamento levou um turista inglês que assistiu a tudo a correr para junto dele, contrariando os conselhos da polícia, que temia mais ataques: “Passei-lhe a mão pelo cabelo e, lavado em lágrimas, decidi que tinha de ficar com ele, sentei-me ali, não podia deixar aquele menino sozinho no meio da rua”.

Foi, de longe, a história mais lida do Observador no fim de semana, foi partilhada mais de 71 mil vezes - e percebe-se porquê. No Mundial de Masters de Budapeste, o nadador espanhol Fernando Álvarez pediu à organização da competição um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado de Barcelona, mas o pedido foi recusado com o argumento de que "não se pode perder nem um minuto". Quando foi dado o tiro de partida para a prova, Álvarez ficou imóvel durante um minuto, sozinho, e só depois mergulhou.


Os nossos Especiais

Escreveu mais de 400 canções, mas houve pelo menos uma que lhe escapou: “Queria ter escrito uma canção para a Amália”, diz Tozé Brito numa entrevista de vida ao Tiago Palma. É uma história com sucessos, paixões e dramas.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Todos contra todos":"Não perceber que a fragmentação social está a ser alimentada pela direita e pela esquerda, através de políticas de identidade, é não entender o problema".

Helena Matos escreve sobre terrorismo: "Tudo resultou em mais gritos 'Alá é grande', mais carrinhas descontroladas afinal conduzidas por mão firme, mais lobos solitários que tinham quem os apoiasse. Mas 'Nós não temos medo'. Claro que temos".

João Marques de Almeida escreve "Viva o turismo": "Os 'novos aristocratas' acham que têm privilégios especiais. Passam a vida inteira a viajar, mas nunca são turistas. As massas da classe média viajam pouco, mas se o fazem são logo turistas detestados".

Alberto Gonçalves escreve sobre a liberdade de expressão: "Ninguém se incomoda com insultos a europeus ou a cristãos. Porém, dia após dia, surge um 'escândalo' alusivo ao que X disse da maravilhosa 'cultura' cigana, ou Y disse da 'comunidade LGBTQRONVS§#™‰*$'".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Lady Di: nem princesa, nem do povo": "As ascendências da mãe de Isabel II e de Diana são, em termos nobiliárquicos, equivalentes, com vantagem para a Lady Di, que era menos ‘plebeia’ do que a mãe da actual rainha".

Ruth Manus escreve sobre "a estranha geração dos adultos mimados": "O fato de termos sido criados com cuidado e afeto pelos nossos pais, começou a confundir-se com uma espécie de sensação de que todos devem nos tratar como eles nos trataram".


Notícias surpreendentes

Muitos são novos demais para se lembrarem dele e outros não gostarão do seu humor físico, mas Jerry Lewis foi, de longe, o comediante mais influente da sua geração - e morreu ontem aos 91 anosEstas 22 fotosmostram como foi a sua longa carreira.

Há dois textos sobre Jerry Lewis que tem mesmo que ler:


Chico Buarque tem um novo álbum, "Caravanas", que é lançado no fim do mês. O primeiro single, "Tua Cantiga", está a provocar polémica, com o cantor a passar, repentina e inesperadamente, de romântico a machista.

O que é que bolos têm a ver com sapatos? Se você se chamar Tal Spiegel, tudo. Este pasteleiro coloca no Instagram fotos de bolos que combinam com os sapatos extravagantes que usa e acaba de publicar as imagens em livro.

É bom estar de regresso depois de um (curto, curto) período de férias e já sabe que as últimas notícias estão sempre aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário