segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Afrobasket feminino: ao terceiro jogo primeira vitória das “Samurais”

Foto da FIBA
Após duas derrotas, uma diante da Nigéria e outra frente ao Senegal, a selecção nacional sénior feminina conseguiu a primeira vitória no Campeonato Africano de Basquetebol, que decorre até ao próximo dia 27 no Mali, impôs-se à Guiné Conacri por 88 a 47 pontos e está bem colocada para o apuramento aos quartos-de-final.
Derrotada na estreia por 69 a 80 pontos a boa réplica dada pelas “Samurais” diante das detentoras do título africano no sábado(19) deixou sinais que encorajadores sobre o poderio da nossa selecção que voltou a entrar mal e vendo as senegalesas abrirem uma vantagem de 10 pontos antes de Rute Muianga, com uma bomba, mostrar que a disposição das moçambicanas que não foi suficiente para evitar a derrota de 21 a 7 pontos no 1º período.
Anabela Cossa e Leia Dongue carregaram a selecção que no 2º período reduziu a desvantagem e saiu para o intervalo a perder por 48 a 25 pontos.
Depois do descanso Moçambique voltou com tudo e terá assustado às senegalesas com os 21 pontos que somou reduzindo a desvantagem para 11 pontos.
A nossa selecção continuou forte no derradeiro período mas o melhor ritmo do Senegal garantiu a vitória final por 76 a 67 pontos.
Vitória gorda garante para já o 4º lugar
A precisarem de ocupar um dos quatro primeiros lugares para o apuramento as pupilas de Nazir Salé mostraram a sua garra neste domingo(20) na cidade de Bamako.
Odélia Mafanela, Leia Dongue e Anabela Cossa deram o tom para a vitória que começou a ser construída assim que a partida começou, abrindo uma vantagem de 14 pontos antes das guineenses marcarem os seus primeiros pontos.
O 2º período começou com uma vantagem de 22 a 5 pontos que foi dilatada, diante de uma fraca selecção da Guiné, para 39 a 8 pontos ao intervalo.
A Guiné Conacri parece que acordou, enquanto Nazir Salé rodava a sua equipa iniciaram uma pequena recuperação mas Moçambique mostrou o seu basquetebol e geria a vantagem que era de 36 pontos a entrada do derradeiro período.
Depois as “Samurais” voltaram a assumir o comando da partida e tranquilamente chegaram a vitória por 41 pontos de vantagem que a colocam no 4º lugar do Grupo B, onde ainda tem de enfrentar, na terça-feira(22), a República Democrática do Congo, e na quarta-feira(23), o Egipto, no término da 1ª fase.

Fonte: Jornal Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário