domingo, 24 de setembro de 2017

Manhã de domingo: Angela Merkel. Não subestimem "Frau Alemanha"

e1e76ede-b93a-4379-afba-2ce610707086.png

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Merkel tornou-se Chanceler quando ninguém achava que tinha perfil. Em 12 anos, acabou com a energia nuclear e deixou entrar 1 milhão de refugiados. O último mandato vai ditar o seu lugar na História.
Várias dezenas de teólogos, padres e académicos conservadores acusaram o papa Francisco de espalhar a heresia ao manifestar, num texto em 2016, abertura aos católicos divorciados que voltaram a casar.
A lei que daria às secretas acesso aos metadados portugueses já foi promulgada por Marcelo Rebelo de Sousa em agosto mas falta a portaria do Governo para que entre em vigor.
A fundação de Joe Berardo, empresário madeirense conhecido pela sua coleção de arte, tem uma dívida à banca que pode ascender a 998 milhões de euros.
Primeiro-ministro garante que relatório noticiado pelo Expresso crítico da atuação militar e política relativamente ao assalto em Tancos não existe. Semanário garante autenticidade.
Pedro Passos Coelho defendeu que Portugal vive hoje "uma democracia incompleta" porque o Governo não respeita o parlamento e acusa o primeiro-ministro de "dizer falsidades" sobre a criação de riqueza.
O furacão Maria, de categoria 3, avança sobre as águas do Atlântico com rumo a noroeste e no domingo poderá ser necessário colocar sob vigilância algumas zonas da costa leste dos Estados Unidos.
Caças e bombardeiros dos EUA e Coreia do Sul fizeram um exercício ao largo da costa norte-coreana, em espaço aéreo internacional, mas o mais perto que estiveram num século da Coreia do Norte.
Não há comício de Trump sem polémica. No estado do Alabama, o Presidente dos Estados Unidos insinuou que os jogadores da NFL que não cantassem o hino deviam ser despedidos.
No CCB, em Lisboa, assinala-se este domingo o Dia Literário Agostinho da Silva, com um programa dedicado a uma figura singular da cultura portuguesa. Carlos Maria Bobone recorda porquê.
Uns falaram de crise, outros de fase. Afinal era apenas uma Fejsa: com o regresso do homem de cristal ao onze, o jogo do Benfica teve outro requinte e o 2-0 com o P. Ferreira até pecou por escasso. 
Opinião

Fernando Martins
Antes de ser a Alemanha de Angela Merkel, a actual Alemanha foi a Alemanha de Helmut Kohl, o chanceler da reunificação alemã. A história de Kohl é a melhor introdução à Alemanha de hoje. 

Rui Ramos
Apesar do seu peso e força, a Alemanha de Merkel é uma espécie de Suíça em ponto grande. Servirá sempre mais àqueles que precisam de um fantasma do que aos que dela esperem decisão e orientação.

Pedro Vaz Patto
Para a “ideologia do género” este será uma escolha independente do sexo de nascença e não haverá modelos de família (homossexual ou heterossexual) de referência, antes, uma indistinta parentalidade.

Diana Soller
O caminho apontado por Trump na ONU corresponde a uma uma nova experiência a “desocidentalização” do mundo – e logo com a assinatura do presidente do país que liderou, historicamente, o Ocidente.

José Crespo de Carvalho
A Ryanair é a maior empresa europeia em número de passageiros mas a empresa está a enfrentar as consequências do sucesso e de um crescimento excessivo sem conseguir cumprir as premissas de base.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário