domingo, 24 de setembro de 2017

SAIBAMOS OUVIR


João Antonio Pagliosa
Nos dias atuais, as pessoas não tem tempo para ouvir ninguém. Elas vivem ansiosas, e quando ouvem não dão a devida atenção ao que ouviram. E elas não aprendem, e as pessoas sofrem porque não tem entendimento de muitas coisas.
Qualquer ser humano é livre para seguir e ouvir o que quiser, entretanto, o nosso ouvido capta e apreende apenas o que é de nosso interesse. Aquilo que não nos interessa, simplesmente relevamos.
Uma música suave, por exemplo, nos acalma e nos conforta, e experimentamos íntima alegria. Equilíbrio, harmonia e paz, nos alcançam. É sensação agradabilíssima!
Porém, um som estridente e repentino, sempre nos assusta, e se continuar nos causará irritação, porque quebra nosso momento de tranquilidade.
Em Mateus 13:9, lemos: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça."
Jesus Cristo está nos ensinando que precisamos estar atentos para ouvir os seus ensinamentos.
Deus ensina suas criaturas para que elas possam alcançar o céu, e para que possam viver eternamente no paraíso. Ora, tenhamos interesse em ouvir as coisas de Deus, porque as suas promessas são infinitas.
Não se contente em não viver as maravilhas de Deus, pois tudo fora de Deus, por melhor que seja, é medíocre e passageiro, quando comparado as muitas delícias paradisíacas que o Senhor nos reservou.
Deus é palavra viva e sempre atual, e é por isso que precisamos viver intensamente. Viver com gratidão e com alegria, sem se importar com as circunstâncias.
Ouvir a palavra de Deus é atitude sábia, e este ouvir precisa frutificar em nós, de forma perene e abundante. Porque ninguém se salva a sós.
Deus Emanuel é presença conosco todos os dias... E, se Ele está conosco, precisamos ouvi-lo porque Nele está a sabedoria.
E o Espírito Santo tocará fundo o nosso coração quando dermos total atenção a Deus, quando tivermos ouvidos sensíveis a sua voz.
A palavra de Deus precisa fazer parte de nossa vida, pois só assim seremos reais vencedores. Decidir viver de acordo com o que a Bíblia Sagrada contém, é sinal de sabedoria.
Possamos então entender que o culto nas Igrejas não é um ritual, isto é, nós devemos levar a sério aquilo que ouvimos. Não podemos encher as Igrejas e permanecermos vazios de Deus, porque não observamos com retidão e obediência, tudo aquilo que ouvimos.
Ter ouvidos para ouvir é acreditar na palavra... Não sejamos pois, insensatos!
Em Jeremias 6:10, o profeta diz: "A quem falarei e testemunharei para que ouçam? Eis que seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa; e não gostam dela."
Ouvidos incircuncisos são daquelas pessoas que não possuem aliança com Deus. Sem aliança não existe nenhum comprometimento!
Em Mateus 7: 26 e 27,aprendemos que toda pessoa que ouve a palavra de Deus e não a põe em prática, é tão tolo como aquele que edifica a sua casa sobre a areia. Para esses será grande a sua ruína.
O governador romano Pilatos, diante da furiosa pressão do povo, não ouviu a sua esposa. Ele preferiu lavar suas mãos, e este gesto de omissão e pouco caso, levou a condenação de Jesus Cristo.
Em Mateus 13:18, o discípulo de Jesus pede atenção à parábola do semeador. É preciso ouvir e compreender. Quando você ouve e não compreende, peça auxílio de pessoa em quem você confia.
Em Ezequiel 3:27 está escrito: "Mas, quando eu falar contigo, darei
que fale a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Quem ouvir, ouça, e quem deixar de ouvir deixe; porque são casa rebelde."
Finalizando, no livro de Provérbios 8:34, lemos: "Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia as minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada."
Saber ouvir será decisivo em nossa vida. Estejamos pois atentos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário