domingo, 22 de outubro de 2017

Fotorreportagem da colheita de sangue em Cacia dia 22 de Outubro 2017 (II Parte)
























Aos dias 22 de de Outubro do de 2017, entre as 9 horas e as 13 horas a ADASCA realizou mais uma sessão de colheitas de sangue no Salão da Junta de Freguesia da simpática localidade de Cacia.

Há um tempo a esta parte, deixámos de tornar público os resultados da sessões de colheitas, quer as efectuadas no Posto Fixo, ou, noutros locais, pois em tempos alguém se preocupava com as adesões aos locais de colheitas, para numa próxima oportunidade lançar faíscas para o ar.

Sem reflexos de hipocrisia (esse fermento aqui não se consome), é sempre motivo de regozijo deslocarmo-nos até Cacia, quer para promover a campanha para a dádiva de sangue, como ainda para visitar os amigos ali residentes.

Os dadores de sangue e os amigos que fazem questão de deslocar-se ao local da colheitas de sangue, são sempre bem-vindos, sendo recebidos com um aperto de mão, um abraço, uma palavra amiga, pois do nosso lado sabem com o que podem contar, sem pinga de fingimento, sem snobismo, sem roupagem falsa, sem peneiras para aparecer bem na foto.

Esta fotorreportagem, mais não serve do que testemunhar publicamente gestos simples que ajudam a salvar vidas, assim venham mais.

Para que conste registamos com profundo agrado a presença de 40 inscritos, deste 31 foram aprovados, 8 suspensos temporariamente, com 1 eliminado. Lamentamos esta eliminação, mas, mandam as boas práticas que assim deve ser, tanto para bem do dador, como do doente.

Que o(a) colega que transitou para o estatuto de ex-dador(a) não se distancie da ADASCA, se mantenha próximo de nós, acompanhe as actividades a desenvolver, visite-nos sempre que o desejar, pois aqui não chutamos ninguém para canto, como acontece noutros locais.

Somos da opinião que tanto o dador como ex-dador não devem ser só lembrados para esticar o braço, mas, sempre que seja possível, convidando-os para os eventos que forem sendo realizados. Já basta nos sentirmos subvalorizados no SNS quando lá nos deslocamos, como acontece nos Centros de Saúde da área de residência, e nos hospitais públicos.

Chega-nos com frequência relatos de situações caricatas vividas por dadores naqueles locais, embora existam associações de dadores nas áreas de residência dos mesmos. Resta saber o que fazem de concreto, possivelmente, assinam convénios com o silêncio para não ficarem mal vistos.

Chegados aqui, o nosso sincero obrigado a todos os colegas que fizeram questão de comparecer mais uma vez, dando testemunho público da sua genuína solidariedade para quem nem sequer conhecem. De igual modo, um agradecimento especial ao senhor presidente da Junta de Freguesia por mais uma vez ceder graciosamente o respectivo Salão, na pessoa do sr. Casimiro.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Director do Litoral Centro

NB: o mapa de sessões de colheitas para o ano de 2018 estamos em crer, que será disponibinilizado no site www.adasca.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário