quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Hora de Fecho: Angola. Exonerações e recados do novo Presidente

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
João Lourenço tem-se desdobrado em recados e exonerações, uma das quais a de Isabel dos Santos, da Sonangol. Um sinal da "nova independência" ou a substituição "de um bandido por outro"?
João Lourenço pediu aos novos administradores da Sonangol, empossados após a exoneração de Isabel dos Santos, que "cuidem bem" da empresa, por ser a "galinha dos ovos de ouro" de Angola.
O ativista Luaty Beirão reagiu com vários tweets à decisão de João Lourenço de afastar Isabel dos Santos da Sonangol. "Estou maluco", escreveu. "João Lourenço veio com nervo, está a sair muito bem."
Presidente angolano avisou a nova da Sonangol que é necessário construir uma refinaria em Angola, para reduzir as importações de combustíveis. Isabel dos Santos suspendeu projeto para o Lobito.
O novo imposto sobre os produtos com elevado teor de sal não vai passar do papel, já que conta com a oposição garantida de PSD, CDS e também de um dos parceiros do Governo no Parlamento, o PCP.
Na estreia parlamentar, o ministro Adjunto Pedro Siza Vieira falou em incentivos fiscais para empresas e pessoas no interior. E rever portagens para serviços de transportes pesados e de mercadorias.
Rui Moreira queria apresentar livro no Soares dos Reis, mas foi impedido pela Direção do Património. Autarca falou em censura e ameaçou com tribunais. DGPC contraria o autarca e mantém a argumentação.
Angela Merkel quer governar um quarto mandato na Alemanha. O SPD ficou fora das negociações e isso obrigou a CDU a trabalhar com parceiros improváveis. O prazo para o entendimento está a esgotar-se.
De Rossi revoltou-se no banco, admitiu a amargura da eliminação da Itália do Mundial, despediu-se da seleção mas teve uma atitude com a comitiva sueca que nem os próprios queriam acreditar.
A mansão de 25 quartos, numa área de 18 hectares, está avaliada em 8,4 milhões de euros. É onde Mugabe e a mulher, Grace, estão detidos desde quarta-feira. Descubra aqui o interior da casa.
A projeção Mercator, com que os mapas foram desenhados, faz com que alguns países pareçam maiores ou mais pequenos do que realmente são. Mas há um site que mostra o seu verdadeiro tamanho. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Os professores pedem progressões automáticas como as de outros funcionários públicos, mas nem sabem como tal é injusto quando pensamos no mundo real e não protegido dos trabalhadores do sector privado

Helena Garrido
São 115 pessoas, com nome e família, que perderam a vida porque o Estado falhou. Em menos de cinco meses. Estas estão a ser as nossas escolhas, quer queiramos ou não ver.

Jean-Claude Juncker e Tibor Navracsics
Na cimeira de Gotemburgo, à medida que a Europa constrói o seu futuro, a educação e a cultura devem constituir o ponto de partida. Estas são um motor para a criação de emprego e para o crescimento.

Rafael Marques de Morais
Prezada Isabel dos Santos, chegou a hora de retribuir o teu gesto de carinho para comigo, manifestado há já algum tempo na tua conta do Instagram, quando me tratavas por Rafaelzinho.

Paulo Tunhas
Deveríamos dar mais atenção ao papel do ridículo em política. O que, num primeiro momento, pode ser insignificante, arrisca-se a, pouco a pouco, contribuir para a destruição da nossa vida comum.

b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário