Enquanto dormia...
... no Zimbabué, depois do golpe de Estado e enquanto o ditador Robert Mugabe continua em silêncio preso em casa, já decorrem as primeiras negociações para a formação de um governo de união nacional e de transição. De resto, é pouco o que se sabe do movimento da oposição que depôs o líder há mais tempo no poder (37 anos).
- A grande culpada pela queda de Mugabe do poder terá sido a sua mulher Grace, também conhecida por “Grace Gananciosa”, “Gucci Grace” ou “Lady Macbeth”.
- Não menos polémicos são os filhos do ditador, que têm no histórico pancadaria, álcool, drogas e até vídeos a despejar champanhe sobre relógios de luxo.
- A repressão de Mugabe é também histórica. Inclui genocídio, matanças e expropriações.
Em Angola, a queda (ou limpeza, segundo muitos) do clã dos Santos continua a gerar reações. O ativista Luaty Beirão aplaude as decisões do novo presidente por "estar a meter a mão no ninho dos marimbondos" e ironiza com os despedidos.
- Duma penada, João Lourenço retirou a gestão de grandes empresas a três filhos de José Eduardo dos Santos. A decisão com mais estrondo foi a da confirmação da exoneração de Isabel dos Santos da presidência da Sonangol.
- Welwitshea ‘Tchizé’ e José Paulino dos Santos, ‘Coreon Du', outros dois filhos do ex-presidente angolano, perderam a televisão pública. Resta Filomeno dos Santos, que está à frente do Fundo Soberano envolvido na polémica dos Paradise Papers e pode também cair ainda esta semana.
- Tchizé reagiu dizendo que está a "apanhar" por tabela enquanto Isabel dos Santos tem usado frases motivacionais nas redes sociais, que vão de Aristóteles, a Gandhi até... frascos de Nutella. Percebe-se: o seu substituto à frente da petrolífera angolana é Carlos Saturnino, um arqui-inimigo.
- Vale por isso a pena ler a carta aberta que o jornalista Rafael Marques dedica à filha mais velha do ex-presidente "Belinha, sai só".
- Isabel dos Santos que mantém vários interesses económicos em Portugal (e alguns já passaram por grandes guerras).
Ainda desta noite e madrugada:
Rui Rio e Santana Lopes estiveram em campanha na zona de Lisboa. Separados por 28 km, evocaram Sá Carneiro e discordam no resto.
No futebol, com a vitória do Peru sobre a Nova Zelândia, ficou completo o quadro de 32 apurados para o Mundial da Rússia, entre eles os adversários de Portugal. No Brasil, o Corinthians foi campeão e festejou assim.
'Salvator Mundi', de Leonardo Da Vinci, tornou-se a obra de arte mais mais cara de sempre ao ser vendido em leilão por 450,3 milhões de dólares.
Outra informação importante
Os professores ameaçam com novas greves e endurecer os protestos se o Governo não ceder no descongelamento de carreiras. Ontem, enquanto os professores protestavam fora do Parlamento, a secretária de Estado anunciava avanços que depois não se confirmariam. Porque não está previsto nada no Orçamento nem vai ser possível gastar mais dinheiro. Carlos Silva, líder da UGT, em entrevista ao Público e RR, diz que aceita passar as contas para um futuro Governo e diz que falta "algum peso político" ao ministro.
A perseguição policial que acabou com a morte de uma mulher por engano começou em Almada e acabou de forma trágica na Rotunda do Relógio em Lisboa, com explosivos, tiros e um erro fatal. Foi aberto um inquérito pelo IGAI e seis polícias foram constituídos arguidos. O JN diz hoje que dispararam mais de 30 tiros, 20 marcas ficaram no carro, segundo o DN.
Sobre o surto de legionela já se sabe que a origem terá estado mesmo no interior do hospital S. Francisco Xavier. O número de infectados subiu para 54.
E vale a pena anotar (com dedicatória ao Governo) novo recado presidencial. Questionado sobre Tancos e a legionela (sem esquecer o que falta saber sobre os incêndios), Marcelo lembrou que "o Presidente da República não se esquece, tem uma memória de elefante".
No caso Gianina, a empresa municipal de Gaia sob investigação, o piloto Tiago Monteiro confessou em tribunal que recebeu 150 mil euros por evento em que não participou, escreve o JN.
Falta ainda falar de mais polémicas do futebol. Horácio Piriquito, vogal do Conselho Fiscal da Federação -- "grande benfiquista, um amigo" -- foi obrigado a demitir-se depois de a FPF abrir um inquérito às suspeitas de que tinha passado informação confidencial ao comentador do Benfica Pedro Guerra. Já o Sporting mostrou mais provas em como o clube da Luz apoia as suas claques e pediu castigos.
Os nossos especiais
Ricardo Salgado envolveu Marcelo Rebelo de Sousa com Álvaro Sobrinho e José Eduardo dos Santos. Está tudo contado no A Conspiração dos Poderosos — Os Segredos do Saco Azul do Grupo Espírito Santo, o livro do Luís Rosa que será publicado esta sexta-feira e do qual pré-publicamos o capítulo 15 com o primeiro interrogatório ao banqueiro.
A nossa opinião
- José Manuel Fernandes escreve sobre as reivindicações dos professores: "Os professores pedem progressões automáticas como as de outros funcionários públicos, mas nem sabem como tal é injusto quando pensamos no mundo real e não protegido dos trabalhadores do sector privado".
- Helena Garrido escreve sobre as vítimas da legionela e dos incêndios em "mortos pelo Estado, mortos por nós": "São 115 pessoas, com nome e família, que perderam a vida porque o Estado falhou. Em menos de cinco meses. Estas estão a ser as nossas escolhas, quer queiramos ou não ver".
- Paulo Tunhas escreve sobre o ridículo na política: "Deveríamos dar mais atenção ao papel do ridículo em política. O que, num primeiro momento, pode ser insignificante, arrisca-se a, pouco a pouco, contribuir para a destruição da nossa vida comum".
Notícias surpreendentes
Em dia de estreias no cinema, destaque para a ' Liga da Justiça, que junta Batman, a Mulher-Maravilha, Flash, Cyborg e Aquaman. Uma geringonça de super-heróis, segundo o Eurico de Barros, que lhe dá só duas estrelas. As alternativas são estas.
Do cinema para a música, porque, 25 anos depois, há uma edição especial de "Automatic for The People". E o que seria de nós se os R.E.M. nunca tivessem feito este disco?, pergunta o Tiago Pereira.
Nas sugestões para bem comer, destaque para o Peixe na Avenida. Além da qualidade do restaurante, há uma mão cheia de histórias da chef que o lidera, contadas ao Diogo Lopes.
E agora ciência. Foi descoberto mais um exoplaneta onde pode haver vida. E o Ross 128b é o que fica mais perto da Terra: 'apenas' a 11 anos-luz.
Quais são as mulheres líderes que estão a mudar o mundo segundo a Time? Uma fotógrafa brasileira de 22 anos fotografou-as com o iPhone. O projeto chama-se Firsts.
Seja também o primeiro a ficar bem informado. Depois do resumo matinal que lhe deixo, é só passar pelo Observador e terá todas as notícias da atualidade. E muito mais
Uma boa quinta-feira, feliz e produtiva
Para o fim deixo-lhe o melhor bocado. A sugestão para que corra às bancas para comprar a nova revista de Lifestyle do Observador, com o melhor da criatividade portuguesa
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário