No âmbito do projecto Sabor Sur, co-financiado pelo Programa Interreg V-A Espanha-Portugal, vão ser desenvolvidos vários cursos, alguns dos quais a desenvolver pela Universidade do Algarve.
No decorrer de uma reunião que teve lugar, no passado dia 9, no Algarve foram identificadas necessidades formativas, entre outras, nas seguintes áreas:
– Segurança microbiológica dos produtos tradicionais, nomeadamente parâmetros de segurança e higiene alimentar aplicados à produção alimentar e microbiologia do ambiente, superfícies e manipuladores
– Azeitonas de mesa, através da caracterização, valor nutricional, potencial de utilização e processamento do fruto;
– Propagação básica das plantas silvestres comestíveis, tal como valor nutricional e benefícios para a saúde;
– Produção de licores tradicionais, através da definição, classificação e características de diferentes tipos de licores e, ainda, da análise dos parâmetros de qualidade;
– Propriedade Intelectual focada nas necessidades do sector agroalimentar;
– Técnicas de criatividade para o desenvolvimento de produtos e serviços, em ambiente empresarial.
Depois de concluídos, os cursos irão integrar um conjunto mais vasto de ofertas formativas, a disponibilizar em português e em espanhol na Plataforma Ruta CECE (https://www.rutacece.com/pt/elearning).
Essa plataforma permitirá aumentar o acesso às mais variadas ofertas formativas e demais recursos de forma gratuita e didáctica. Adicionalmente, ou a título de complementaridade, o projecto prevê a realização de Laboratórios que permitirão aos empresários adquirir e colocar em prática novos conhecimentos.
Esta actividade tem como principal objectivo proporcionar uma maior aproximação entre o know-how produzido nas universidades e nas empresas do sector agroalimentar, promovendo a inovação e o aumento da competitividade empresarial através da colaboração transfronteiriça Portugal – Espanha.
Fonte; O Algarve Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário