sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

360º - Que empresa é esta que vende pernil à Venezuela e está no centro da polémica? Fact Check aos erros e omissões da nº 2 do PS sobre financiamento

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Uma polémica diplomática que inclui a palavra "pernil" dá vontade de rir, mas o caso é mais sério do que parece. Depois de Nicolás Maduro ter acusado Portugal de sabotar o Natal venezuelano por não ter enviado pernil de porco para o país, uma das empresas envolvidas veio esclarecer que está em causa uma dívida de 40 milhões do regime chavista.

O caso envolve diplomacia (já vimos), dinheiro (também já vimos) - e ainda política. A principal empresa que vende pernil à Venezuela chama-se Iguarivarius e tem várias ligações políticas influentes. O presidente do conselho de administração é Mário Lino, que foi ministro de José Sócrates; e em novembro entrou também para a administração Manuel Mendes Brandão, que é amigo de Paulo Portas e foi seu chefe de gabinete no Ministério da Defesa. Há um ano, o Ministério Público abriu uma investigação à Iguarivarius.

Na Venezuela, o pernil não foi a única coisa que faltou neste Natal. Também não houve brinquedos nem gasolina, conta hoje o El Mundo.


Mais informação importante
Os partidos envolvidos na mudança à lei do financiamento continuam a tentar criar confusão. Ontem, a n.º 2 do PS, Ana Catarina Mendes, deu uma conferência de imprensa a tentar defender o diploma que foi aprovado. Mas um longo e completo Fact Check feito pelo Miguel Santos Carrapatoso às suas declarações mostra que não disse a verdade:
  • Não há alterações à isenção do IVA para os partidos? Errado.
  • As alterações às regras do IVA não vão interferir em processos em curso? Esticado.
  • A lei agora aprovada não representa mais dinheiro público para os partidos? Errado.
  • Fim do limite para as angariações foi recomendado pelo Tribunal Constitucional? Errado.
Do lado do PSD, o deputado Duarte Marques foi à SIC Notícias criticar o método de aprovação do diploma, mas defender o seu conteúdo. Problema: falou sem conhecer a lei e confundiu várias coisas.

A nova lei conseguiu ontem um outro consenso (além do já famoso "consenso" que levou à sua aprovação): tanto o atual como a anterior presidente da Entidade das Contas criticaram o diploma.

E ainda um terceiro consenso: o bloco central de comentadores-senadores-ex-políticos revoltou-se. Na SIC, Marques Mendes (“Se o PSD não tivesse avançado não havia lei"); na SIC Notícias, Jorge Coelho ("Isto é mau demais para ser verdade").

Está tudo agora nas mãos do Presidente. Marcelo Rebelo de Sousa decide entre terça e quinta-feira se veta, escreve o Vítor Matos.

Antes, tem que recuperar da cirurgia. O Presidente foi ontem internado de urgência para ser operado a uma hérnia umbilical. A cirurgia estava marcada para Janeiro, mas uma complicação obrigou a antecipá-la.

Quando se soube da cirurgia, surgiram duas perguntas imediatamente: o que é uma hérnia umbilical? E o Presidente teve que ser substituído em funções? As respostas estão aqui e aqui.

O Governo quer reduzir o sal, o açúcar e as gorduras trans em cereais, bolachas e outros alimentos até 2020.O plano envolve vários ministérios e a indústria do sector.

A história começa bem: dois médicos cardiologistas são casados, trabalham no Hospital de Beja e dão-se tão bem que até decidiram tirar férias juntos esta semana, entre o Natal e o Ano Novo. Mas a história acaba mal: como não há mais ninguém, o hospital ficou sem cardiologistas. Os doentes são vistos por médicos de medicina interna ou encaminhados para Évora ou Lisboa.

A EDP Comercial informou que os aumentos no preço da luz não vão ultrapassar 2,5% em 2018. Mas há outras contas: a renda do contador pode custar até mais 35% na fatura.

É melhor olhar bem para os números e comparar os preços. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos alerta para a “má prática” dos comercializadores na comunicação das tarifas da luz.

Lá fora, há mais cuidado com a comunicação: a Apple pediu ontem desculpa por não ter informado os consumidores que reduz o desempenho dos iPhones mais antigos com atualizações de software, o que pode obrigar as pessoas a comprarem os modelos mais novos. No mesmo dia, descobriu-se que o líder da empresa, Tim Cook, só viaja em jatos privados, por questões de "segurança e eficiência".

Já se sabe quem são os quatro jogadores do Rio Ave suspeitos de terem sido pagos para perder um jogo no último campeonato. O guarda-redes Cássio e os defesas Marcelo, Eliseu Nadjack e Roderick Miranda foram constituídos arguidos.

Carmen Franco, a única filha do ditador Francisco Franco, morreu esta manhã aos 91 anos. Viveu à sombra do seu pai, cujo legado defendia apesar de dizer que ele tinha sido "machista".

Morreram 12 pessoas, incluindo uma criança de um ano, num incêndio em Nova Iorque. O The New York Timeslembra que é o fogo mais mortífero na cidade dos últimos 25 anos. 


Os nossos Especiais
 
Por telefone, os reformados eram convidados a uma consulta grátis. Depois, começava a burla. Eram coagidos a adquirir tratamentos e aparelhos médicos - numa das consultas, chegaram a pedir 20 mil euros. A Carolina Branco conta como funcionava a clínica de medicina alternativa especializada em enganar idosos.
 

A nossa Opinião

Numa opinião em vídeo, José Manuel Fernandes fala sobre o compadrio entre os partidos nas mudanças na lei do financiamento.

Helena Garrido escreve "Suicídios partidários": "Os partidos andam a suicidar-se. No caso das alterações às regras do seu financiamento alimentaram mais uma vez o monstro do populismo".

João Marques de Almeida escreve "Parabéns Pinto da Costa": "O homem que nasceu no dia dos Santos Inocentes, já disse que se sente com energia e ainda com anos para dar ao Porto. Nas suas palavras 'são 65 anos mais IVA'. E há quem diga que os 80 são os novos 70".

Diana Soller escreve "Realismo com princípios": "A verdade é que a retirada dos Estados Unidos do seu papel de produtor de ordem cria um vazio de poder de tipo novo. E entramos em 2018 sem saber como e por quem vai ser esse vazio preenchido".


Notícias surpreendentes

São 18 espumantes para entrar em 2018. As propostas de seis garrafeiras para as borbulhas perfeitas estão aqui.

E ainda uma boa notícia: não vai chover na passagem de ano.

A fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues, vai ter uma passagem de ano diferente: depois do dueto na noite de Lisboa, aceitou o convite de Madonna e vai estar no apartamento da cantora em Nova Iorque.

Se Celeste Rodrigues quiser uns acessórios diferentes, o Mauro Gonçalves tem 55 propostas até 20 euros.
 
Sim, falta pouco para a passagem de ano e já sabe que, até lá, vamos estar sempre aqui. E depois também.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário