domingo, 3 de dezembro de 2017

Manhã de domingo: Populismos: querem os homens ser iguais a deuses?

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
O Observador faz a pré-publicação do novo livro de Jaime Nogueira Pinto, "Bárbaros e Iluminados: populismo e utopia no século XXI", sobre os líderes e os regimes que ambicionam tudo.
Na semana em que o casamento do príncipe Harry foi anunciado, a utilidade da família real britânica voltou a ser questionada. O que importa o próximo casamento real num país à beira do Brexit?
O ministro da Educação não está satisfeito com o "reality show" em que o futebol se transformou e admite - ainda que em último recurso - que o Governo possa aplicar sanções mais pesadas.
O vídeo foi divulgado numa exposição de arte em 2015, mas só agora se soube que foi gravado numa câmara de gás de um campo de concentração na Polónia. Sobreviventes e descendentes estão indignados.
O Presidente norte-americano afirmou este sábado que o seu ex-conselheiro Michael Flynn, que assumiu ter mentido ao FBI na investigação sobre a ingerência russa, nada fez de ilegal durante o processo.
A missão norte-americana na ONU informou António Guterres que os EUA "terminaram a sua participação no pacto mundial sobre a migração". O acordo visava melhorar gestão internacional deste movimentos.
A bordo do barco de pesca estavam 22 pessoas. O barco naufragou depois de colidir com uma embarcação de reabastecimento, ao largo da cidade de Incheon. Duas pessoas estão desaparecidas.
Tanto o Tribunal Penal Internacional como as autoridades holandesas estão a investigar o suicídio do general bósnio croata Slobodan Praljak, que ingeriu cianeto durante uma sessão em Haia.
Um grupo de amigos portugueses lançou em Agosto uma escova de dentes feita de bambu. A The Bam & Boo Toothbrush exporta para 30 países e quer tornar os objetos do quotidiano mais amigos do ambiente.
A autobiografia de Caetano Veloso, marco da literatura no Brasil, chega a Portugal com um capítulo inédito, onde podemos entrar na cabeça do baiano em 2017, ano em que voltou para o ativismo político.
Funeral de Zé Pedro realizou-se esta tarde e foi reservado à família. Missa de corpo presente foi nos Jerónimos. Parlamento vai decidir forma de homenagem que respeite a vontade do músico, diz Ferro. 
Opinião

Alberto Gonçalves
Felizmente o dr. Rio dá uma ajuda: a comissão de honra e a lista de apoios declarados, repletos do pior entulho oligárquico que o partido produziu em décadas, são quase um manifesto favorável ao rival

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
“Os católicos continuam a desempenhar um importante papel. Na escola, na saúde, na solidariedade social, na cultura, na ciência, na tecnologia”. E na política?

Diana Soller
Os EUA estão reféns da China e da sua política uma no cravo outra na ferradura. E, como se vê, não havia pior altura para Navarro ter ganho a Tillerson. Perderam os Estados Unidos e perdeu o mundo.

Rui Ramos
Belmiro de Azevedo foi, enquanto empresário, um dos agentes da democratização social e económica de Portugal. Como poderiam os comunistas perdoar-lhe?

Jorge Barreto Xavier
Deixou de haver inocentes na política portuguesa. Catarina Martins pode verter lágrimas sobre o orçamento da Cultura. Mas ela é tão responsável por ele como o PS e o PCP.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário