segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

360º - As entrelinhas do congresso do PSD e das palavras de Rui Rio. Os delírios de Bruno de Carvalho. Os primeiros finalistas do Festival da Canção

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
No Sporting há, valha-nos Deus, mais novidades. Depois de Bruno de Carvalho ter dado indicações aos sócios, como se fosse um pequeno ditador sul-americano, para "não comprarem jornais desportivos e não verem nenhum canal", o seu diretor de comunicação, Nuno Saraiva, veio explicar aos sportinguistas o que não podem fazer. A lista é esta (a sério, não se riam, a lista existe mesmo):

  1. Não podem ver programas de debate desportivo;
  2. Não podem participar em programas de debate desportivo;
  3. Não podem ser convidados a falar de temas do Sporting;
  4. Não podem escrever artigos que não sejam para o Jornal Sporting;
  5. Não podem falar sobre o Sporting às rádios;
  6. Não podem passar links de orgãos de comunicação social nas redes sociais;
  7. Não podem comprar jornais desportivos;
  8. Não podem comprar o Correio da Manhã;
  9. Não podem ver canais portugueses sem ser por lazer.
Para já, nenhum dos comentadores sportinguistas cumpriu a ordem de Bruno de Carvalho para abandonar os programas de debate. Mas Manuel Fernandes, que é funcionário do clube, diz que ainda vai falar com o presidente do Sporting sobre o assunto.

Ontem, os atletas do Sporting evitaram os jornalistaspor ordem da direção; e o Sindicato dos Jornalistas pediu uma “resposta firme e coletiva”

Esquecendo os delírios, mas continuando no futebol: o FC Porto venceu o Rio Ave por 5-0. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve sobre a importância do “menino 30 milhões”, Sérgio Oliveira. Mas convém não esquecer Marega: tem já oito golos ao Rio Ave em sete jogos.

O Braga também goleou o Guimarães por 5-0. Antes do jogo dos dois rivais, houve confrontos, tiros da polícia e feridos; depois do jogo, o treinador do Guimarães demitiu-se.


Mais informação importante
O que é que hoje tem mesmo de saber sobre o primeiro congresso do PSD da era Rui Rio? Durante estes três dias, o Observador teve uma equipa de 15 pessoas a recolher informação em permanência (e tem aqui todos os artigos que publicámos). Estes são os textos mais analíticos:
No congresso, houve várias polémicas, apesar da imagem de unidade:
Durante três dias, o Observador entrevistou os principais protagonistas do PSD. Alguns foram para o congresso à boleia do nosso Carpool, outros passaram pelo plateau do Observador:
  • No Carpool, Luís Montenegro prometeu que "não vai ser a sombra de Rui Rio"; Marco António Costa avisou que “Rio vai descobrir, infelizmente, que o PS não quer nada”; e Hugo Soares garantiu que “tinha todas as condições para trabalhar com Rio”;
  • No plateauDavid Justino pediu tolerância nas críticas à escolha de Elina Fraga; Fernando Negrão assumiu que só fica líder parlamentar se tiver os votos de mais de metade da bancada; Pedro Duarte disse que está fora, mas defendeu uma “renovação de rostos” no PSD; e Paulo Mota Pintogarantiu que só haverá Bloco Central “se o país estiver à beira de uma catástrofe”.
E, agora, para nos divertirmos um bocadinho:

Rui Rio é recebido hoje por Marcelo Rebelo de Sousa, mas há mais atualidade além do PSD. Vamos a ela.

O Governo quer limitar a fixação de objetivos de venda de produtos bancários. O objetivo, avança a TSF, é proteger melhor os clientes.

Há um défice de 70 milhões de euros no sistema de saúde dos militares. A notícia é do CM.

Existem mais de 1.700 doentes em lista de espera para os cuidados continuados, escreve o JN.

António Guterres é distinguido hoje com o grau de doutor "honoris causa" pela Universidade de Lisboa, onde foi aluno e professor.

Um novo sismo, de magnitude 6 na escala de Richter, abalou esta madrugada o sul do México

Foram suspensas as operações de busca do avião iraniano que desapareceu com 66 pessoas a bordo durante uma tempestade de neve.
 

Os nossos Especiais

Cortar os matos implica gastar dinheiro, mas como a produção de madeira aumenta torna-se um investimento com retorno. Esta é uma das primeiras conclusões do projeto financiado pelo Observador na sequência dos grandes fogos em Portugal. Leia os detalhes
 
Guttmann, Eusébio e a história entre duas Taças dos Campeões Europeus. É a pré-publicação de uma nova biografia que conta a vida do mítico treinador do Benfica Béla Guttmann.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "O PS não quer saber nem do PSD, nem das reformas": "Ao acreditar que o PS, tomado de espírito patriótico, negociará reformas do Estado com o PSD e sacrificará a geringonça, Rio está a criar uma armadilha a si mesmo. Não, o PS não quer reformar o Estado".

Luís Rosa escreve "Obrigado, Pedro Passos Coelho":"Numa altura em que devemos agradecer a Passos Coelho pelo futuro sustentável que ajudou a construir, também devemos lembrar a Rui Rio que tem a especial obrigação de não desrespeitar esse legado".

João Carlos Espada escreve sobre a “ilusão pós-nacional”: "Se as teorias a respeito do desaparecimento inexorável do nacionalismo estavam certas, como foi possível este aparente regresso do sentimento nacional?"

Gabriel Mithá Ribeiro escreve "A verdade a que temos direito": "Os manuais de História recomendados no nosso sistema público de ensino condenam, bem!, o nazismo alemão (1933-1945), mas conseguem encontrar formas para legitimar (mal!) o maoísmo chinês (1949-1976)".


Notícias surpreendentes

O Observador acompanhou em liveblog a primeira meia-final do Festival da Canção e apresenta os primeiros sete finalistas. Conheça os detalhes de cada um deles.

Nas redes sociais, os memes concentraram-se na banana comida em direto por Janeiro, que foi o escolhido de Salvador Sobral e o que recebeu mais votos do público.

Durante toda a noite, Pedro Vieira foi tomando notas para fazer uma análise atenta, cuidada e altamente especializada das 13 canções. É um "Amor I love you" à moda antiga.

Temos ainda as imagens da primeira semi-final pós-Salvador e as reações dos escolhidos.

Além do Festival, ontem foi noite de BAFTA, os prémios britânicos do cinema. Com cinco prémios em nove nomeações, “Três Cartazes à Beira da Estrada” foi o vencedor. "A Forma da Água" só recebeu três prémios.

Antes, na passadeira vermelha, houve vestidos negros, transparências e ativistas, como pode ver pelas fotos.

Já tem tudo aquilo de que precisa para começar mais uma semana sem lhe escapar nada. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário