quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

360º - Caso Patuleia: a história rocambolesca da primeira vez que a juíza Fátima Galante foi investigada por corrupção.

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
É a notícia principal da CNN esta manhã: o advogado de Donald Trump confirmou que pagou 105 mil euros a uma atriz de cinema pornográfico com quem o Presidente terá tido um caso em 2006. Mas garante que o dinheiro era dele e que não usou fundos de Trump. Só não explicou com que objectivo é que fez o pagamento durante a campanha presidencial.

Nos EUA, a Rússia é uma ameaça: os serviços secretos norte-americanos avisaram o Congresso que Vladimir Putin vai tentar interferir nas eleições intercalares deste ano. 

Na Europa, a Rússia é uma vítima (mais ou menos): o ministro dos Negócios Estrangeiros holandês demitiu-se por ter mentido ao dizer que tinha estado numa reunião onde, há dez anos, Putin teria revelado os seus planos de expansão territorial.


Mais informação importante
Rui Rangel e Fátima Galante conhecem hoje as suas medidas de coação no caso Lex - por isso, esta é a melhor altura para recuar até ao final dos anos 90. Foi nessa altura que rebentou o caso Patuleia, a primeira investigação por corrupção à juíza, que acabaria absolvida de forma polémica. O enredo tem personagens inesquecíveis:
  • Fátima Galante é a juíza acusada;
  • Rui Rangel é o marido com "muitos inimigos";
  • Hernâni Patuleia é o alegado intermediário que fala demais ao telefone;
  • Pedro Guerra (hoje comentador do Benfica) é o jornalista do semanário O Independente que segue o caso com títulos feitos de trocadilhos;
  • Fernando Negrão (atual deputado do PSD) é o diretor da PJ que dá início à investigação;
  • Maria José Morgado é a jovem procuradora do Ministério Público que acusa Patuleia e senta Galante no banco das testemunhas.

Primeiro, veio o aviso ao Governo: o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que Portugal deve aproveitar o crescimento económico para cumprir os seus compromissos e gastar mais em Defesa. Depois, veio o sim-senhor: o ministro Azeredo Lopes garantiu que vai fazer isso mesmo, sendo que pode estar em causa a compra de cinco aviões KC-390 (com um valor que deve rondar os 400 milhões de euros). Os parceiros da "geringonça", que como se sabe adoram a NATO, devem estar delirantes de alegria.

O congresso do PSD começa já esta sexta-feira e a temperatura sobe:

O Bloco de Esquerda e o PCP querem que a nota da disciplina de Educação Física volte a contar para a média de acesso ao ensino superior, revertendo assim uma das reformas de Nuno Crato. O Governo parece concordar, mas a mudança ainda não avançou.

O presidente da Partex, que a Gulbenkian agora vai vender, diz que a empresa decidiu deixar de investir em Portugal e que não vai contestar a rescisão dos contratos com o Governo para exploração e prospeção de petróleo. A entrevista de António Costa e Silva pode ser lida no Público.

As unidades de elite da PSP vão receber novas espingardas, mais eficazes contra a ameaça terrorista.A notícia é do JN.

Com o Codfather português preso, o porto de New Bedford está a ir ao fundo. Carlos Rafael foi posto numa cadeia americana por fuga ao fisco e fraude, só que as consequências foram maiores (e piores) do que se esperava.

Benjamin Netanyahu vai ser formalmente acusado de corrupção pelo Ministério Público. Numa reação através do Facebook Live, o primeiro-ministro israelita falou em campanha de “difamação”. Já há dúvidas sobre se Netanyahu se conseguirá manter no poder, escreve o The New York Times.

Consumou-se ontem a derrota de Martin Schulz no seu regresso à política alemã. O ex-presidente do Parlamento Europeu formalizou a sua demissão do SPD, sendo que também não entra no novo governo de coligação.

O príncipe Henrique da Dinamarca morreu ontem, aos 83 anos. Em agosto do ano passado, anunciou que se recusava a ser sepultado ao lado da rainha por nunca ter recebido o título de rei.


Os nossos Especiais
 
Estamos a assistir ao regresso do homem que todos julgavam estar acabado. Depois de ter sido condenado por evasão fiscal e impedido de desempenhar cargos públicos até 2019, Silvio Berlusconi é agora o favorito nas eleições italianas de 4 de março. O João de Almeida Dias explica o que se passa.

Depois da mais recente polémica em volta de "Hilas e as Ninfas", de Waterhouse, e do seu potencial "ofensivo", Carlos Maria Bobone recorda outros casos em que o erotismo se cruza com a arte e pergunta: a arte é um espelho dos dogmas morais?
 

A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve sobre Marcelo Rebelo de Sousa: "Se amanhã fosse almoçar com o Presidente da República a uma esplanada faria um livro a seguir, além do bónus do divertimento, coisa raríssima entre nós. Mas a pátria não é isso".

Hoje, eu escrevo "Surpresa e choque: a Igreja prega sobre sexo""Se o facto de um cardeal pregar sobre sexo é algo tão terrível, tão castrador e tão absurdo, então porque é que todas as grandes religiões - todas - o fazem? Porque será?"

Luís Aguiar-Conraria escreve "Sexo é bom, senhor Cardeal": "Esta crónica sem moral se calhar até é imoral. Mas é a minha forma de dizer que sexo faz bem. Faz bem ao corpo e ao espírito. Não fazer sexo faz mal".

Maria João Marques escreve "Je suis Waterhouse":"Estamos a regressar a um tempo em que a nudez é pecaminosa e uma transgressão, cuja exibição deve ser punida? Já não vemos a arte como, entre outras, uma forma de prestar tributo à beleza humana?"


Notícias surpreendentes

Chegou o dia mais aguardado ou mais temido, dependendo das circunstâncias. Sim, hoje é Dia dos Namorados. Por isso, aqui vai:
  • Se não tem par, aproveite as festas para solteiros que há em Lisboa e no Porto;
  • Se se esqueceu de um presente, tem as nossas sugestões para ele e para ela;
  • Se quer ler um livro, tem o "Manual de Sedução", da psicóloga clínica Vera Ribeiro, que ajuda a responder a 10 perguntas sobre sexo.
 
O livro "Confissão de um Assassino", de Joseph Roth, é um original dos anos 30, republicado em português. João Pedro Vala dá-lhe cinco estrelas.

Já está disponível a banda sonora de "Black Panther", o filme sobre a personagem da Marvel que estreia esta semana. Tem curadoria e canções de Kendrick Lamar. Vasco Mendonça ouviu-a e dá-lhe quatro estrelas.

O criador das séries "Vikings" e "Os Tudors" juntou-se a Martin Scorsese para fazerem uma nova série sobre os romanos. Chama-se "The Caesars".

Imagino que já tenha visto horas intermináveis de televisão com as imagens do Carnaval em Portugal, por isso deixo para o fim as fotos dos festejos lá fora, do Brasil à Alemanha.

Acho que agora já está pronto (e informado) para enfrentar mais um dia. Quando quiser saber as novidades, já sabe que estamos aqui
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário