terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

360º - Chic by Choice, o negócio fantasma das portuguesas distinguidas pela Forbes. A vitória polémica do Sporting. Os problemas de Elina Fraga

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Depois dos desvios norte-coreanos do seu presidente, o Sporting voltou a jogar futebol. Mas a polémica não desapareceu: ganhou ontem ao Tondela por 2-1, mas foi mesmo em cima do final do jogo, aos 90+9. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve acerca do "triunfo da anarquia sobre a democracia" (mas o texto é mesmo só sobre futebol).

No final do jogo, houve bocas de Jorge Jesus para a bancada, um cartão vermelho e muita confusão no túnel, com os árbitros a terem de esperar que os ânimos acalmassem.

A arbitragem e os nove minutos de tempo de conpensação levaram a reações de Iker Casillas e do Benfica, que fala “numa das maiores vergonhas de todos os tempos”.


Mais informação importante
Como se esperava, hoje só se fala da escolha de Elina Fraga para vice-presidente de Rui Rio no PSD. Um dia depois da eleição, a Procuradoria-Geral da República confirmou aos jornalistas que está em curso um inquérito crime que pretende investigar a gestão da ex-bastonária na Ordem dos Advogados

Perante isto, Elina Fraga teve a reação típica de um populista. Primeiro, disse que não sabia de nada. Depois, acusou o seu sucessor na Ordem de ter uma atitude "persecutória".

Já que falamos em populismo, aqui vai uma adivinha: quem apareceu ontem a defender Elina Fragadescrevendo-a como um "orgulho" e assegurando que ela vai acabar com o "nepotismo"? Já conseguiu chegar lá? Exacto: foi Marinho e Pinto, o homem que escolheu Fraga como sua sucessora na Ordem dos Advogados.

Rui Rio lançou-se ontem no caminho dos acordos de regime:
  1. Primeiro, foi a Belém prometer “diálogo” para reformas, mas ainda sem propostas concretas (e o Presidente já disse estar disponível para “acompanhar de forma empenhada” este exercício de convergência);
  2. Depois, deu uma breve entrevista à RTP a dizer que espera ter uma relação “normal e civilizada” com o primeiro-ministro;
  3. Hoje, vai encontrar-se com António Costa ao meio-dia. O líder do PS, claro, já considerou “positiva para o país a nova disponibilidade” do PSD, dando a entender que quererá falar sobre a descentralização e a "Estratégia Portugal pós-2020".

Santana Lopes, que avança e recua, e recua e avança, veio deixar hoje um aviso, em entrevista ao DN: "Se Rio for ali ao dr. Costa e disser que vai para um governo do PS, temos o caldo entornado".

O tribunal que está a julgar o caso Manuel Vicente marcou três sessões para ouvir presencialmente o banqueiro Carlos Silva (que só queria falar por skype). A audição está marcada para 6, 7 e 8 de março.

O Fisco vai enviar senhas de acesso ao Portal das Finanças a todos os que ainda fazem o IRS em papel. São 280 mil pessoas e o objetivo é convertê-las às maravilhas do pagamento de impostos pela Internet. A notícia é do DN.

Os autarcas das áreas metropolitanas do Porto e Lisboa querem ter centros de saúde abertos até à meia-noite.Para isso, escreve o JN, admitem assumir a sua gestão.

O aviso foi feito por António Guterres, secretário-geral da ONU, ao receber o doutoramento honoris causa no Instituto Superior Técnico: “A próxima guerra será precedida de um ciberataque”.

Depois da desistência do irlandês Philip Lane, Luis de Guindos será o próximo vice-presidente do BCE, como sucessor de Vítor Constâncio.


Os nossos Especiais

A Chic by Choice, uma das estrelas das start ups portuguesas, é hoje em dia um negócio fantasma. A empresa de aluguer de vestidos de luxo, lançada por duas portuguesas que foram incluídas pela Forbes há um mês na restrita lista das 30 jovens sub-30 “mais brilhantes” da Europa, vive rodeada de um enorme silêncio criado pelas suas fundadoras e pelos investidores. A Ana Pimentel está a investigar a história desde julho do ano passado e agora conta todos os detalhes: o aluguer de vestidos está indisponível, o telefone está desligado, o showroom não existe e em 2016 houve um prejuízo de 1 milhão de euros.

Aos 38 anos, uma mulher negra conheceu um “tóxico segredo de família”: Amon Göth, o nazi que matava judeus da varanda retratado na "Lista de Schindler", era seu avô. A descoberta resultou num livro e a Cátia Bruno falou com Jennifer Teege, que admitiu: “Para muitos, o meu avô é a personificação do nazismo”.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve que "o PSD tem um novo líder, a oposição não": "O afastamento da Procuradora Geral da República é a principal questão política em Portugal. Nesse ponto, o PSD de Rui Rio não promete ser um partido de oposição".

Helena Cristina Coelho escreve "Sulistas, populistas e… que mais?": "Por um lado, Rui Rio aparece de peito feito a condenar o abominável populismo, que rejeita — por outro, parece cair em tentações populistas, em que cede. O que esperar daqui?".

Laurinda Alves escreve "Hatebook": "Muitos haters gastam diariamente horas infinitas a ler tudo o que escrevem as pessoas que odeiam. Não lhes escapa uma linha pois sabem que não lhes pode escapar a oportunidade do seu instante de fama".

Nuno Crato escreve sobre "A primeira luz do ESPRESSO": "Tudo leva a crer que o novo espectrógrafo europeu ESPRESSO irá possibilitar novos desenvolvimentos na astronomia, na linhagem das descobertas realizadas graças à luneta que Galileu construiu em 1609".


Notícias surpreendentes

Afinal não eram aqueles os finalistas do Festival da Canção. No momento (que pode ver neste vídeo) em que estavam a ser anunciados os nomes em direto, Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP, percebeu que algo estava errado, mas já não deu tempo de emendar. Descobriu-se depois que alguém tinha escrito manualmente "canção número 3" em vez de "canção número 13" no papel onde registou a contagem do televoto.

Resultado: sai a música “Eu Te Amo”, de Beatriz Pessoa e Mallu Magalhães, e entra a canção “Sem Medo” de Jorge Palma e Rui David. Tudo visto, somado e corrigido, estes é que são (mesmo) os primeiros 7 finalistas do Festival da Canção.

O novo finalista, Rui David, disse ao Observador ter ficado "amargurado" com a reviravolta.

Os bastidores da gravação do novo álbum dos Linda Martini ficaram registados num mini documentário que o Observador está a revelar em exclusivo. O primeiro episódio está aqui, e o segundo aqui.

Frances McDormand é a atriz do momento. A protagonista de "Três Cartazes à Beira da Estrada" ganhou o Bafta e está agora a caminho do Óscar. Quando toda a gente se vestia de preto, levou um vestido de cores berrantes e disse: “Tenho um pequeno problema com a conformidade”

Só mais uma pergunta: já foi espreitar a MAGG? A irmã mais nova do Observador já está online e tem muito, muito para ler (além de ter uma grande pinta). Reserve uns minutos para lá ir, de certeza que depois vai querer voltar.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário