terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Rio deixa Hugo Soares fora de reunião da direção. “Desrespeito”, diz o deputado

O líder parlamentar tem assento na Comissão Política Permanente e na Comissão Política Nacional, mas não foi convocado. "A acontecer trata-se de um desrespeito institucional grave", diz.
Depois de um Congresso Nacional em que muito se falou de "unidade" em torno de Rui Rio e da nova direção do PSD, demorou pouco até 'estalar o verniz" entre Hugo Soares, o ainda líder parlamentar social-democrata, e a direção de Rui Rio, novo presidente do partido.
Esta terça-feira, o PSD reúne a Comissão Política Permanente e a Comissão Política Nacional - órgãos em que, segundo os estatutos do partido, o líder parlamentar tem assento garantido -, mas Hugo Soares, que participa esta tarde na Conferência de Líderes parlamentares, diz ter ficado surpreendido com a realização dessas duas reuniões.
"A acontecer, creio que não será verdade, mas a acontecer, creio que se trata de um desrespeito institucional grave para com o grupo parlamentar, mas creio que não deve haver nenhuma reunião porque eu não fui convocado", disse Hugo Soares, no parlamento, antes de entrar para o encontro entre os líderes dos vários grupos parlamentares.
A Comissão Política do PSD foi agendada para as 17 horas, na sede nacional do PSD, em Lisboa, ou seja, uma hora depois da Conferência de Líderes, com Hugo Soares a confirmar que "estava previsto nos estatutos" do partido que pudesse participar nas reuniões da direção, mas que "não sabia que havia nenhuma reunião".
Hugo Soares, que, nas últimas eleições diretas apoiou Pedro Santana Lopes, irá deixar a liderança da bancada do PSD a partir da próxima quinta-feira, dia em que o grupo parlamentar vai a votos para escolher o novo líder que, ao que tudo indica, será o ex-ministro Fernando Negrão, que foi, até ao momento, o único a avançar com uma candidatura ao lugar.
tsf

Nenhum comentário:

Postar um comentário