No dia 04 de Fevereiro e no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, a UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade de Monforte) em parceria com Universidade Sénior do Município de Monforte levaram a cabo uma aula aberta sobre o tema.
Tendo como principal objetivo uma reflexão sobre a doença e sensibilizar os presentes para a importância da prevenção do cancro, a aula, que decorreu no passado dia 8, no auditório do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), contou ainda com a participação de três alunos da Escola Superior de Saúde de Portalegre.
Para estar presente na aula foi convidada a Maria de Jesus Vieira da Silva, voluntária do Movimento Vencer e Viver do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, para falar sobre a sua "história de superação de Cancro".
Acompanhada por Filipa Carrilho, funcionária do Grupo de Apoio de Portalegre do Núcleo Sul da Liga Portuguesa contra o Cancro, Jú Silva (como gosta de ser apelidada) fez um relato emocionante sobre a sua experiência na luta contra o Cancro que deixou todos os presentes muito sensibilizados, em particular aqueles que já passaram por situações idênticas.
Na aula estiveram presentes 36 pessoas tendo estas tido a oportunidade de ver esclarecidas duvidas sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo de apoio de Portalegre, especificando Filipa Carrilho que uma das suas principais missões é dar apoio ao doente, familiares e amigos, assim como apelar ao rastreio do cancro da mama. Aproveitou igualmente para informar e para finalizar a aula que o rastreio em Monforte está agendado para o próximo mês de outubro.
ULSNA
Veja as Fotos in http://www.ulsna.min-saude.pt/noticias/testemhunho-de-superacao-de-cancro-na-ucc-de-monforte/
NOTA:
Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1
— O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade
profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei
confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à
entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no
local onde se efectua a dádiva.
Diário
da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei
n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Mapa
para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt
Joaquim
Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário