segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

360º - Portugal quer prender Manuel Vicente? 11 perguntas para entender a polémica. Superbowl: o jogo, os anúncios, a música e o humor

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os Philadelphia Eagles derrotaram os Patriots de Tom Brady e venceram a Super Bowl pela primeira vez. A estrela improvável da noite foi Nick Foles, um "quarterback" suplente que há meses esteve para se retirar da modalidade. O Edgar Caetano conta os detalhes do que se passou e mostra os vídeos das principais jogadas.

Além do jogo, o que é mais importante na Super Bowl? Os anúncios, claro. No intervalo publicitário mais caro do mundo, houve 34 anúncios que fizeram rir e chorar (e, já agora, comprar). Na publicidade, houve pouco de Trump e nada de #MeToo. A única a tocar na ferida foi esta.

Além do jogo e dos anúncios, o que é mais importante na Super Bowl? A música, claro. Justin Timberlake fez renascer Prince, ao recriar a atuação do cantor em 2007. Será que Prince teria gostado?

Além do jogo, dos anúncios e da música, o que é mais importante na Super Bowl? O humor, claro. Houve memes, muitos memes.


Mais informação importante
A Justiça portuguesa ordenou a detenção de Manuel Vicente para o notificar de que é arguido num processo por corrupção. O mandado que visa o ex-vice-Presidente de Angola tinha um prazo de validade curto: expirou no domingo às 23h59. E partiu de uma informação que se revelou errada: as autoridades achavam que Vicente estava em Portugal. O que é que aconteceu em mais esta reviravolta do processo? E o que se segue? As nossas 11 perguntas ajudam a perceber.

O mandado de detenção para notificar Vicente trouxe mais agitação diplomática. O ex-embaixador Francisco Seixas da Costa criticou a divulgação do documento com o argumento de que se trata de "falta de sentido de Estado". Já o Ministério dos Negócios Estrangeiros preferiu não comentar: "É do foro judicial".

Ontem à noite, Marques Mendes deu uma novidade sobre o caso: Manuel Vicente escreveu uma carta à Procuradoria-Geral de Angola a pedir formalmente às autoridades de Luanda que solicitem a Portugal a transferência do processo judicial para aquele país

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que vai devolver a taxa de proteção civil até 15 de março. O dinheiro chega a sua casa por vale postal (a não ser que esteja em causa um valor superior a 5 mil euros), escreve o DN.

Rui Rio ainda nem sequer tomou posse como líder do PSD e já começou o cerco. Miguel Pinto Luz, lançado por Miguel Relvas como candidato a líder, não quis (ou não conseguiu) avançar, mas agora já tem muitas exigências para fazer. Numa carta aberta a Rui Rio, exige a vitória nas legislativas, o chumbo do próximo Orçamento e a recusa do bloco central.

A JSD vai eleger um novo líder em abril. Vão estar frente a frente uma deputada e um advogado apoiante de Rui Rio.

O BE está a fazer exigências: Catarina Martins insiste que a reversão das mudanças à lei laboral fazem parte do acordo com o PS e têm de avançar ainda durante este ano.

O Governo vai criar um grupo de trabalho para reavaliar todos os benefícios fiscais atribuídos nos vários impostos, avança o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, em entrevista ao Público.

A nova presidente da Raríssimas devolveu ao stand o BMW topo de gama que era usado por Paula Brito e Costa, escreve o JN. O automóvel custava 921 euros/mês à associação.

Do ranking das escolas, sobram três artigos especiais do Observador (além do interactivo onde pode ver em que lugar ficou a sua):

Nunca perdendo uma oportunidade de se fazer notado, José Sócrates volta aos artigos de opinião, desta vez no Público. O ex-primeiro-ministro, acusado de crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais e fraude fiscal, compara a Operação Lex à Operação Marquês.

Os dias no Sporting estão a ser agitados (para o mal e para o bem):


Os nossos Especiais
 
Trump, Deepak Chopra ou as pulseiras quânticas: quem são os maiores inimigos da ciência? José Carlos Fernandes escreve sobre uma longa lista de ditadores, ignorantes, fundamentalistas, vendilhões, exploradores do medo, obscurantistas e cientistas tresmalhados que consta do livro A Ciência e os seus Inimigos, de Carlos Fiolhais e David Marçal .


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve sobre "os rankings das oportunidades perdidas": "Com cerca de 15 anos de vida e indicadores cada vez mais fiáveis, está na hora de se dar o passo em frente: ver nos rankings escolares um ponto de partida para discutir políticas públicas de educação".

João Carlos Espada escreve sobre "o segredo dos Parlamentos democráticos": "Nas democracias parlamentares, os sentimentos dos eleitores têm de ser tidos em conta — mesmo, e talvez sobretudo, se e quando discordamos deles".

Luís Rosa escreve "Portugal anestesiado (e com a falta de memória habitual)": "Num país em que a extrema-esquerda parece ter o exclusivo da indignação, mas em que hoje estão muitas vezes em silêncio tático cúmplice com PS, é fundamental que o PSD e o CDS ocupem esse espaço".

Helena Matos escreve "O condomínio": "Nos dias de hoje qualquer português que se preze consegue apontar uma boa meia dúzia de cromos do condomínio: ele é o porreiro-simpático, o litigante infatigável, o caloteiro reivindicativo..."

Alberto Gonçalves escreve "Quem se mete com o PS":"Não espanta que o dr. Costa achasse o episódio do dr. Centeno 'ridículo', como não espanta a inquietação dos avençados do regime, a começar pelos que sobrevivem no futuro semanário Diário de Notícias".

João Marques de Almeida escreve sobre a igualdade das mulheres: "Uma sociedade dominada pelos homens, pelo simples facto de o serem e de não serem mulheres, não é justa. E a igualdade será inevitável e desejável. Ponto final. Não é necessário mais argumentos".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "A ‘heresia’ do Papa Francisco": "O Papa Francisco não criou uma nova doutrina moral, nem uma nova normativa canónica, nem sequer uma nova disciplina sacramental: apenas propõe que se privilegie a abordagem pastoral".


Notícias surpreendentes

Pois é, já estamos naquela altura do ano: vem aí o Dia dos Namorados. Para os ansiosos e para os angustiados, o Diogo Lopes fez uma lista de 20 restaurantes entre Lisboa e o Porto para celebrar o São Valentim à mesa. Mas despache-se com as reservas.

Goethe, o maldito, é demasiado grande para ser grande? O livro que João Barrento escreveu sobre o escritor alemão apanha muito bem o seu lado mais sombrio, diz Carlos Maria Bobone.

António Maria Lisboa viveu apenas 25 anos e foi o mais radical dos surrealistas portugueses. Agora, sai o primeiro livro sobre o poeta. Joana Emídio Marques conta o que podemos esperar de António Maria Lisboa, Eterno Amoroso, de Joana Lima.

Uma Thurman falou finalmente sobre Harvey Weinstein. A atriz de "Pulp Fiction" e "Kill Bill" contou que foi atacada pelo produtor num hotel em Londres: "Fez todo o tipo de coisas desagradáveis".

Está a começar uma semana muito fria, por isso espero que esteja bem agasalhado. As temperaturas podem chegar aos sete graus negativos.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário