Enquanto dormia...
Os Philadelphia Eagles derrotaram os Patriots de Tom Brady e venceram a Super Bowl pela primeira vez. A estrela improvável da noite foi Nick Foles, um "quarterback" suplente que há meses esteve para se retirar da modalidade. O Edgar Caetano conta os detalhes do que se passou e mostra os vídeos das principais jogadas.
Além do jogo, o que é mais importante na Super Bowl? Os anúncios, claro. No intervalo publicitário mais caro do mundo, houve 34 anúncios que fizeram rir e chorar (e, já agora, comprar). Na publicidade, houve pouco de Trump e nada de #MeToo. A única a tocar na ferida foi esta.
Além do jogo e dos anúncios, o que é mais importante na Super Bowl? A música, claro. Justin Timberlake fez renascer Prince, ao recriar a atuação do cantor em 2007. Será que Prince teria gostado?
Além do jogo, dos anúncios e da música, o que é mais importante na Super Bowl? O humor, claro. Houve memes, muitos memes.
A Justiça portuguesa ordenou a detenção de Manuel Vicente para o notificar de que é arguido num processo por corrupção. O mandado que visa o ex-vice-Presidente de Angola tinha um prazo de validade curto: expirou no domingo às 23h59. E partiu de uma informação que se revelou errada: as autoridades achavam que Vicente estava em Portugal. O que é que aconteceu em mais esta reviravolta do processo? E o que se segue? As nossas 11 perguntas ajudam a perceber.
O mandado de detenção para notificar Vicente trouxe mais agitação diplomática. O ex-embaixador Francisco Seixas da Costa criticou a divulgação do documento com o argumento de que se trata de "falta de sentido de Estado". Já o Ministério dos Negócios Estrangeiros preferiu não comentar: "É do foro judicial".
Ontem à noite, Marques Mendes deu uma novidade sobre o caso: Manuel Vicente escreveu uma carta à Procuradoria-Geral de Angola a pedir formalmente às autoridades de Luanda que solicitem a Portugal a transferência do processo judicial para aquele país.
A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que vai devolver a taxa de proteção civil até 15 de março. O dinheiro chega a sua casa por vale postal (a não ser que esteja em causa um valor superior a 5 mil euros), escreve o DN.
Rui Rio ainda nem sequer tomou posse como líder do PSD e já começou o cerco. Miguel Pinto Luz, lançado por Miguel Relvas como candidato a líder, não quis (ou não conseguiu) avançar, mas agora já tem muitas exigências para fazer. Numa carta aberta a Rui Rio, exige a vitória nas legislativas, o chumbo do próximo Orçamento e a recusa do bloco central.
A JSD vai eleger um novo líder em abril. Vão estar frente a frente uma deputada e um advogado apoiante de Rui Rio.
O BE está a fazer exigências: Catarina Martins insiste que a reversão das mudanças à lei laboral fazem parte do acordo com o PS e têm de avançar ainda durante este ano.
O Governo vai criar um grupo de trabalho para reavaliar todos os benefícios fiscais atribuídos nos vários impostos, avança o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, em entrevista ao Público.
A nova presidente da Raríssimas devolveu ao stand o BMW topo de gama que era usado por Paula Brito e Costa, escreve o JN. O automóvel custava 921 euros/mês à associação.
Do ranking das escolas, sobram três artigos especiais do Observador (além do interactivo onde pode ver em que lugar ficou a sua):
- Um quadro no meio da escola; uma câmara de filmar; um vídeo onde os alunos explicam o que fez a Escola Básica e Secundária de Barroselas para ter chegado ao primeiro lugar do ranking de sucesso (aquele que mede as melhorias dos alunos);
- A escritora Maria Filomena Mónica, de 75 anos, que estudou no Colégio das Doroteias, em Lisboa, escreve um texto sobre os seus tempos de aluna. E Daniela Pereira, de 18 anos, que estudou na Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá, escreve outro texto sobre a sua experiência;
- Dos tempos do internato frio e austero ao primeiro lugar do ranking tradicional: a história dos 146 anos do Colégio do Rosário, que ficou no topo da lista.
Nunca perdendo uma oportunidade de se fazer notado, José Sócrates volta aos artigos de opinião, desta vez no Público. O ex-primeiro-ministro, acusado de crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais e fraude fiscal, compara a Operação Lex à Operação Marquês.
Os dias no Sporting estão a ser agitados (para o mal e para o bem):
- A assembleia geral do clube, no sábado, acabou suspensa, com a direção a abandonar os trabalhos e Bruno de Carvalho a ameaçar demitir-se.
- O presidente do Sporting voltou a falar - mas pelo Facebook. Bruno de Carvalho enumerou 52 “sportingados” (neologismo que nasce da mistura entre “sportinguistas” e “aziados”);
- Hoje é o dia da decisão. O presidente do Sporting reúne esta segunda com a direção e há três cenários possíveis. O Bruno Roseiro explica o que mudou (ou não) em 36 horas;
- Para piorar as coisas, o Sporting teve ontem, ao 30.º jogo em provas nacionais, a sua primeira derrota, frente ao Estoril e passou automaticamente do topo para o terceiro lugar. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve: "Nunca é bom dia para perder. Hoje, era o pior".
- No fim do jogo, Jorge Jesus falou da importância do vento e do problema de algumas ausências, mas deu zero importância ao que aconteceu na Assembleia Geral;
- O que vem a seguir: esta semana, o Sporting joga contra o FC Porto para a Taça.
- No meio de tudo isto, uma boa notícia para o Sporting: os seus atletas conseguiram este domingo conquistar os títulos europeus de corta-mato masculino e feminino. Como lembra o Bruno Roseiro, foi um dia em que Moniz Pereira diria “Valeu a pena”.
Os nossos Especiais
Trump, Deepak Chopra ou as pulseiras quânticas: quem são os maiores inimigos da ciência? José Carlos Fernandes escreve sobre uma longa lista de ditadores, ignorantes, fundamentalistas, vendilhões, exploradores do medo, obscurantistas e cientistas tresmalhados que consta do livro A Ciência e os seus Inimigos, de Carlos Fiolhais e David Marçal .
A nossa Opinião
Alexandre Homem Cristo escreve sobre "os rankings das oportunidades perdidas": "Com cerca de 15 anos de vida e indicadores cada vez mais fiáveis, está na hora de se dar o passo em frente: ver nos rankings escolares um ponto de partida para discutir políticas públicas de educação".
João Carlos Espada escreve sobre "o segredo dos Parlamentos democráticos": "Nas democracias parlamentares, os sentimentos dos eleitores têm de ser tidos em conta — mesmo, e talvez sobretudo, se e quando discordamos deles".
Luís Rosa escreve "Portugal anestesiado (e com a falta de memória habitual)": "Num país em que a extrema-esquerda parece ter o exclusivo da indignação, mas em que hoje estão muitas vezes em silêncio tático cúmplice com PS, é fundamental que o PSD e o CDS ocupem esse espaço".
Helena Matos escreve "O condomínio": "Nos dias de hoje qualquer português que se preze consegue apontar uma boa meia dúzia de cromos do condomínio: ele é o porreiro-simpático, o litigante infatigável, o caloteiro reivindicativo..."
Alberto Gonçalves escreve "Quem se mete com o PS":"Não espanta que o dr. Costa achasse o episódio do dr. Centeno 'ridículo', como não espanta a inquietação dos avençados do regime, a começar pelos que sobrevivem no futuro semanário Diário de Notícias".
João Marques de Almeida escreve sobre a igualdade das mulheres: "Uma sociedade dominada pelos homens, pelo simples facto de o serem e de não serem mulheres, não é justa. E a igualdade será inevitável e desejável. Ponto final. Não é necessário mais argumentos".
Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "A ‘heresia’ do Papa Francisco": "O Papa Francisco não criou uma nova doutrina moral, nem uma nova normativa canónica, nem sequer uma nova disciplina sacramental: apenas propõe que se privilegie a abordagem pastoral".
Notícias surpreendentes
Pois é, já estamos naquela altura do ano: vem aí o Dia dos Namorados. Para os ansiosos e para os angustiados, o Diogo Lopes fez uma lista de 20 restaurantes entre Lisboa e o Porto para celebrar o São Valentim à mesa. Mas despache-se com as reservas.
Goethe, o maldito, é demasiado grande para ser grande? O livro que João Barrento escreveu sobre o escritor alemão apanha muito bem o seu lado mais sombrio, diz Carlos Maria Bobone.
António Maria Lisboa viveu apenas 25 anos e foi o mais radical dos surrealistas portugueses. Agora, sai o primeiro livro sobre o poeta. Joana Emídio Marques conta o que podemos esperar de António Maria Lisboa, Eterno Amoroso, de Joana Lima.
Uma Thurman falou finalmente sobre Harvey Weinstein. A atriz de "Pulp Fiction" e "Kill Bill" contou que foi atacada pelo produtor num hotel em Londres: "Fez todo o tipo de coisas desagradáveis".
Está a começar uma semana muito fria, por isso espero que esteja bem agasalhado. As temperaturas podem chegar aos sete graus negativos.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário