Uma garrafa de edição limitada de Yamazaki single malt de 50 anos de idade foi leiloada por 250 mil euros em Kong Kong pela Sotheby's Finest.
A Sotheby’s Finest., sociedade de vendas por leilão com sede em Londres, leiloou por 250 mil euros uma garrafa de edição limitada de Yamazaki single malt de 50 anos de idade. O recorde de preço foi, alcançado num leilão em Honk Kong com um valor que é mais que o dobro da sua estimativa de preço de pré-venda 114 mil euros.
“Estamos absolutamente entusiasmados com o novo recorde mundial de leilões estabelecido pelo Yamazaki Aged 50 Years NV, o preço mais alto alcançado por qualquer garrafa de whisky japonês, ilustrando um mercado de whisky em pleno crescimento”, afirma Paul Wong, especialista da Sotheby’s Wine, na Ásia.
Mas o Yamazaki está muito longe de ser o whisky mais caro jamais vendido. Em 2014, uma garrafa de Macallan Imperiale M marcou o recorde com um preço de 511.971 euros na Sotheby’s. O decantador de cristal facetado continha seis litros de whisky e levou 50 horas de trabalho, por parte de sete artesãos, para estar concluído.
A destilaria Yamazaki situa-se junto à localidade de Shimamoto, num lugar chamado vale de Yamazaki, que serviu de inspiração para o nome da destilaria. Conhecida por produzir um estilo doce, frutado e apimentado. Yamazaki foi originalmente fundada por Shinjiro Torii em 1924 tornando-se a primeira destilaria comercial do Japão. A localização desta destilaria deveu-se à grande diversidade de fontes de água e humidade relativa do ar alta, ambiente propício para a fabricação e maturação de whisky.
Suntory tem hoje a maior parcela de mercado de single malts no Japão e exporta para mais de dez países. A destilaria Yamazaki já recebeu inúmeros prémios e em 2015 Jim Murray do livro Whisky Bible nomeou o whisky Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 o melhor whisky do ano.
Fonte: Jornal Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário