Enquanto dormia...
... 34 jogos depois, o FC Porto perdeu pela primeira vez este campeonato e a derrota em Paços de Ferreira por 1-0 relançou por completo o campeonato. O Benfica ficou agora a apenas a dois pontos de diferença e o Sporting pode ficar a cinco se hoje vencer em Chaves. Mas a culpa não foi só de Brahimi ter falhado um penálti, nem da chuva e do vento, como explica o Bruno Roseiro na crónica. No fim, os ânimos exaltaram-se.
Vai haver mais tempo para limpar as matas? Segundo Marcelo, talvez sim. O prazo termina esta quinta-feira, diz 15, mas o presidente fala na necessidade de elasticidade.
Os testes do VIH e da hepatite B vão poder ser feitos nas farmácias. O Público avança que deixa de existir necessidade de prescrição médica em nome do interesse público.
Na China, Xi Jinping já é 'Imperador'. A Assembleia Nacional Popular aprovou a emenda constitucional que estabelece uma presidência indefinida. E muito mais leis que reavivam o absolutismo.
Nos EUA um helicóptero de turismo caiu em Nova Iorque. Os cinco passageiros morreram, o piloto sobreviveu.
Na Colômbia, o partido do ex-presidente Álvaro Uribe venceu com 67,71% dos votos. Mas longe do grande resultado esperado.
Na Rússia, Putin confessou deu ordem para abater um avião de passageiros. Foi na abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi e havia indicação de uma bomba a bordo. Acabou por por se revelar (a tempo) ser fake news.
Em França, Marine le Pen foi reeleita líder da Frente Nacional e rebaptizou o partido. Frente Nacional que puniu o nº.2 da sua juventude, um luso-francês, devido a um insulto racista.
Em Espanha foi encontrado o corpo da criança de oito anos que tinha desaparecido há quase duas semanas. Gabriel estava a ser transportado na mala do carro da namorada do pai, que foi detida, mas suspeita-se que a dominicana Ana Julia não terá agido sozinha. O crime tem intrigado as autoridades espanholas.
Outra informação relevante
Apesar dos apelos para um maior controlo, a banca parece ter voltado a abrir (e muito) a torneira do crédito. Os bancos garantem que há cautela, mas, mesmo assim, dão créditos pessoais para ajudar com as entradas e satisfazer os clientes. Para tirar as dúvidas, o Edgar Caetano e o David Almas foram em reportagem ver o que (realmente) se passa balcão a balcão.
Assunção Cristas assumiu-se como a única alternativa à direita no congresso do CDS onde foi anunciada como futura primeira-ministra. Marques Mendes acha que "pode cair no ridículo". O Observador teve uma equipa de 12 pessoas em Lamego e fez uma cobertura completa da reunião dos centristas, com artigos para que possa tirar as suas conclusões:
- Oito opiniões rápidas: o congresso visto por Alberto Gonçalves, José Manuel Fernandes, Alexandre Homem Cristo, Maria João Marques, Miguel Pinheiro, Helena Cristina Coelho, Luís Rosa e eu.
- Duas análises: onde Vítor Matos diz que abriu a época da guerra à direita e ele e o Miguel Santos Carrapatoso falam desta competição CDS-PSD.
- Três Carpools: com as entrevistas em movimento com Assunção Cristas, Filipe Lobo D'Ávila e Adolfo Mesquita Nunes.
- Dois balanços e os 'Portas de ouro': com os vencedores, vencidos e espectadores do congresso, a ambição do CDS e as 14 cotoveladas no PSD e ainda a respectiva atribuição de prémios.
- Os bastidores e o best of: através de 22 fotos de Cristas fora dos holofotes e 23 momentos de quem deu nas vistas no palco ou protagonizou cenas insólitas.
- E o futuro: com quem se perfila para a sucessão, do CDS liberal de Adolfo ao conservador de “Chicão”.
Quem estava previsto ir ao congresso do CDS com Rui Rio e não foi, foi Feliciano Barreiras Duarte, depois de se ver envolvido numa polémica curricular. O novo secretário-geral do PSD tinha há anos no seu currículo a indicação de ter sido "visiting scholar" da universidade de Berkeley. Mas a universidade não só nega, como o acusa de forjar um documento. Rio desvaloriza o caso, desmente a presença em Lamego confirmada por mail sexta-feira e acha que está tudo resolvido depois de Barreiras Duarte ter feito a devida correção.
Rui Rio que estará a preparar o partido para uma vitória só em 2021, segundo um vice do PSD disse ao Expresso, mas que reagiu rápido à notícia do semanário sobre o pagamento de apenas 0,7% de IRC por parte da EDP. Rio pediu um debate urgente no Parlamento e quer alterar a lei fiscal que permite a empresas pagarem taxas anuais tão baixas. Mas a elétrica nacional nega que tal aconteça e diz até que foi a maior pagadora de IRC em 2017: há pois aqui um grande mistério por explicar (e ainda ninguém o fez). Até o PS quer esclarecimentos.
Polémica que se mantém é como só uma notícia (neste caso o relatório do LNEC divulgado pela Visão) levou as Finanças a desbloquear as verbas para obras urgentes na ponte 25 de Abril. Mas o problema não se fica por aqui: se as receitas da ponte são privadas, porque é que é o Estado a pagar a manutenção? O Bloco quer a situação clarificada.
Pedro Soares do Santos elogia Costa mas diz que os "parceiros" da 'geringonça' "só atrapalham". Em entrevista ao Público, o presidente da Jerónimo Martins diz que enquanto o PS necessitar do apoio do BE e PCP não será "possível" fazer as reformas estruturais de que o país ainda precisa.
A partir de hoje o Benfica terá um gabinete de crise para lidar com todos os processos de que está a ser alvo. Sábado, depois da vitória sobre o Desp. das Aves, Luís Filipe Vieira apareceu aos jornalistas para fazer uma declaração (foi mais um murro na mesa para convocar os adeptos) a dizer que tinha acabado "a paródia" e que iria processar todos os que manchassem a marca Benfica. Como não houve direito a perguntas, não foi possível questionar o presidente benfiquista se também ia avançar contra a justiça que está a investigar o clube em pelo menos três processos.
Os nossos especiais
Quem era Lavrentis Béria, o homem mais temido da URSS? O novo livro de José Milhazes conta quem era o homem de confiança de Estaline para as tarefas mais tenebrosas e como acabou em desgraça.
A nossa opinião
- Alexandre Homem Cristo escreve sobre Rui Rio estar sem aliados.
- Luís Rosa escreve sobre os perigos do fanatismo no futebol.
- João Carlos Espada escreve sobre uma intervenção de Cavaco Silva na Universidade Católica.
- João Marques de Almeida escreve sobre as vidas dos partidos e as suas propostas.
- Alberto Gonçalves escreve sobre o futebol a propósito dos casos do Benfica.
- P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre um outro mundo para além do da actualidade.
- Eu escrevo uma crónica pessoal a que dei o título 'A culpa é das Acácias'.
Notícias surpreendentes
A nova série da RTP, "1986", criada por Nuno Markl, estreia esta terça-feira. Mas afinal, que música é que se cantava nesse ano em Portugal? O Luís Freitas Branco foi perguntar a Lena d'Água, Carlos Tê, Rui Reininho, Carlos Maria Trindade e Pedro Ayres Magalhães.
Entre o Brasil e “Westworld”, o que faz Rodrigo Santoro em Portugal? Está a rodar uma série realizada por Vicente Alves do Ó e protagonizada por Lúcia Moniz. E falou com o André Almeida Santos sobre esta produção mas também sobre o trabalho na televisão americana.
Se fosse vive, Peyroteo teria feito 100 anos este sábado. Quem era o goleador que desafiava o impossível e só falhou o curso de medicina veterinária? Uma máquina de futebol com dois anos de ginástica sueca, que fez vários desportos, esteve no teatro, acompanhou fados à viola, mas gostava mesmo era de ópera, conta o Bruno Roseiro.
Do fim de semana de Moda Lisboa, houve homenagem a Zé Pedro dos Xutos, muito street style e várias reportagens do Mauro Gonçalves e também da Maag.
Fica com o resumo das notícias da manhã e o que de mais importante marcou o fim de semana. Para o resto da atualidade que não vai parar ao longo do dia é só continuar a ler o Observador.
Boa segunda-feira, bom arranque de semana (e se vai andar de comboio tenha atenção à greve).
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário