domingo, 18 de março de 2018

Qualificação dos técnicos dos museus nacionais vai passar pelo CEARTE

Este protocolo constitui,  para o CEARTE, uma oportunidade estratégica para o seu posicionamento enquanto entidade formadora de referência na área do Património.
Resultado de imagem para CEARTENa próxima segunda-feira, 19 de Março, pelas 12h00, o CEARTE e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) irão celebrar um Protocolo de Colaboração para, entre outras valências e atividades de cooperação técnico-científica, responder às exigentes necessidades de formação dos profissionais deste organismo público. A cerimónia terá lugar na Sede do CEARTE em Coimbra, sendo o Protocolo assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do CEARTE e do Subdiretor – Dr. Filipe Silva, e será presidida pelo Senhor Delegado Regional do Centro do IEFP,IP – Dr. Alberto Costa.
Relevando a importância estratégica do Protocolo, estarão presentes o Diretor do CEARTE – Dr. Luís Rocha e os Diretores dos Museus Nacionais da região Centro: Museu Machado de Castro – Dra. Ana Alcoforado, Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Batalha Dr. Joaquim Ruivo, Mosteiro de Alcobaça – Dra. Ana Pagará, Mosteiro do Convento de Cristo – Arq. Andreia Galvão, Museu Nacional Grão Vasco – Dra. Paula Cardoso e Museu Monográfico e Ruínas de Conimbriga – Dr. José Ruivo.
Esta parceria decorre das recentes atribuições do Estado, que norteiam o CEARTE no sentido do alargamento do seu campo de ação formativo à área do Património.
O protocolo enquadra o desenvolvimento, nos próximos 3 anos, de um conjunto de ações de formação profissional a desenvolver pelo CEARTE, em colaboração com a DGPC, em vários pontos do país, incluindo Lisboa, Évora, Alcobaça, Batalha, Tomar, Viseu e Coimbra, e dirigidas aos mais de 800 colaboradores da Direção-Geral e dos Museus nacionais, designadamente, Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Museu Nacional Machado de Castro, Museu Monográfico de Conímbriga, Museu Nacional Grão Vasco, e Laboratório José Figueiredo.
Estas ações de formação profissional irão contemplar diversas áreas como Atendimento, Relações Interpessoais e Gestão de Conflitos, Línguas (Inglês, Francês e Espanhol), Higiene e Segurança no Trabalho, Conservação e Restauro/Reabilitação do Património, e Tecnologias de Informação.
Além do interesse mútuo na promoção e colaboração técnico-científica nos campos da formação contínua, do desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, o protocolo preconiza ainda o desenvolvimento, a atualização e a certificação de competências dos colaboradores da DGPC, com vista ao cumprimento das metas operacionais e estratégicas referentes à missão e atribuições daquela Direção-Geral.
Registe-se também a oportunidade da assinatura o protocolo no Ano Europeu do Património Cultural, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social, económico e turístico e a importância da formação para os trabalhadores dos Museus nacionais no acolhimento dos muitos milhares de turistas que em Portugal procuram conhecer e visitar o nosso riquíssimo património.
De referir que este protocolo constitui, para o CEARTE, uma oportunidade estratégica para o seu posicionamento enquanto entidade formadora de referência na área do Património, na medida em que a instituição parceira – a DGPC – detém a máxima competência e propriedade neste âmbito, no plano nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário