terça-feira, 24 de abril de 2018

Município de Fontenay participa na reflorestação do Pinhal








O Município francês de Fontenay-sous-Bois, com o qual a Marinha Grande é geminada  doou 53 mil árvores no âmbito da reflorestação do Pinhal do Rei, na sequência do incêndio de 15 de outubro.

A manifestação de solidariedade foi formalizada no passado dia 19 de abril, no âmbito da assinatura do protocolo de acordo entre as duas cidades sobre as ações ligadas à reflorestação, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande, à qual se seguiu um gesto simbólico de plantação de pinheiros no Talhão nº 256.

O documento foi assinado pela presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e pelo presidente da Câmara de Fontenay-sous-Bois, Jean-Philippe Gautrais, que enalteceram esta parceria como forma de fomentar a cooperação dos dois territórios, geminados desde 1982.

No seguimento dos graves incêndios que atingiram a região de Leiria em outubro de 2017 e, em particular, o concelho da Marinha Grande, o Pinhal do Rei foi desvastado em cerca de 90% da sua área.

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2017, uma delegação da cidade de Fontenay-sous-Bois deslocou-se à região, com o objetivo de avaliar as primeiras necessidades e os recursos a mobilizar. De imediato, a cidade de Fontenay-sous-Bois manifestou a sua solidariedade comprometendo-se, juntamente com a sua homologa portuguesa, a participar na recuperação deste património arborizado. 

Desde o início do mandato (em outubro 2017), o Executivo da Marinha Grande garantiu que iria efetuar uma primeira plantação de 38.000 árvores, correspondentes ao número de habitantes do concelho. O Município de Fontenay-sous-Bois decidiu contribuir para a replantação com a doação de 53.000 árvores, o equivalente à população do seu concelho.

A parcela reservada a Fontenay-sous-Bois, pela Marinha Grande, para a reflorestação,  foi o talhão N.° 256. As plantações iniciaram-se em março de 2018.

Com vista ao reforço desta ação de apoio direto à reflorestação, os dois Municípios podem ainda estudar a oportunidade de ações complementares, nomeadamente, nas áreas da gestão florestal e da preservação ambiental, tendo em vista a continuidade e valorização da nova mancha florestal.

Caso as partes manifestem interesse na realização de ações complementares, estas serão realizadas em função dos apoios necessários por parte do Município da Marinha Grande e dos apoios a mobilizar pelo Município de Fontenay-sous-Bois.

As ações podem assumir as formas de intercâmbio de experiências e “know-how” com entidades florestais francesas especializadas (Office National des Forêts, Fédération des communes forestières de France (FNCOFOR); facilitar o relacionamento com as estruturas de gestão florestal francesas, que possam prestar apoio e acompanhamento na reestruturação duma mancha florestal duradoura e para a melhoria da biodiversidade; e intercâmbios de ordem técnica com vista a reforçar os conhecimentos e o know-how do Serviço de Espaços Verdes de Fontenay-sous-Bois.

Após a assinatura do protocolo, realizou-se uma ação de plantação simbólica, no talhão nº 256, com a participação de comitivas das duas câmaras e de alunos do 9º ano da Escola Secundária Calazans Duarte. Foi ainda inaugurado no local um marco que assinalada esta parceria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário