terça-feira, 8 de maio de 2018

360º- Quem são os gestores mais bem pagos e quanto ganham; Marcelo não se recandidata se houver nova tragédia de fogos; e a polémica na Proteção Civil

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Marcelo diz que não se recandidata se o país voltar a arder como em 2017. Na segunda parte da entrevista ao Público e à Renascença, o Presidente avança que se "tudo correr mal" sentirá um “dever de consciência” que o impedirá de concorrer a um segundo mandato. Mas também diz que nada irá fazer para interferir com a preparação do próximo verão.

Ora ontem à noite o comandante nacional da Proteção Civil apresentou a demissão em colisão com o GovernoAntónio Paixão ocupou o cargo apenas cinco meses e bateu com a porta descontente com tudo o que ainda está por fazer no plano de combate aos fogos a poucas semanas dos meses críticos. A gota de água terá acontecido e numa reunião na passada sexta-feira com o secretário de Estado da Administração Interna, onde até terá entrado em confronto com Marta Soares, o presidente da Liga dos Bombeiros, avançou a RTP. 

Depois das tragédias do ano passado, em que todas as estruturas mudaram em Abril, a instabilidade desde ano obriga agora a alterações quando já estamos em maio. Por isso, avançou o DN, o PSD e o CDS querem ouvir o comandante demissionário no Parlamento (o seu substituto é o coronel do Exército Duarte Costa). Os sociais democratas acusam mesmo o Governo de negligência na preparação para a época de incêndios e também já há críticas dos bombeiros profissionais.

Nos EUA, Donald Trump antecipou para hoje a sua decisão sobre o Irão. Depois dos iranianos terem ameaçado os Estados Unidos de se arrependerem "como nunca" se abandonarem o acordo internacional nuclear, o presidente norte-americano decidiu avançar de imediato com a sua posição e não esperar pelo deadline que ele próprio tinha estabelecido, 12 de Maio. A tensão vai subir. 

Dos Estados Unidos vêm ainda notícias de mais dois casos graves de abusosO procurador-geral de Nova Iorque, um dos defensores do movimento #MeToo, demitiu-se depois de quatro mulheres terem contado que as maltratava fisicamente à New Yorker; e o comité olímpico norte-americano voltou a ser acusado de ignorar queixas de atletas que denunciaram violações e tráfico sexual por parte de duas das estrelas do taekwondo, avança a CNN.


No Brasil, Lula não desiste. Apesar de estar detido, mandou recado da cela a dizer que é “candidatíssimo” às eleições presidenciais de outubro

Outra informação relevante

António Mexia lidera a lista dos gestores mais bem pagos do país. É um dos 14 executivos das grandes empresas em Portugal que receberam mais de um milhão de euros em 2017: a Ana Suspiro conta quem são e quanto ganharam todos, numa lista onde os banqueiros já são raros e não entram mulheres. E também entrevista Diogo Alarcão, diretor-geral da Mercer, que explica como se decide o salário de um gestor de topo e quais os factores que são contabilizados.

António Costa não quer congresso do PS a “olhar para o drama de hoje". Que é como quem diz, numa altura em que o partido  volta a ser agitado pelo ex-líder José Sócrates, o líder socialista só quer falar de futuro de não de presente.

Só que depois de o PS dar o pontapé de saída, não há ex-defensores que não venham agora pontapear José Sócrates e o tema está para durar. A  seguir ao violento artigo de Fernanda Câncio no DN, que acusou o ex-primeiro-ministro com quem se relacionou de "mentir" e enganar "toda a gente", foi a vez de Miguel Sousa Tavares na SIC o atacar. Apesar de dizer que Sócrates está a ser alvo de "um linchamento público" por parte dos socialistas, defendeu que o ex-PM "devia começar por explicar porque é que decidiu viver à conta do amigo"

Do processo Sócrates para o julgamento do caso Fizz, onde o banqueiro Carlos Silva começou a testemunhar. Para negar tudo: não contratou o ex-procurador Orlando Figueira, acusado de corrupção; não leu os mails que lhe enviaram com a minuta do contrato; o almoço que teve com o magistrado em Angola foi de mera cortesia; e também não conhece Proença de Carvalho. Hoje haverá mais uma sessão e seguramente mais uma série de 'nãos'.

Há mais uma mudança nas regras dos concursos dos professores que promete polémica. O JN noticia que o tempo nas Atividades de Enriquecimento Curricular (inglês ou música, por exemplo) deixam de contar como tempo de serviço.

A Altice propôs remédios para desbloquear compra da Media Capital. A Autoridade da Concorrência está agora a analisar se os oito compromissos resolvem os problemas de concorrência e se desbloqueia ou não a compra da dona da TVI.



E vêm aí mesmo as 35 horas para o sector privado. A proposta que o Bloco apresentou e o PCP diz ser sua é para avançar nesta legislatura, garantiu o ministro Vieira da Silva aos parceiros da extrema-esquerda.


Os nossos Especiais

Marta Rivera é galega, escritora e deputada do Ciudadanos no Parlamento espanhol. De passagem por Portugal, falou com a Cátia Bruno sobre o momento atual do partido que lidera as sondagens em Espanha e o que o une e separa do PP de Rajoy: "Aprendemos a governar no lugar mais difícil: a Catalunha".

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre Sócrates não ter "estado sozinho": "Esperemos que os ex-colegas de Sócrates que ainda nos governam e ainda dirigem o PS não nos façam suspeitar de que, para eles, o único problema de Sócrates foi ter-se deixado apanhar".
  • Miguel Poiares Maduro escreve sobre o que se pode e deve discutir a propósito de Sócrates: "A existência de pagamentos privados, desconhecidos do público, a agentes políticos e do espaço público corrompe a integridade da própria democracia ainda que não se possa provar corrupção em tribunal".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre os 68 anos da União Europeia: "Sobre a União Europeia há um velho método a que as novas tecnologias e as mentiras difundidas nos novos media vieram dar vida: caricatura-se e critica-se a caricatura sem piedade. Resulta quase sempre".
  • Laurinda Alves escreve sobre o apoio às pessoas com deficiência: "Porque é que nunca se interrogam porque é que demasiadas pessoas com deficiência vivem fechadas em casa, como que aprisionadas, por não terem meios de se deslocarem nem transportes públicos adequados?".
Notícias surpreendentes
A primeira meia final da Eurovisão acontece já esta noite. Antes de ouvir as primeiras canções a concurso, o André Almeida Santos recorda o que aconteceu a Portugal nas últimas 49 edições.

O Festival de Cannes também começa esta terça-feira. O Eurico de Barros sugere 12 filmes que não pode deixar de ver.

Passamos metade das nossas vidas a acreditar em mitos que caem a cada dia que passa. Um estudo revela agora que o mel não cura a tosse e pode não ser melhor do que o açúcar.

O Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque recebeu ontem a Met Gala, também conhecida por 'Óscares da Moda'Na passadeira vermelha mais extravagante do ano, o catolicismo dominou: houve anjos, papisas e demónios nos corpos de Madonna, Rihanna, Kim Kardashian West, Blake Lively, Jennifer Lopez, Donatella Versace ou as irmãs Hadid.

Dos vestidos da passadeira vermelha, para outros bem mais formais: aqueles que vestiram rainhas e princesas da da realeza britânica. A dias do casamento entre o príncipe Harry e Meghan Markle (onde não vão poder entrar nem telemóveis nem espadas e que que será antecipado por um documentário com uma polémica cena de sexo real), fomos levantar o véu a todos os vestidos do passado para perceber em qual se pode inspirar a noiva.
A demissão do comandante da Proteção Civil em cima da época dos fogos e o anúncio de Trump sobre o Irão vão marcar o dia e serão dois dos muitos temas que vamos seguir no Observador.
Mas conheça também o Observador Premiumo nosso novo programa de assinaturas. Tem aqui tudo o que precisa saber sobre como funciona.


Boa terça-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário