terça-feira, 8 de maio de 2018

Pintura e concerto homenagearam os Bombeiros






O Dia Internacional do Bombeiro, 4 de maio, foi assinalado pela Câmara Municipal da Marinha Grande com uma homenagem pública, que abrangeu a assinatura de protocolos de colaboração com os bombeiros, o descerramento de um quadro alusivo ao tema e um concerto na Casa da Cultura Teatro Stephens.

O programa de homenagem teve início no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a assinatura dos protocolos de colaboração com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria.

Aos Bombeiros da Marinha Grande são atribuídos 145 mil euros e aos Bombeiros de Vieira de Leiria são atribuídos 55 mil euros, destinados às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil dos corpos de bombeiros.

Os protocolos vigoram até ao dia 31 de dezembro de 2018 e são estabelecidos dado que os bombeiros são essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens e o “inequívoco interesse público” da sua missão.

Seguiu-se o desfile das Fanfarras dos Bombeiros da Marinha Grande e de Vieira de Leiria, na Praça Guilherme Stephens, após o qual ocorreu o descerramento do quadro “Premonição”, da autoria do pintor Emanuel Gameiro, dedicado aos “Soldados da Paz”, no Hall do Auditório da Resinagem.

Naquela ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, agradeceu aos bombeiros a segurança e proteção que asseguram às populações, lembrando que o quadro foi instalado num edifício que também evoca a história da resinagem e do Pinhal do Rei.

O pintor Emanuel Gameiro lembrou que, quando começou a pintar a obra - dois meses antes do incêndio - não imaginaria o que iria acontecer ao Pinhal do Rei e que o resultado final pretende homenagear o Pinhal e o trabalho dos bombeiros voluntários naquele incidente.

À noite, a Casa da Cultura Teatro Stephens foi palco do concerto do Grupo “àCappella”, reservado aos elementos das corporações de  Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário