sábado, 26 de maio de 2018

Manhã de sábado: Entrelinhas: esquerda, direita e o PS de sempre /premium

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
A partir do centro, António Costa disparou à esquerda e à direita. E assumiu todas as heranças. A de Mário Soares, a de José Sócrates. E até, pela primeira vez, a de António José Seguro.
O PS inicia o 2º dia de trabalhos do Congresso. Após as votações, começam as intervenções. Carlos César é o primeiro peso pesado a intervir. O dia acaba antes da final da Liga dos Campeões, às 19h30
Ministro que vai passar a integrar o secretariado de Costa admite que ainda não foi rever a sua declaração de rendimentos. Sobre Sócrates, diz que o futuro do PS se constrói sobre toda a sua história.
Entram nove novos nomes da direção de António Costa, oito deles sub-50 e membros do seu Governo. No secretariado vão estar também sentados dois dos nomes que se posiconam para o pós-costismo.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que não tem posição tomada em relação aos diplomas sobre a eutanásia que estão em discussão. O Expresso afirma que o Presidente não perderá oportunidade de vetar a lei.
O caso do tetraplégico espanhol Ramón Sampedro colocou o debate sobre a eutanásia nos ecrãs do mundo, através do filme "Mar Adentro", e levou a discussão das televisões para as ruas.
Projeções dizem que a Irlanda aprovou a legalização do aborto. O "sim" terá ganho por 68% enquanto apenas 32% dos eleitores votou contra o referendo à proposta de alteração da lei.
A final é este sábado em Kiev. Zidane pode conquistar (e isso é histórico) a competição pela terceira vez seguida. Klopp pode dar a sexta Champions aos de Liverpool. Mas quem são eles?
Maio de 68 é muito mais do que memória romântica e inconsequente – ele representa a ascensão do “Eu” e antecipa a imposição da ditadura de um subjectivismo radical. Ensaio de Maria de Fátima Bonifácio
A construtora anunciou um contrato para vender o complexo de escritórios em Oeiras por 25 milhões de euros. O comprador é o fundo europeu Kildare.
A Proteção Civil alerta para a existência de tentativas de burla relacionadas com coimas sobre alegados incumprimentos na limpeza dos terrenos florestais, referindo que a entidade não cobra multas. 

Opinião

Alberto Gonçalves
É impressionante como os socialistas exibem uma ignorância tão vasta em todos os domínios terrestres e, não obstante, conseguem acumular pequenas fortunas pessoais e, para cúmulo, governar tão bem. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Em todos os países em que se pratica a eutanásia, é origem e causa de irremediáveis abusos contra a vida e a dignidade humana.

Ruth Manus
Nunca vi no Brasil, o famoso país do futebol, uma questão relativa ao esporte que tomasse tamanhas proporções como a do caso de Bruno de Carvalho no Sporting. 

Nuno Crato
Morreu um dos maiores romancistas das últimas décadas. A emigração portuguesa em Newark conhece bem o ambiente dos seus romances. Mas talvez o sentido de tolerância nos leve bem mais perto do escritor

José Manuel Fernandes
Vi, vivi, li, troquei argumentos e busquei o contraditório. Não tenho certezas mas sei identificar dilemas morais e éticos. Por saber que eles existem, e são grandes, choca-me a urgência dos deputados
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário