sábado, 26 de maio de 2018

10º GP João Silva: Venha correr, porque… correr faz bem!

A Praia de Mira será palco, novamente, desta prova que já se tornou uma referência no panorama do atletismo. João Silva traz um cartaz de corredores e corredoras já confirmados, que perspectivam uma grande prova, bastante disputada e com um resultado incerto!
Pedro Cruz, Daniel Pinheiro, Hélder Costa, Licínio Pimentel, Vítor Santos (todos eles, já vencedores nas edições anteriores), para além de Solange Jesus e Carla Matadinho são, dentre tantos outros, a garantia de que muito da nata do atletismo nacional passará pelas ruas e avenidas da única praia do mundo com 32 bandeiras azuis!
São esperados cerca de 600 atletas (cerca de 100, na caminhada) e é necessário destacar, ainda, a primeira vez em que a vertente cadeira de rodas estará em disputa. Pelas palavras do dinamizador João Silva sente-se a importância desta novel modalidade competitiva neste Grande Prémio: "Sempre pensei, mas só agora foram reunidas as condições para que as pessoas que correm em cadeira de rodas possam estar presentes. Penso que todos, sem exceção, têm o direito de praticar o desporto e o GP não quer que ninguém fique de fora... pretendemos envolver toda a comunidade à volta do desporto e da sua saudável forma de vida. Convido a quem queira participar, também nesta vertente, a inscrever-se... e, na hora, divertir-se!".
Como é de praxe, haverá um local para que todas as pessoas que queiram contribuir para com a Obra do Frei Gil, possam fazê-lo, levando alimentos, produtos de higiene pessoal ou outros, que considerem importantes para que aquela casa possa continuar a apoiar jovens que tanto necessitam dela...
Quanto à prova em si, a reportagem do Jornal Mira Online obteve de João Silvaalgumas palavras sobre a equipa da Academia a que dirige: "Estaremos em força, seguramente! Teremos os atletas no pico das suas expectativas. Eles têm feito um enorme esforço... e, alguns, vão estar presentes, vindo de Cabo Verde, onde residem."
Admitindo que a sua Academia não terá tarefa fácil, nem nada que se pareça, João Silva faz questão de ressaltar que a "qualidade da prova, dos atletas será de excelente nível. Vêm corredores de Braga, do Alentejo, do Algarve, e de tantos cantos de Portugal... mas, o que mais me alegra é a sã convivência entre os competidores... a sardinhada, no final, é prova de que só estão "em luta" durante os quilómetros da prova pois, quando ela acaba, são todos demonstradores de que o espírito real do desporto, está presente!".
"Gostava de aproveitar esta entrevista" - diz - "para convidar a todas as outras associações do concelho de Mira a participarem nesta grande festa. Haverá prémios especiais para eles, e seria uma honra tê-los, em força, nesta nossa prova, ajudando-nos a divulgar Mira, ainda mais!". "Quero também frisar que, em princípio, teremos a presença do Embaixador de Cabo Verde, Eurico Monteiro, e  a do Diretor Geral do Desporto da CPLP, Gelson Dias, entre nós. Estas presenças demonstram a importância que as entidades internacionais começam, também elas, a dar ao que se passará no dia 3 de Junho... e, como é óbvio, isto enche-nos de orgulho e aumenta ainda mais as nossas (já muitas) responsabilidades!".
Com uma aula de Zumba por parte do FITME e a presença da Homeopharma, que estarão a animar aos muitos presentes e a apoiar os atletas da Academia João Silva, fazendo-lhes massagem desportiva, respectivamente, pode-se ver que nem só de caminhada, sardinhada ou corrida, se fará a manhã/tarde do GP João Silva. Mas, já no dia 2, sábado, pelas 18:00 horas, quem quiser presenciar uma Palestra Sobre Nutrição Alimentar pode-se deslocar ao Centro Cultural da Praia de Mira. A entrada é livre para os atletas... e, para a população em geral que queira saber mais sobre esta área da saúde... um bem tão precioso!
As inscrições podem ser feitas através do site da Lap2Go, em: https://lap2go.com/pt/event/gp-mira-2018
O Jornal Mira Online é o Órgão de Comunicação Social oficial da prova e fará a cobertura em direto, sempre que possível e em reportagem a ser publicada na segunda-feira, dia 4 de Junho.

Jornal Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário