Enquanto dormia...
Esta foi a segunda madrugada seguida em que houve caixotes do lixo incendiados em Setúbal e na Grande Lisboa.Não houve feridos nem detidos.
Ontem, o Ministério Público abriu um inquérito aos incidentes ocorridos no domingo entre moradores e elementos da PSP, no bairro social Jamaica.
O caso, claro, já chegou à política:
- Um assessor do Bloco de Esquerda escreveu no Facebook a expressão “bosta da bófia” e diz que há quem queira desacreditar a luta anti-racista;
- Os sindicatos da PSP acusaram o BE e o SOS Racismo de incitamento à violência por "colocarem a população contra a polícia";
- Numa afirmação muito genérica, o Presidente da República disse que não se deve "generalizar comportamentos isolados".
E também já chegou à diplomacia:
- A embaixada de Angola em Portugal quer responsabilidades apuradas no caso e fala em “uso excessivo da força”;
- Ao mesmo tempo, o ministro dos Negócios Estrangeiros português negou que houvesse um protesto diplomático de Angola, ao contrário do que foi avançado por uma rádio de Luanda;
- O Presidente de Cabo Verde disse querer ter “informações concretas” sobre os incidentes.
Mas, afinal, que bairro é este que está no centro de toda a polémica? A Sónia Simões esteve lá ontem, falou com habitantes do Jamaica e com a polícia e escreveu um raio-x de um gueto onde muitas vezes a polícia só consegue entrar à força.
Mais informação importante
Agora sabemos, finalmente, como foram decididos os negócios mais ruinosos para a Caixa Geral de Depósitos. A versão preliminar da auditoria ao banco faz a anatomia de como foram decididas as operações que mais perdas geraram. A Ana Suspiro e o Nuno Vinha dão todos os detalhes.
O Governo não quis receber a auditoria, por causa do sigilo bancário, mas deu instruções à Caixa para apurar responsabilidades.
Chega hoje ao Parlamento a discussão sobre a Lei de Bases da Saúde. É o último grande teste da "geringonça", chega em cima de clima eleitoral e pode forçar o PS a escolher entre a esquerda e a direita. O que quer o Governo e os partidos? E onde podem chegar? A Rita Tavares explica.
O BE de Almada está em guerra: um deputado municipal acusa Joana Mortágua de “impor uma cartilha” e de “subserviência ao PCP” e foi-lhe retirada a confiança numa votação de braço no ar. O partido fala em “atitudes consideradas inadequadas a um representante eleito”.
O novo director do DCIAP tomou posse e usou o seu discurso para enviar recados ao juiz Ivo Rosa, que agora é responsável pela Operação Marquês. Albano Pinto defendeu a utilização da prova indireta como forma de combate à corrupção, um tipo de prova que costuma ser rejeitada por Ivo Rosa.
O presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Hélder de Sousa, não percebe porque é que não foi reconduzido pelo Governo. Em entrevista ao Observador, recusa falar em interesses partidários mas avança: "Os argumentos invocados são particularmente estranhos".
Laranjas importadas da África do Sul têm mais de 50 substâncias proibidas pela UE. Mas estão à venda em Portugal. Um estudo pede a suspensão das vendas.
Se as Jornadas da Juventude de 2022 forem em Portugal, como se espera, já se sabe que o Papa vai celebrar missa num parque junto ao Tejo. A confirmação chega no domingo.
O Governo americano está em "shutdown" há um mês. O que quer dizer que há muitos funcionários públicos que trabalham todos os dias sem receberem um cêntimo. O João de Almeida Dias falou com duas delas para perceber como é que se vive assim.
O Tribunal da Relação declarou a prescrição dos crimes num caso em que Vale e Azevedo era acusado do desvio de 1,2 milhões de euros relativo aos direitos televisivos do Benfica. Mas sobram outros.
O FC Porto venceu o Benfica por 3-1 na meia-final da Taça da Liga. Na crónica da partida, o Bruno Roseiro escreve que se tratou de "um jogo do empurra onde o mais desequilibrado nunca caiu".
Houve jogadores de que vale a pena falar: Marega marcou pela primeira vez num clássico, Brahimi marcou pela primeira vez ao Benfica, Fernando marcou pela primeira vez pelo FC Porto; do outro lado, Rafa foi a genica do Benfica e João Félix estreou-se num clássico.
Os portistas seguem agora para a final: se conseguir conquistar a Taça da Liga no próximo sábado, Sérgio Conceição vinga Jesualdo Ferreira e Vítor Pereira, finalistas vencidos em 2010 e 2013.
Foi um jogo cheio de casos. Falta sobre Gabriel no 0-1? Mão de Seferovic no 1-1? Rafa fora de jogo no golo anulado? Pode ver os vídeos aqui.
No final, Luís Filipe Vieira explodiu. Criticando a atuação do árbitro Fábio Veríssimo no VAR, atirou: "Esse homem não pode apitar mais!".
Já o treinador do Benfica disse que não fala sobre arbitragem, mas acabou por lembrar que “entre o é e o não é há uma diferença enorme”. Sérgio Conceição não falou mesmo sobre o jogo: "O meu pensamento está com o Sala", o jogador que seguia para Cardiff quando o seu avião desapareceu.
Enquanto estava no voo, Emiliano Sala mandou uma mensagem áudio por WhatsApp aos amigos, onde mostrava estar assustado: "O avião parece que está a cair aos pedaços. Se numa hora e meia não tiverem novidades minhas, não sei se vão enviar alguém para me procurar porque não me encontram, mas já sabem… Que medo que tenho!”.
As buscas foram retomadas mas o pai do jogador está cada vez mais preocupado: "As horas passam e penso o pior".
No Open da Austrália, Serena Williams foi derrotadaesta madrugada nos quartos de final por Carolina Pliskova.
Os nossos Especiais
Chris Messina é o homem que inventou o o #hashtag. Em entrevista ao Observador, ele conta que no início o Twitter lhe disse que o hashtag era "uma ideia nerd" e que "não ia funcionar". Não desistiu.
A nossa Opinião
Tiago Dores escreve "Adeus foice e martelo, olá busca-pólos e alicate": "Bernardino Soares justificou as quantias pagas dizendo que estes 'são os preços do mercado'. Como quem diz: 'A Câmara a fazer contratos ruinosos? Não. A mão invisível é que vos está a ir ao bolso'".
André Abrantes Amaral escreve "Para que servem o BE e o PCP?": "O país anda à procura de onde surgirão os 'coletes amarelos' à francesa, mas estes podem aparecer onde menos se espera: entre o próprio eleitorado da esquerda".
Maria João Marques escreve "Bullying aos adolescentes": "Adultos que esmagam nas redes sociais adolescentes só porque estes foram tontos e desmedidos (como os adolescentes normais são) são bem mais perigosos e daninhos que qualquer adolescente provocador".
Notícias surpreendentes
“Roma” e “A Favorita” lideram as nomeações para os Óscares – e a Netflix conseguiu a primeira nomeação para "Melhor Filme". A lista completa está aqui. Tem muito para ler no Observador sobre o tema:
- Contamos-lhe o que tem de saber sobre os oito nomeados para o Óscar de Melhor Filme (há super-heróis, estrelas pop e dramas familiares);
- Mostramos-lhe os 53 trailers dos filmes nomeados;
- Damos-lhe seis factos que tornam esta lista de nomeados histórica;
- E publicamos a análise de Eurico de Barros às confirmações, às surpresas e às ausências.
Das asas de anjo de Asia Argento ao circo da Dior, houve muitas coisas inesperadas nos desfiles primavera-verão de alta-costura em Paris. Veja as fotos.
É um ranking das 50 melhores praias do mundo e Portugal está de fora (buuu!). A Flight Network pediu a mais de 600 jornalistas, editores, bloggers e agências de viagem que ajudassem a fazer a lista. Pode ver as fotos aqui.
A Super Lua Vermelha de Lobo de segunda-feira permitiu filmar, pela primeira vez, o impacto de um meteorito a cair na lua durante um eclipse. Há 22 anos que os cientistas tentavam fazê-lo. A descoberta foi feita em Espanha.
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário