terça-feira, 22 de janeiro de 2019

360º - “O Diabo não veio, mas isto está por arames”: entrevista a Daniel Bessa. Esquadra da PSP atacada com cocktails molotov de madrugada

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Esta madrugada, a esquadra da polícia da Bela Vista, em Setúbal, foi atacada com três cocktails molotov. E houve mais distúrbios na zona da Grande Lisboa: duas viaturas foram incendiadas, também com cocktails molotov, em Odivelas e outras duas na Póvoa de Santo Adrião.

Ontem, a violência tinha acontecido no centro de Lisboa: ao fim da tarde, agentes da PSP foram agredidos com pedras e petardos durante uma manifestação na Avenida da Liberdade que dizia ser contra a violência policial. A PSP teve que disparar para o ar e deteve quatro pessoas.

O caso já não está apenas na polícia — chegou à política. O PSD de Lisboa exige responsabilidades a Joana Mortágua, que partilhou um vídeo no Facebook com os confrontos entre a PSP e moradores do bairro Jamaica, no último domingo. O PSD considera que a deputada falou antes de se apurar o que se passou.


Mais informação importante

“O Diabo não veio, mas isto está por arames.” O aviso-alerta-advertência é feito por Daniel Bessa, em entrevista ao Edgar Caetano. O ex-ministro de António Guterres está preocupado com a influência de ideias radicais dentro do próprio PS e prevê: “Centeno vai deixar o Ministério das Finanças, também para não ter de gerir as consequências da política que tem sido seguida”.

A auditoria à Caixa Geral de Depósitos tinha sido recusada ao Parlamento — mas acabou por ser divulgada por uma comentadora televisiva que já foi deputada do BE. O documento revela os créditos concedidos pelo banco a grandes devedores, entre 2000 e 2015, sem que fossem cumpridas as regras internas.

As operações da Caixa mais polémicas dizem respeito a devedores como a Artlant (a fábrica da ex-La Seda em Sines), Joe Berardo (através da Fundação Berardo e da holding Metalgest), a Birchview e a QDL (protagonistas do projeto de Vale do Lobo), a Investfino e a Finpro.

O Presidente da República está preocupado com o aumento da mortalidade infantil. Marcelo Rebelo de Sousa defende que é necessário apurar as causas da subida para que "não se volte a repetir no futuro" o que aconteceu em 2018.

Paulo Colaço, apoiante de Rui Rio, pediu a demissão do Conselho de Jurisdição Nacional para poder interpor uma ação disciplinar a exigir a demissão de Paulo Mota Pinto. Está em causa o facto de o Presidente da Mesa do Conselho Nacional ter recusado ouvir o Conselho de Jurisdição na reunião de sexta-feira.

Tráfico de órgãos, prostituição ou fuga? O que se sabe sobre o desaparecimento de Rosiney, a emigrante brasileira que deixou de ser vista em Condeixa-a-Nova há dois meses, sem razão aparente.

Theresa May apresentou aos deputados o seu plano B para o Brexit. A primeira -ministra pediu ajuda ao parlamento, aboliu uma taxa e admite negociar o backstop para a fronteira entre as Irlandas. Mas a oposição garante que "não mudou nada".

Entretanto, alguma coisa mudou, mas na oposição a May. O Partido Trabalhista propõe agora uma votação no parlamento sobre um segundo referendo ao Brexit.

Em Málaga, os últimos quatro metros do túnel horizontal que levará a Julen poderão começar a ser cavados hoje às 11h. Só vão ser usadas picaretas e martelos pneumáticos, para evitar um desabamento de terras.

O dia 1 do resgate de Julen foi domingo, 13 de janeiro. O que aconteceu desde aí? Esta é a crónica de uma corrida contra o tempo.

As Jornadas Mundiais da Juventude começam hoje no Panamá. No último dia, o Papa Francisco deverá anunciar se a candidatura portuguesa foi a escolhida para receber o evento em 2022.

Nunca tinha acontecido: João Sousa tornou-se esta madrugada o primeiro jogador português de sempre a chegar às meias de um Grand Slam. Juntamente com Leonardo Mayer, venceu o jogo dos quartos de final do Open da Austrália contra a dupla Raven Klaasen-Michael Venus.

Esta manhã, Ronaldo chegou mesmo pela porta principal ao tribunal de Madrid (e de mão dada com Georgina). O juiz negou o pedido do jogador para ir pela garagem no dia em que vai declarar-se culpado de quatro crimes de fraude fiscal.


Os nossos Especiais

Há 170 anos, Maria matou a mãe por amor a um namorado que nunca ninguém viu. Em 1848, Maria José matou a mãe, despedaçou o seu corpo e espalhou-o pela zona da Graça a mando de José Maria. A polícia nunca encontrou provas da existência do namorado e Maria foi condenada à forca. É uma grande história, contada pela Rita Cipriano.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O PCP não é um partido de protesto, mas um partido do Estado": "Os partidos que há 44 anos monopolizam a representação política vivem do pão do Estado e não sabem ou querem viver de outro modo. Durarão enquanto houver contratos para genros e negócios de vereadores".

Laurinda Alves escreve "Lamento, mas não suporto o verbo lamentar": "Não sei quem forma as pessoas dos call center, mas quem o faz devia começar por treinar os colaboradores a serem mais humanos e menos máquinas de repetição. Por questões de eficiência e saúde mental".

Manuel Villaverde Cabral escreve "Portugal é diferente… e não é para melhor": "Onde Portugal é diferente para pior é que a vida política está monopolizada pelo governo, ou por quem ocupa o Estado e pelas corporações que querem fazer parte deste, nomeadamente os sindicatos".


Notícias surpreendentes
 
A final do Festival da Canção vai ser em Portimão, a 2 de março. E já são conhecidas todas as músicas concorrentes. Pode ouvi-las aqui.

“Não me apetece fazer de mulher amochada, ingénua, bonitinha. Estamos em 2019.” Catarina Wallenstein tem 32 anos e já fez teatro, cinema, televisão e concertos. "Selvagens" é o seu filme mais recente. O Gonçalo Correia foi entrevistar a atriz que decidiu há muito que "não ia ser medida por likes".

Em Portugal para celebrar os 100 anos de nascimento do pai Jorge de Sena, Isabel fala da vida da família no exílio, da mãe Mécia e afasta a hipótese de ida do poeta para o Panteão Nacional: "Os meus pais não podem ser separados".

O restaurante Feitoria foi pela terceira vez consecutiva o vencedor dos Prémios Mesa Marcada. E o chef José Avillez ganhou o prémio surpresa, que assinalou os 10 anos do evento.

Daqui a poucas horas vão ser conhecidos os filmes nomeados para os Óscares deste ano. Já sabe que pode seguir tudo no Observador, claro.

 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário