NOTA INTRODUTÓRIA
No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é Susana Rosmaninho e Pedro Azevedo, arquitectos.
SUSANA ROSMANINHO E PEDRO AZEVEDOARQUITECTOS |
Escritório fundado no Porto por Susana Rosmaninho e Pedro Azevedo.
Desde o início que se dedicam às mais diversas escalas, programas e sítios, demonstrando grande resiliência com orçamentos e prazos reduzidos.
Movem-se na busca permanente por uma síntese, num processo optimista e pragmático que se foque no essencial e que muitas vezes encontre nos constrangimentos um desbloqueio.
Procuram que todos os desafios do projecto sejam oportunidades para resolver problemas e fazer a arquitectura acontecer.
Potenciam a prática em arquitectura com enriquecimentos multidisciplinares complementares, tais como a museologia. Todos os projectos lhes interessam, públicos e privados, das casas aos museus, das exposições e pequenos edifícios efémeros ao urbanismo.
Os vários projectos e obras têm em comum serem fiéis a conceitos formais claros a que correspondem estratégias construtivas facilmente perceptíveis, dos quais destacamos o Centro Interpretativo do Vale do Tua e o Projecto de Requalificação e Musealização da Casa do Passal – Aristides de Sousa Mendes (1º Prémio, 2017). A par da encomenda privada, os concursos públicos e os projectos de pequenos equipamentos culturais constituem o principal motor do escritório.
Em 2018, o Centro Interpretativo do Vale do Tua foi vencedor do Prémio Especial do Júri no Troféu Archizinc – VMZinc (Paris), nomeado para o Prémio de Arquitectura Contemporânea da UE – Mies van der Rohe 2019 e finalista do Prémio Bauwelt 2019: First Works.
Pelo conjunto das obras e projectos, o escritório foi também finalista dos prémios Architectural Review Emerging Architecture (AREA) 2018.
Fonte: anteprojectos
GABINETE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário