domingo, 6 de janeiro de 2019

“Duo dinâmico” impediu que Lage se afogasse na estreia. Benfica 4-2 Rio Ave

No primeiro jogo da época "pós-Rui Vitória", encarnados estiveram a perder por 0-2, mas Seferovic e João Félix garantiram a vitória. 
Resultado de imagem para “Duo dinâmico” impediu que Lage se afogasse na estreia. Benfica 4-2 Rio Ave
Em dia de dupla estreia na Luz, foi um eixo luso-suíço quem mais se destacou. Passaram três dias desde a saída de Rui Vitória do comando técnico do Benfica Bruno Lage, que orientava a equipa B dos encarnados , cumpriu o primeiro jogo como "treinador interino" da formação principal. A estreia ameaçou ser para esquecer, mas João Félix e Seferovic impediram o pior.
Na equipa do Rio Ave houve, também, novo líder: Daniel Ramos foi o escolhido para suceder a José Gomes (que saiu de Vila do Conde para ir treinar o Reading, do Championship) como treinador da equipa. O técnico de 48 anos iniciou a época ao serviço do GD Chaves, mas as apenas duas vitórias e um empate em 12 jogos ditaram a sua saída.
Na Luz, a partida começou com mais Lage do que Ramos. O treinador que assegura a transição encarnada entre Rui Vitória e "aquele cujo nome ainda não se conhece" foi muito interventivo desde o primeiro minuto de jogo.
A primeira oportunidade da partida pertenceu aos encarnados: Seferovic pica a bola sobre toda a defensiva vila-condense e isola Cervi. No frente a frente com Léo, o argentino não conseguiu colocar a bola dentro da baliza.
A resposta dos homens do Norte não se fez esperar: Galeno conclui um contra-ataque com um remate forte e colocado que esbarra na testa de Rúben Dias. Durou 15 minutos a paz na estreia de Bruno Lage.
O Rio Ave sobe pelo flanco direito do seu ataque e Carlos Vinícius aparece no interior da grande área encarnada. O ponta-de-lança brasileiro consegue tirar o cruzamento para o compatriota Gabrielzinho que, em esforço, fez o primeiro na Luz. Na guerra das estreias, Daniel Ramos entrava melhor e marcava pontos juntos dos adeptos vila-condenses.
Volvidos cinco minutos, Bruno Lage levou mesmo a mão à testa. Matheus Reis cruza a partir do flanco esquerdo (quase um pontapé de canto) e Bruno Moreira aparece ao segundo poste a cabecear para o fundo da baliza de Vlachodimos. Jardel e Rúben Dias ficaram a ver o português voar ao encontro da bola.
O jogo na Luz ganhava contornos de grande intensidade, embora nas bancadas reinasse a apreensão. João Félix quis mudar essa situação e decidiu pegar na bola a partir do corredor central, fez uma simulação e soltou em Cervi. O argentino cruzou para o centro da grande área e ofereceu a Seferovic o seu quinto golo no campeonato. O suíço só teve de tocar a bola por entre as pernas de Léo Jardim. Meia hora de jogo e a Luz já tinha visto três golos.
Pois bem, nem um minuto passou até que visse o quarto. Seferovic olhou para o seu interior e pareceu encarnar Maradona. Galgou terreno pelo corredor direito do ataque e só parou já dentro da grande área, onde ofereceu a bola a João Félix. O "miúdo" ainda tirou um adversário da frente e fuzilou a baliza defendida por Léo Jardim. Bruno Lage respirava de alívio, Daniel Ramos via uma vantagem de dois golos escapar-lhe por entre os dedos.
Depois de entrarem a perder, os encarnados podiam mesmo ter ido para o intervalo a vencer, mas João Félix não conseguiu converter o autêntico penálti em movimento que Seferovic lhe ofereceu mesmo em cima da pausa.
O jogo na Luz recomeçou com um outro momento Maradona, desta vez da autoria de Grimaldo. O espanhol passou por três adversários e, a escassos metros da baliza, atirou ao poste.
No ataque do Rio Ave passava, de quando em vez e a alta velocidade, um certo extremo brasileiro. Galeno fez questão de sublinhar a sua capacidade atlética quando, aos 55 minutos, disparou em direção à baliza encarnada... quando lá chegou, Vlachodimos colocou-lhe um travão e ficou-lhe com o esférico.
O Rio Ave ia aumentando o perigo com que se aproximava da equipa encarnada, mas foi o Benfica quem atacou com mais eficácia. Aos 63 minutos, o recém-entrado Zivkovic coloca a bola ao primeiro poste e João Félix, "à matador", desvia a bola para o fundo da baliza do desamparado Léo Jardim. À hora de jogo, o Benfica chegava pela primeira vez à vantagem na partida.
Os visitantes procuraram reagir de imediato à desvantagem, mas foram apanhados em contra pé. Aos 69 minutos, Vlachodimos interceta um cruzamento e a bola sobra para Pizzi. O médio português correu, esperou, olhou e escolheu fazer a abertura para Seferovic. Com a frieza de ponta-de-lança, o suíço fez a bola contornar Léo Jardim e assinou o segundo golo na partida.​​
No meios dos festejos deste golo, terão sido poucos os que repararam num regresso anunciado: Ferreyra voltava a jogar no campeonato, substituindo João Félix. Passaram 80 dias entre a última vez que o italo-argentino jogou e o momento da sua entrada em campo, este domingo.
Daí ao final do jogo foi um pulinho e um suspiro de alívio para Bruno Lage. A Luz chegou a temer o pior, mas passado o tremor inicial Bruno Lage conseguiu a vitória na sua estreia no banco encarnado. Com esta vitória, o Benfica soma 35 pontos e alcançou, provisoriamente, a segunda posição do campeonato.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário