segunda-feira, 15 de abril de 2019

Cantanhede | Acompanhado pela presidente da Câmara Municipal Secretário da Modernização Administrativa visitou Loja do Cidadão



O Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, esteve hoje, 15 de abril, na Loja do Cidadão de Cantanhede, uma visita que serviu para assinalar o nono aniversário dos serviços abertos ao público em 29 de março de 2010, no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal. Recebido pela presidente da autarquia, Helena Teodósio, aquele membro do Governo manifestou-se “agradavelmente surpreendido com a dimensão do espaço, que não conhecia e que é bastante apreciável, e também com o modo funcional como estão organizadas as áreas de atendimento”. Luís Goes Pinheiro fez “um balanço extremamente positivo da atividade da Loja do Cidadão de Cantanhede”, adiantando que, “ao longo destes quase dez anos foram mais de 900 mil os atendimentos por ano.
Segundo o secretário de Estado, “esta é uma boa forma de manter a administração pública próxima dos cidadãos com serviços de qualidade numa solução integrada que representa benefícios também para as entidades envolvidas”.


No mesmo sentido foi a intervenção de Helena Teodósio, que sublinhou “as vantagens da Loja do Cidadão de Cantanhede, não apenas para a população deste Município, mas também para pessoas de concelhos limítrofes que aqui vêm tratar de situações relativas a vários tipos de documentos”. Para a líder do executivo camarário, “estamos perante um bom exemplo de descentralização, que aliás foi levado mais longe com a criação de Postos de Atendimento nas freguesias de Ançã, Febres e Tocha. Só é pena que o processo não tenha contemplado as devidas contrapartidas financeiras por parte da Administração Central, o que tem obrigado o Município e as juntas de freguesia a fazer um esforço para suportar os custos além do que seria espectável”. Apesar disso, afirmou a autarca, “a Câmara de Cantanhede está interessada em abraçar todos projetos de modernização administrativa que o Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa venha a empreender”, um repto a que Luís Goes respondeu, dizendo que “então o Município de Cantanhede vai ter notícias nossas muito em breve”.
A Loja do Cidadão de Cantanhede, a primeira de segunda geração no Distrito de Coimbra, está a funcionar no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários, que foi sujeito a obras de recuperação e adaptação realizadas para esse efeito pela Câmara Municipal. Trata-se de uma estrutura de atendimento baseada num conceito que assenta na concentração, no mesmo espaço, da generalidade dos serviços públicos da administração central e dos municípios, entre os quais os do Instituto de Registos e Notariado, Caixa Geral de Aposentações, Instituto de Segurança Social, Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, Câmara Municipal e INOVA-EM, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário