segunda-feira, 15 de abril de 2019

Covilhã | CORES E SONS DE ABRIL ANIMARAM O MAIOR CEREJAL DE PORTUGAL


O maior cerejal de Portugal recebeu este sábado a iniciativa “Cores e Sons de Abril”, um evento dedicado às artes que envolveu pintores, fotógrafos e músicos numa simbiose perfeita com a natureza, que serviu também para comemorar os valores de Abril e valorizar o património rural, no âmbito do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”. 

A Quinta das Rasas, situada no Ferro, brindou ainda os participantes com uma prova de degustação de produtos endógenos. Tudo ao som da Banda da Covilhã, que realizou um ensaio aberto no terreiro principal e depois atuou, em toque de marcha e ao som do Grândola Vila Morena, pelos pomares da quinta. 

Para a Vereadora Regina Gouveia, o evento «permitiu reforçar a visibilidade de um património único, que tem de ser preservado e dignificado pelas novas gerações. Os fotógrafos e os pintores que se associaram à iniciativa vão registar estas belas paisagens com as suas objetivas e telas». 

Os trabalhos resultantes deste dia serão mostrados ao público numa exposição a inaugurar no dia 25 de abril, no átrio da Câmara Municipal da Covilhã. 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se a 18 de abril e visa promover o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, adotou este ano o tema “Património e Paisagem Rural”, com o objetivo de “promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, para estimular a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário