quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Cantanhede | Dia Mundial da Bondade, que se comemora a 13 de novembro


A Bondade foi o mote da palestra que reuniu cinquenta pessoas, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 13 de novembro.
Esta foi mais uma iniciativa realizada no âmbito do projeto concelhio Tardes Comunitárias: Dar Mais Vida aos Anos, que teve como principais objetivos, assinalar o Dia Mundial da Bondade, que se comemora a 13 de novembro, promovendo o diálogo e a troca de experiências sobre a temática, entre os presentes.
Foram oradores na sessão Inês Vasconcelos, religiosa na Congregação das Servas de N.ª Sra. de Fátima, e o padre António Neto Samelo, capelão no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, ambos elementos do Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa, desse hospital.
O Dia Mundial da Bondade assinala-se a 13 de novembro. A primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade, World Kindness Movement, decorreu em Tóquio, no Japão, em 1998. Este movimento tinha como objetivo “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”. Atualmente, o Dia Mundial da Bondade celebra-se em vários países do mundo, nomeadamente na Austrália, no Canadá, nos Emirados Árabes Unidos, no Japão, na Nigéria e em Portugal.
O Dia Mundial da Bondade, World Kindness Day, quer reavivar, no mundo, o sentido de bondade dos indivíduos. Neste dia, apela-se à paz entre as pessoas, e que as mesmas coloquem de lado, por 24 horas, as diferenças religiosas, fronteiriças e de raça e sejam bondosas. Com a celebração da bondade, durante um dia, espera-se que se plantem as raízes que a farão florescer durante o resto do ano.
Um simples “obrigado”, um sorriso, ou um gesto carinhoso, são pequenas ações que fazem toda a diferença e que contribuem para tornar os seres humanos mais felizes

Sobre Inês Vasconcelos
Inês Dias Vasconcelos é natural da Ilha das Flores, Açores. É licenciada em Teologia pela Universidade Católica de Lisboa. Religiosa na Congregação das Servas de N.ª Sra. de Fátima, há 38 anos, exerce a missão de assistente espiritual no Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa (SAER), no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), há 12 anos.

Sobre António Neto Samelo

António Neto Samelo nasceu em Covões, em 1954. É padre da diocese de Coimbra, há 40 anos. Trabalhou em várias paróquias da diocese de Coimbra, tendo sido pároco nas freguesias de Barcouço, Bolho, Cadima, Cordinhã, Murtede, Sepins e Vil de Matos, durante 20 anos.
Fez o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e é professor na Escola de Teologia e Ministérios, da Diocese de Coimbra.
Em outubro de 2018 ingressou no Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa (SAER), no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), onde exerce como capelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário